GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Como usar um servidor web para enviar SMS`s?

[b]Como vai gente? blz??
Eu queria fazer um aplicativo que enviasse mensagens SMS para um certo número de celulares.
Mas como faço para enviar mensagens por um aplicativo WEB por exemplo?

e como aqueles programas desktop fazem isso ?? como CoolSMS ??

Obrigado!

1- Envio de SMS profissional.
Você precisará contratar um serviço de envio de SMS, como por exemplo, o InfoTIM. Você faz o envio dando um POST no servidor InfoTIM com a mensagem e o número do celular. Você deverá pagar pelo serviço. Acredito que outras operadoras também possuam serviços semelhantes.

2- Envio de SMS gratuito, como o CoolSMS.
Usa os formulários WEB de envio de SMS gratuito nos próprios sites das operadoras. Você entra no site da Claro, por exemplo, na parte que permite enviar SMS gratuito. Aí você exibe o código fonte do HTML. Lá você encontrará o FORM, e os campos necessários. Com esses dados em mãos, e com muitos e muitos testes, você poderá fazer com que sua aplicação “se passe” ser o próprio site da operadora, e poderá enviar SMS para os números daquela operadora. O problema é que eles pedem para você digitar o captcha, ou seja, mostram uma imagem com alguns números pintados para você repetir. Então você deverá criar todo esse mecanismo do captcha na sua aplicação. Cada SMS que sua aplicação for enviar, o usuário deverá repetir os números pintados na imagem do captcha. Isso torna inviável o envio de SMS automático por uma aplicação WEB.

3- Existe ainda uma outra opção.
Você conectar um modem celular no servidor, com um CHIP, e fazer o envio dos SMS através desse modem. Todas as mensagens enviadas serão tarifadas normalmente do chip do modem.

Se a operadora for Claro é fácil:

http://corporacaoweb.com/sms-de-graca-mas-so-para-uma-operadora.html

Dá uma olhada no jSMS, tem o código fonte, quem sabe vc tira alguma idéia:

http://jsms.com.br/download_jsms/

Olá,

Esses sites que enviam sms gratis acabam deixando de existir depois de um tempo porque as operadoras acabam barrando eles. Um site bom que encontrei é o www.fastsms.com.br , eles tem o preço acessível e é bem fácil integrar. Suporta até HTML e outras linguagens de programação.

Deem uma olhada, o cadastro é grátis e você ainda ganha alguns sms para testar os serviços: www.fastsms.com.br

Abraços :smiley:

[quote=rodrigo_padovan]Olá,

Esses sites que enviam sms gratis acabam deixando de existir depois de um tempo porque as operadoras acabam barrando eles. Um site bom que encontrei é o www.fastsms.com.br , eles tem o preço acessível e é bem fácil integrar. Suporta até HTML e outras linguagens de programação.

Deem uma olhada, o cadastro é grátis e você ainda ganha alguns sms para testar os serviços: www.fastsms.com.br

Abraços :D[/quote]

Agradeço sua oferta (propaganda), mas nada como ter uma solução caseira.
Integradores assim normalmente tem uma burocracia e administração que dependendo da nossa necessidade, não compensa ter.
E a bem da verdade, a diferença do preço do SMS cobrado pelos integradores para aquela enviada direta pelo modem do celular, não é grande assim, sendo assim, é melhor ter todo o controle nas minhas mãos do que delegar a tarefa para outra empresa. Se eu quiser customizar, rapidamente mudo o que preciso, ao passo que com a integradora, fico limitado a sua infra-estrutra e capacidade técnica de sua equipe.

Eu não entendi o que está chamando de burocracia (o cadastro talvez). Se você deseja utilizar os sms para enviar spam, com certeza eles não irão deixar sob pena da operadora bloquear os serviços da própria integradora.

E você tem razão, você estará dependendo da infra-estrutura de qualquer canal se desejar contar com ele.

Mas quanto a customização, não tem muito o que adicionar. É só o número de destino e o corpo da mesagem. :wink:

Abraços, :smiley:

Cadastro, Suporte, dor de cabeça com cobranças indevidas…quer mais ?

Spam pode ser enviado inclusive por integradora. Quem disse que eles analisam cada mensagem que o cliente passa para eles entregar a operadora ? E se o fizesse, tem a questão ética da privacidade: A integradora tem o direito de visualizar qualquer mensagem de seus clientes ? Claro que não…

Por isto vou no que é mais fácil para mim.

[quote=rodrigo_padovan]
Mas quanto a customização, não tem muito o que adicionar. É só o número de destino e o corpo da mesagem. :wink:
Abraços, :smiley: [/quote]
Não tem ? Se eu quiser definir o prazo de validade do SMS, se eu quiser mandar um SMS Push ou um Flash,etc…várias integradoras não oferecem isto.

Já eu, tenho a liberdade de fazer o que quiser, sendo limitado apenas pela tecnologia do padrão GSM e não pela integradora, ou seja, eu posso usar tudo que a tecnologia pode me oferecer. Chato isto né ?..hahaha…

Lógico, não recomendo isto para qualquer um, até pq a integradora para quem precisa do sms básico, tá de bom tamanho. A minha solução implica em vc ter que estudar a tecnologia do SMS mais a fundo, coisa que as vezes requer tempo/dinheiro.

//