Comunicar aparelhos

Pessoal, to construindo uma aplicação que necessita de fazer comunicar aparelhos android via internet independente de onde o aparelho esteja, só que eu estou meio perdido nesse parte de conexão, as conexão são simultâneas entre os aparelhos, 1 pode se comunicar com todos e todos podem se comunicar com um, ai entra meu problema, como fazer isso?

é possivel utilizar um servidor para se conectar ao celular sem o celular solicitar essa conexão?
porque até onde eu conheço o celular solicita a conexão com o servidor e o servidor responde, mais eu queria que fosse o contrario que o servidor que fizesse o gerenciamento dessas conexão, o exemplo que eu dou é o seguinte aquelas aplicações web que solicitam a localização do aparelho e o aparelho responde, nesse caso quem solicita a conexão o celular ou o servidor?

alguem sabe??

pode usar banco de dados?

pode

ok, digamos que um aparelho fique verificando sempre se tem alguma requisição. de 5 em 5 seg. se tiver requisição nova, faça aquele comando ou aquela demanda. E quando voce quiser mandar alguma ação do aparelho 1 para o 2, entra em uma lista de ações.

nessa lista, terá o seguinte.

Cod da ação
De
Para
Ação
concluido?

Então de 5 em 5 seg. faz um select de ações que foram requisitadas ao aparelho em questao fazer, e que nao estao concluidas. Quando concluir. Alterar a tabela para concluido!

acho que fica simples assim, porem certeza que esta porco kkk mas resolve

eai? resolve?

Danilo.

Essa deve a solução para você

http://jwebsocket.org/mobile/android/android_part1.htm

É claro que por banco de dados também funciona, só depende do que achar melhor.

O Google disponibiliza de um Service chamado GCM (i.e. Google Cloud Message) onde você envia mensagens de um web service para o aparelho de modo otimizado, ou seja, não sendo custoso para a bateria do aparelho.

Este é o MELHOR jeito a se fazer, mas também é o mais trabalhoso. Dá uma pesquisada depois sobre GCM. :slight_smile:

[quote=felipebonezi]O Google disponibiliza de um Service chamado GCM (i.e. Google Cloud Message) onde você envia mensagens de um web service para o aparelho de modo otimizado, ou seja, não sendo custoso para a bateria do aparelho.

Este é o MELHOR jeito a se fazer, mas também é o mais trabalhoso. Dá uma pesquisada depois sobre GCM. :)[/quote]

precisa pagar alguma coisa? estou pensando em fazer uma especie de chat

Existe um máximo de requisições por dia… Excedentes acho que são pagos, tem que pesquisar.

Abraço :slight_smile:

da hora. vou dar uma olhada

“O serviço GCM agora faz parte das APIs do Google (como Maps, Cloud SQL etc.), disponível no Console de APIs. O que diferencia o serviço GCM das demais APIs, além de ser totalmente gratuito, é que não há limites ou cotas diárias para envio de mensagens ou para a quantidade de dispositivos registrados.”

\o/