Comunicar celular com serial(rs232)

Desculpa a ignorância pessoal, mas n tenho muito conhecimento em j2me e celulares, mas queria fazer algumas implementações diferentes e seria uma solução boa caso seja possível!!!
Eu queria saber se existe a possibilidade de utilizar um celular para se comunicar via serial (rs232)???
Alguém já fez isso? Tem alguns modelos de celulares q possam fazer isso?
Sei que existe vários módulos gsm, mas o custo é meio alto para aplicações simples como as que estou pensando em desenvolver.

Desde já obrigado.

O que vc pode arrumar eh um adaptador bluetooth/serial e usar o celular com bluetooth para comunicar com esse adaptador. Vc pode pegar qq celular barato com jsr82 e fazer isso. O adaptador tb nao eh caro. Agora modelo de celular com saida para rs232, desses modelos de “mainstream” da nokia, sony, moto vc nao vai achar. Tinha uns siemens velhos que eram adaptados para isso. E tb alguns motorolas que eram para aplicacoes de automacao e coisas do estilo, mas isso eh + facil comprar um coletor Symbol com RS232 do que um celular para fazer isso.

Pois é mas na realidade n queria comunicar com o computador ou coisa parecida, simplesmente com um circuito criado por mim mesmo. Por isso os coletores da symbol tbm n servem, seria uma espécie de automação, o celular manda uns comandos via rs232 para um circuito simples, recebe alguns sinais de volta do circuito e envia via gsm para um servidor. Algo dessa forma.
Será que é possível?
Tem algum módulo GSM q n seja um abuso de $$$ que faça isso?

Desde já obrigado!

[quote=homisinho]Pois é mas na realidade n queria comunicar com o computador ou coisa parecida, simplesmente com um circuito criado por mim mesmo. Por isso os coletores da symbol tbm n servem, seria uma espécie de automação, o celular manda uns comandos via rs232 para um circuito simples, recebe alguns sinais de volta do circuito e envia via gsm para um servidor. Algo dessa forma.
Será que é possível?
Tem algum módulo GSM q n seja um abuso de $$$ que faça isso?

Desde já obrigado![/quote]

Usando System.getProperty(“microedition.commports”) em celulares, vc pode descobrir se o mesmo possui porta serial que pode ser usada na sua aplicação.

Eu sei que o Nokia 6120 tem.

Andei procurando no google, mas ta complicado de achar informações sobre isso.
Utilizando a commports poderei criar o meu protocolo e enviar quaisquer informações?
E a pinagem do cabo serial?

Alguem tem informações desse tipo?