Como traduzir midlets prontos?

Amigos, eu já traduzi alguns jogos e aplicativos java para celulares usando editores hexadecimais, mas desta forma o trabalho não fica bem feito. Gostaria de saber se existe alguma forma de pegar o arquivo JAR, descompilar, editar e compila-lo novamente. É que sou 100% iniciante em java.

Agradeço antecipadamente.

Tem sim… O JAR é meramente um arquivo ZIP.
Descompacte (com Winzip), mude os arquivos, compacte novamente. Só isso.

[quote=RicardoLuis]Sim, é possíel.
De uma pesquisada no Google que você achará muitos.

Eu conheço um, que é o DJ JAVA Decompiler.

Espero ter ajudado.[/quote]

Ps: Copiado do outro tópico.

[quote=danieldestro]Tem sim… O JAR é meramente um arquivo ZIP.
Descompacte (com Winzip), mude os arquivos, compacte novamente. Só isso.[/quote]

Daniel,

Quais programas você me recomenda para fazer tais modificações? É que algum tempo atrás eu já tentei fazer como você me disse, mas sem sucesso.

Obrigado.

[quote=Rafael Nunes][quote=RicardoLuis]Sim, é possíel.
De uma pesquisada no Google que você achará muitos.
Eu conheço um, que é o DJ JAVA Decompiler.
Espero ter ajudado.[/quote]
Ps: Copiado do outro tópico.[/quote]

Rafael,

Já usei este programa. Ele descompila o arquivo, e depois, se me lembro bem salva em outra extenção que precisa ser compilada novamente. E estes procedimentos que eu não sei… Hehehe… :slight_smile:

angeluscustos , boa tarde.

Como o pessoal está dizendo, é possível fazer isso sim, porém alguns .Jar vem obsfuscados, que é uma forma dos desenvolvedores e empresas se protegerem contra a cópia ou visualização de fonte sem permissão.

Então quando tiver problemas, ou achar classes com nomes de letras e números e nada fazendo sentido no código, saiba que este passou pelo processo de Obfuscation, mas existem alguns “Desobfuscadores” que as vezes resolvem esse problema.

Abraço

[quote=Stryder]angeluscustos , boa tarde.

Como o pessoal está dizendo, é possível fazer isso sim, porém alguns .Jar vem obsfuscados, que é uma forma dos desenvolvedores e empresas se protegerem contra a cópia ou visualização de fonte sem permissão.

Então quando tiver problemas, ou achar classes com nomes de letras e números e nada fazendo sentido no código, saiba que este passou pelo processo de Obfuscation, mas existem alguns “Desobfuscadores” que as vezes resolvem esse problema.

Abraço[/quote]

Realmente já vi estes arquivos “obsfuscados” dezenas de vezes. Quais programas “Desobfuscadores” você me recomendaria?

Muito obrigado pela ajuda.

O problema em usar o DJ Java Decompiler, foi que após traduzir o arquivo .class ele salva como .java… Quais são os procedimentos de passar o arquivo .java para .class?

Obrigado.

Você tem que compilar…
Tem que ter um JDK instalado para isso, e para ajudar, uma IDE pra facilitar sua vida, por exemplo Eclipse (www.eclipse.org).

O arquivo com extensão java é o arquivo fonte e o arquivo com extensão class é o arquivo compilado.

Pelo que estou percebendo você está iniciando no mundo java certo?

De uma olhada nestes tutoriais aqui:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.107.1.guj
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.108.1.guj
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

Se possível leia outros tutoriais introdutórios na Internet também, existem ao montes, basta pesquisar 1 minutos no Google.

Mas, para responder sua pergunta, para compilar o arquivo faça o seguinte:

Qualquer dúvida é só perguntar.
Espero ter ajudado.

Vou ficar te devendo essa.

Nunca fiz isso. 8) Mas se souber de algum eu posto aqui.

Abraço

[quote=Stryder]Vou ficar te devendo essa.

Nunca fiz isso. 8) Mas se souber de algum eu posto aqui.

Abraço[/quote]

Ok… Muito obrigado pela ajuda.

[quote=RicardoLuis]O arquivo com extensão java é o arquivo fonte e o arquivo com extensão class é o arquivo compilado.

Mas, para responder sua pergunta, para compilar o arquivo faça o seguinte:

Qualquer dúvida é só perguntar.
Espero ter ajudado.
[/quote]

Já estou chegando perto… Hehehe. Tentei compilar um arquivo .java aqui pelo próprio DJ Java Decompiler (Tools/Compile), indicando onde está o “javac” na pasta “j2sdk1.4.2_04”, mas o programa me retorna o o erro:

[code]Error
Some errors ocurred while trying to compile file
C:\Midlets\Girls\girl.java
C:\Midlets\Girls\girl.java:7:package
javax.microedition.lcdui does exist

Check all and try again![/code]

Alguém me ajuda nessa??? Hehehe.

Obrigado.

Meu fii, tenta fazer o seguinte.

Instala o Eclipse, ou NetBeans na sua máquina. Pra você que está começando instala logo o NetBeans que tem maior facilidade de manipulação pra iniciante(Vai por mim). Baixe o Mobility Pack do NetBeans no mesmo site onde vai baixá-lo.

Depois que estiver tudo instalado, crie um projeto J2ME. Adicione todas as suas classes lá no Bregueti, não esquecendo de ver qual é a classe principal, que é a que extend de MIDLET, depois roda a m… toda. Aí você vai ver como funciona.

Achou isso tudo complicado.
Vai no Google, e acha uma apostila lá que explique o básico sobre Java e J2ME que eu tenho certeza que vc faz isso brincando.

Valeu?

Abraço.

Entrei no site do NetBeans (http://www.netbeans.org/downloads/index.html) e não sei qual pacote certo baixar… :slight_smile: NetBeans IDE 5.0 ou NetBeans Platform 5.0?

Muito obrigado a todos pela ajuda…

Inté…

Vai no NetBeans 5.0. Depois de baixar a IDE, ele tem no próprio programa um link pro Mobile Pack. O Mais legal do NetBeans é que ele
já vem com o conceito de Studio, onde você não precisa configurar tudo
o que instala, como o Eclipse, através dos seus plugins.

http://www.netbeans.org/kb/50/

Veja que nessa página, também existem tutoriais, exemplos, etc.
Então aproveita e estuda essa porra, que daqui a um tempo é mais um pra Comunidade Mobile! :smiley:

Abraço.

oi pessoal.
Não entendi como é que podia passar (ou compilar) um ficheiro de java para class… eu tenho o dj java decompiler mas não entendi como é que se faz… :cry: :?:
agradeço a ajuda
:wink: