Comunicação com um mobile com um servidor

Olá amigos

Correção do titulo do post : Comunicação entre mobile com um servidor desculpem… :oops:

Estou desenvolvendo uma aplicação que precisa ser instalada no dispositivo movel do cliente (celulares, smartphones e etc)
Ao terminar essa instalação (caso tenha ocorrido tudo com sucesso), o sistema do dispositivo movel deve enviar uma mensagem para um servidor (que contem uma aplicação web), avisando-o que a instalação foi feita corretamente e a aplicação web deverá enviar uma resposta para o mobile confirmando o recebimento da mensagem de instação realizada com sucesso.

que tipo de comunicação voces me aconselham a fazer?
do servidor -> Mobile (talvez sms?) e do mobile -> servidor?

gostaria de alguma comunicação que apresenta-se o menor tempo de espera e menor chance de erro possivel

e minha aplicação vai rodar em qualquer tipo de celular, desde de celulares modesto sem internet, até iphones.

por favor preciso de uma orientação de voces
desde de já agradeço a atenção e a ajuda

Ola,

como tenho pouco conhecimento em aplicativos JME tenho uma ideia, mas não sei c isso é legal, pois como ja disse nao tenho mto conhecimento…

Vc guarda o aparelho que foi instalado de alguma maneira em sua base de dados?? com um id ou numero de serie?

c vc guardar, crie um pagina que é chamada no final da instalação do aplicativo e sete e seu bd uma variavel que seja boolean para instalado (true) ou nao (false)…

dou esta ideia pois nao tenho mta noçao do que tem feito…

alias…aproveitando o seu topico, como vc cria interface?? vc usa algo diferente do padrao do telefone?? ouvi falar sobre um tal de JMEPolish…

Desculpa pelo pouco conhecimento, mas espero que tenha ajudado…

Abraxxx

Opa ramaciotti
Obrigado pela ajuda

na verdade, ainda estou bolando como a ideia irá funcionar…
só nao gostaria de usar a internet do dispositivo movel

sua ideia é muito boa. porém como posso garantir se o aplicativo foi instalado no dispositivo mobile com sucesso? e como o dispositivo movel vai saber se essa flag do bd do servidor foi setada com sucesso?

essa comunicação entre o meu servidor e o mobile é que me deixa em duvida, já que nao sei como fazer sem usar a internet do celular, pensei primeiramente em sms.
pra comunicação do Servidor -> dispositivo movel, mas o caminho inverso ficaria como?

não sei se conseguindo me expressar corretamente, qualquer duvida é só postar

e novamente agradeço a todos pela ajuda

hartigan acho que o melhor jeito de fazer isso é voce usar HttpConnection para no caso dos celulares que tem JME, e usar o WAP (internet) do celular pra fazer a comunicação celular - servidor - celular.
Não conheço nenhum meio de saber se a aplicação foi instalada corretamente ao terminar a instalação.
Mas você pode fazer essa verificação da seguinte forma:
Na primeira vez que a aplicação for executada, você faz a comunicação celular servidor para fazer essa verificação.

Exato…

o que o [color=blue]deivid [/color]falou era o q eu iria falar…hehehe…

c vc gostaria de fazer sua aplicacao lidar com o BD…nao tem como vc fazer isso sem ter uma conexao WAP ou usar uma conexao wireless de algum estabelecimento…ops…[color=red](EU NAO CONHEÇO OUTRO JEITO!! PODE ATÉ EXISTIR…mas duvido que exista…rsrsrrsr)[/color]

Simples, qdo a aplicacao for iniciada entra nesta pagina .jsp e verifica se ja tem um true ou false no bd, se estiver false é porque é a primeira vez, se não, é pq ja foi instalada e esta sendo usada a um tempo…

Qlqr coisa estamos aí…

abraxxxx e fica com DEUS…