Bah kra nunca vi isso ai não =\ meio complicadinho neh…
meio dificil se vc pensar em algo como, normalmente um dispositivo IR que vc compra se acopla a uma porta USB, e quantas portas USB tem em um PC???
Mesmo que vc tenha umas 10 portas, não sei como ficaria o tratamento com relação a distinnção de cada interface… .
mas os palms não continuariam custando 1000 cada? Tudo bem, uma rede sem fio tem SEU custo também, mas, e espalhar pontos infravermelhos pela loja?
E , pela minha experiência com infravermelho, é um saco de usar, todos exigem um grande precisão de mira!
Qual a diferença (custos/operacional) entre estes tais infravemelhos e o que qquer supermercado tem, com seus leitores de código-de-barra espalhados pela loja?
Se fosse só por gastar dinheiro, ainda escolheria uma rede sem fio (enquanto os celulares - que já fazem isso, internamente por enquanto - não se consolidarem nisso também - mais um ano, talvez )
E se a opção fosse a economia, iria de pda! Lança os pedidos, vai ao caixa e “descarrega”. Pra que teria que se conectar em cada canto da loja? Consulta de estoque? Preço? Dá pra manter uma boa qualidade de informação a este respeito sem precisar estar online o tempo todo!. Uma atualização entre uma venda e outra já me parece suficiente.
[quote]
mas os palms não continuariam custando 1000 cada? Tudo bem, uma rede sem fio tem SEU custo também, mas, e espalhar pontos infravermelhos pela loja?[/quote]
Mas, no caso, ao invés de usar um Palm com Wi-Fi (R$ 1.500,00 p.ex.), eu poderia comprar 1 palm/pda (nao sei bem o nome…) na faixa de 250 reais com I.V.*…
Dai, acho que “pontos de I.V.*” não sao tao caros assim…
Só nisso daí dá pra eu comprar 6 palms I.V.* ao invés de 1 com Wi-Fi.
Daí, pensando em loja em que se tem uns 10 a 20 vendedores, e aí ? Qual a solução mais barata ??? Entendes ???
spier escreveu:
Não entendi… Eu quero aplicacao no Palm nao pra consultar estoque, e sim pra fazer vendas e etc…
spier escreveu:
[quote]
Se fosse só por gastar dinheiro, ainda escolheria uma rede sem fio (enquanto os celulares - que já fazem isso, internamente por enquanto - não se consolidarem nisso também - mais um ano, talvez ) [/quote]
Mudando um pouco de assunto, isso que vc quis dizer é algo referente a ter uma “operadora” de celular ??? pequena funcionando como um AP, onde eu posso trocar dados e fazer ligacoes somente pra os celulares “conectados” aquela antena ??? Já pensei em algo parecido, “criar uma operadora” mas, nunca vi algo parecido…
Nesse caso poderia mudar os Palms/Pda’s pelos celulares… sei lah…
Bom…
Com certeza uma soluçao wi-fi ficaria muito mais cara…
porém, como havia dito antes, eh meio foda vc ter tantos ponto IR espalhados na loja =\ E como falei antes, num sei se da pra ligar tudo isso em um pc soh…
bom, como o que vc quer, é fazer vendas e não consultas de estoque, não precisa ter uma conexao toda hora pra isso… o vendedor faz a compra, e dai depois, ou no final do dia, faz a baixa para o sistema… ta certo que eles não terão os dados reais no palm, porém chegará bem perto disso…
Dai depende do que o seu cliente precisa =)
hehehe
Galera, a solução proposta já existe , usando uma rede celular.
Um vendedor com um Palm com celular integrado (já existem vários hoje no Brasil) realiza as vendas e sincroniza com o sistema, fazendo todo o controle de estoques automático e análise de crédito também.
Quanto aos softwares, existem vários hoje no mercado. A vivo recentemente lançou um novo serviço chamado de Vivo Vendas que faz justamente isso, um vendedor utiliza um palm com um programa da Vivo para gestão de vendas. Ela inclusive desenvolveu vários aplicativos do mesmo tipo, cada um que se adapta ao tipo de cliente de acordo com as necessidades.
Esse serviço também é compatível com Wi-Fi, caso o Palm tenha suporte para isso.
usar rede de operadora celular, fica caro… transferencia de dados ainda eh caro hoje em dia… mas cada caso eh um caso… tem planos de 1MB por 5 pila!.. se nao houver muita transferencia vale a pena… e se o aplicativo nao for muito grande e complexo tbm… pq temos que ver que celular num eh um palm… e a entrada de dados de um palm eh bem mais facilitada… e dai se for comprar um celular que tenha touchScreen, compensa comprar um palm com wi-fi!
Para finalizar a discussão com relação ao celular, apenas mais alguns detalhes a título de informação. Hoje em dia já existem Palms que são celulares (Samsumg i330, Cyberbank POZ etc), e a oferta de dados depende da aplicação e é negociada pelo consultor da operadora (e isso não está no site, pois é um trunfo das operadoras). Além disso, quando as operadoras vendem essas soluções, elas comodatam (emprestam, sem custo) os equipamentos para as empresas.
Quanto à essas aplicações, normalmente ocupam um espaço no Palm (ou Pocket PC) variando de 3 à 5MB e trafegam por mês algo em torno de 2 MB, em torno de 50K por sincronização.
Um detalhe: Elas usam rede celular apenas por um brand da operadora, mas não há nenhum impedimento para usar WI- Fi ou qualquer tecnologia, pois no final de tudo, elas trafegam IP.
Um dado interessante:
Segundo a ABAD (Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores) o índice de erros nos processos de vendas nas empresas desse tipo ocasiona uma perda de 15% na receita dessas empresas. Com uma automação desse tipo esse indice cai para de 4 à 7%, resultante de erros humanos ou de logística.
eh… tende a baixar os preços sim…
mas se vc comprar uns palms com bluetooth, ja compensa… o preço do bluetooth está abaixo de 20dollares o chip ja =) a dois anos atras estava acima de 35doletas!
haiuehaiueha
buenas eh isso ai, bluetooth consegue se virar muito bom em uma rede Ad-Hoc!
na verdade não se depende da operadora, ela quer mostrar que sim, mas na verdade a aplicação independe da tecnologia de rede, de forma que você a adquire e escolhe o meio que usa, contudo, se você adquirir o produto da operadora, o SW vem atrelado a ela.
Segue abaixo uma lista de empresas que produzem SWs para esse tipo de aplicação e não tem têm vinculo direto com nenhuma operadora:
Spring Wireless (tem parceria com a Claro mas pode vender em separado) - SP
Gemco -SP
Wordsys (faz o produto para J2ME, em celulares) -GO