Comunicação voip entre celulares

Fala galera !
Vou desenvolver como projeto final da minha facul. uma aplicação que faça celulares se comunicarem por VOIP em J2me.Já tive experiência de desenvolver uma aplicação com bluetooth , mas de VOIP estou meio perdido… Por onde devo começar ?

OLá ,
Deve começar estudando o protocolo para VOIP.
Para onde enviar? Central? Qual?
Procure programas similares com codigo aberto.

Vou listar cada passo do que penso em fazer, se estiver errado em algum ponto, pode me corrigir.
VOIP é comunicação de voz sobre IP. Então pretendo fazer isto:

1.Vou usar celulares com Windows XP.
2.Criarei uma rede sem fio.
3.Cada celular vai receber um IP específico pra entrar nesta rede(terá uma senha pra poder logar no sistema também, pra ficar seguro pra entrar na rede).Na realidade , gostaria que o celular procurasse a rede sem fio, achasse e tentasse logar nela , não sei se tem como fazer
isto.
4.Estando dentro da rede , ele poderá adicionar contatos (que serão os outros celulares com seus IPs).
5.Já conectado na rede , farei um simples sistema apenas de troca de mensagens (pra testar se o sistema está funcionando) pra posteriormente implementar a troca de voz.
6. Precisarei de criar um sistema pra interpretar voz analógia em digital.

Mas, para começar , vejo que preciso primeiro conseguir conectar dois celulares por TCP/IP e trocar mensagens entre eles (o que deve ser bem simples). Conseguindo isso, colocar um gateway como intermediador não deve ser difícil , não é ? A mensagem iria agora pro gateway e do gateway para o outro celular (o gateway recebe o pacote com origem e destino).Penso em colocar o gateway como um notebook com uma placa pra rede sem fio.

O que puder me ajudar , agradeço,

Vlw !

Vou listar cada passo do que penso em fazer, se estiver errado em algum ponto, pode me corrigir.
VOIP é comunicação de voz sobre IP. Então pretendo fazer isto:

1. Vou usar celulares com Windows XP.

[size=18]WINDOS XP??? VC NÃO QUIS DIZER WINDOWS MOBILE???[/size]

1. Criarei uma rede sem fio.
  2. Cada celular vai receber um IP específico pra entrar nesta rede(terá uma senha pra poder logar no sistema também, pra ficar seguro pra entrar na rede).Na realidade , gostaria que o celular procurasse a rede sem fio, achasse e tentasse logar nela , não sei se tem como fazer isto.

UTILIZE TELEFONES CELULARES QUE TENHAM SUPORTE A WIRELESS E ISTO ESTARÁ RESOLVIDO

[size=12]4. Estando dentro da rede , ele poderá adicionar contatos (que serão os outros celulares com seus IPs).
5. Já conectado na rede , farei um simples sistema apenas de troca de mensagens (pra testar se o sistema está funcionando) pra posteriormente implementar a troca de voz.
6. Precisarei de criar um sistema pra interpretar voz analógia em digital. [/size]

VC QUIS DIZER VOZ ANALÓGICA --> VOZ DIGITAL E VICE-VERSA CORRETO?

Mas, para começar , vejo que preciso primeiro conseguir conectar dois celulares por TCP/IP e trocar mensagens entre eles (o que deve ser bem simples).

[size=18]EM SE TRATANDO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NADA É TÃO SIMPLES ASSIM AMIGO… VC JÁ SE DEU CONTA QUE EXISTE POUCO MATERIAL PARA PESQUISA NESTA ÁREA???[/size]

Conseguindo isso, colocar um gateway como intermediador não deve ser difícil , não é ? A mensagem iria agora pro gateway e do gateway para o outro celular (o gateway recebe o pacote com origem e destino).Penso em colocar o gateway como um notebook com uma placa pra rede sem fio.

O que puder me ajudar , agradeço,

Vlw !

[b]OLHA ACHO SUA IDÉIA MUITO INTERESSANTE… MAS QUAL O OBJETIVO D INSERIR VOIP EM CELULARES??? QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS?
APESAR DE INTERESSANTE É NECESSÁRIO ENXERGAR A UTILIDADE DO PROJETO, ME FALE MAIS DETALHES PARA QUE EU POSSOA COMPREENDER MELHOR AS SUAS IDÉIAS
:slight_smile:
MAS NAO PENSE QUE É FÁCIL, PORÉM TAMBÉM NAO PENSE QUE É IMPOSSÍVEL

:)[/b]