Boa Noite Pessoal.
Estou tentando instalar a CrEme no Emulador Windows Mobile 6, porém aparece a seguinte mensagem.
CrE-Me, foi instalado com exito no dispositivo.
O programa que voce instalou nao pode ser exibido corretamente porque foi projetado para uma versao anterior do Software Windows Mobile.
Estou tentando baixar o Emulador do Windows Mobile 5, porem nao consigo encontrar.
Vejo bastante comentários sobre a J9 da IBM, nao sei se ela serve para o WM6, e se alguem ja fez este teste. O fato é que peguei este turorialzinho do site do NetBeans http://www.netbeans.org/kb/55/1/quickstart-mobilitycdc_pt_BR.html, deu tudo certo, apenas a instalacao da CreMe no dispositivo que nao esta funcionando.
Obrigado.
Olha nunca usei CrEme mas posso te afirmar que a J9 da IBM funciona no WM6 sim!
Entaum Shakall.
Eu baixei a VM J9 da IBM.
Instalou com exito.
Porem quando vou executar meu aplicativo .jar no WM 6, a J9 pede para eu digitar uma URL da MIDLET a qual quero instalar.
Nao sei se é alguma configuracao. Estou pesquisando à uns tres dias, mas ate agora nao consegui rodar minha aplicacao.
Obrigado
Sim cara, vc tem que instalar seu programa na JVM, para isso ela te passa o endereço do arquivo jar, ai tu tem que digitar lah onde ela está, se for em um servidor online vc coloca o endereço htp://meudominio/meuprograma.jar
Se vc coloclou o jar na memoria do aparelho vc coloca o caminh que ela está ai ele instala pra vc, e ai sim vc vai conseguir usar.
Fiz um teste como vc. havia me explicado, deu certo.
Este teste que fiz foi em um aplicativo que ja vem junto com a VM J9, naquela pasta examples.
Meu arquivo que fiz no netbeans, esta rodando normal no computador.
Criei o .jar, e ele executa normal, mas no dispositivo móvel esta dando um erro.
Creio que tenho que alterar alguma coisa no netbeans, vou dar mais algumas pesquisadas e se nao conseguir vejo se vcs podem me ajudar.
Ah… só estou com uma outra dúvida, eu preciso ter tb. outro arquivo .jad, como existe la na pasta examples da J9 ?
Muito obrigado pela forca, pelo menos alguma coisa ja funcionou.
Vllwww…
Não é necessario, mas as vezes ele empaca e só instala se tu passar o jad, mas na maioria das vezes não é necessario!
Entaum Shakal…
To dando uma pesquisada aqui… mas até agora naum encontrei a solucao, se derrepente vc. souber o que pode estar acontecendo.
Conforme havia falado, o exemplo do joguinho GolfScore, consegui fazer rodar do jeito que vc. havia me explicado.
Porem o meu teste.jar, esta ocorrente o seguinte erro:
The application descriptor was missing the required MIIDlet-Name field.
Vlwww.
vc instalou a j9 para cdc ou cldc? pq o exemplo do golf é para kvm que rodam cdc, tau tah querendo um kvm para rodar aplicativos midlets para celulares, ou cdc para pockets pcs e smartphones em geral?
CDC para Pockets PCS.
É um projeto que vou tentar fazer para o tcc.
Desenvolver um Aplicativo de Notacao Musical para dispositivos Móveis.
No entanto estou primeiro tentando rodar uma tela qualquer no Emulator WM 6.
Fiz este aplicativo CDC teste no netbeans utilizando a plataforma pJSCP v4.12 B142.190307.
Baixei esta plataforma conforme tutorial do site do netbeans para desenvolvimento de aplicativos para WM, mas a VM CrEme nao funcionou, assim tive que instalar a J9.
tá entao pelo jeito vc pegou o j9 para MIDP, ou seja aplicativos para cldc, celulares em geral, pq vc disse que ao abrir a j9 aparece a url para instalar o programa e só a j9 para midp que possui esta url, vc tem que pegar a j9 para cdc, ai instalar no pocket e usar como exemplo o aplicativo golf que tah na pasta exemplos, lah tem o jar e um arquivo .lnk este lnk nada mais é que um atalho que aponta onde a j9 está e onde está seu aplicativo, vc gera um atalho para o seu aplicativo usando como exemplo este golf.
Shakal, desculpa encher o saco novamente.
Mas vc. sabe algum site que possa baixar a J9 para WM 6.
Consegui baixar deste site, http://siriarah.wordpress.com/, porem nao esta funcionando para WM 6.
O kra que disponibilizou-a esta verificando qual o problema esta ocorrendo.
Mas caso vc. conheca algum outro site.
Vlw…
[quote=rodbateras1000]Shakal, desculpa encher o saco novamente.
Mas vc. sabe algum site que possa baixar a J9 para WM 6.
Consegui baixar deste site, http://siriarah.wordpress.com/, porem nao esta funcionando para WM 6.
O kra que disponibilizou-a esta verificando qual o problema esta ocorrendo.
Mas caso vc. conheca algum outro site.
Vlw… [/quote]
Cara foi lah que eu peguei tb, e aqui funcionou corretamente!
É realmente nao da para entender.
E quando vc. jogou a j9 para o dispositivo o jogo GolfScore funcionou normalmente?
Nao sei o que posso estar fazendo errado, apenas baixei, criei uma pasta chamada J9, coloquei os arquivos la dentro desta pasta ja Descompactado.
Joguei esta pasta J9 na raiz do dispositivo.
\J9.
Na pasta bin, tento executar o arquivo J9.exe e aparece o seguinte erro:
JVMJ9VM011W Unable to load jclfoun10_23: (126) N?JVMEXEX013E Internal VM error: Failed to create Java VM
HVNEXEX0141 Run \J9\bin\j9.exe -help for usage.
Estou com o Emulator do WM 6 em portugues, quando vc. testou no emulador foi no portugues mesmo? Sei la se derrepente pode estar dando algum pau.
Obrigado
[quote=rodbateras1000]É realmente nao da para entender.
E quando vc. jogou a j9 para o dispositivo o jogo GolfScore funcionou normalmente?
Nao sei o que posso estar fazendo errado, apenas baixei, criei uma pasta chamada J9, coloquei os arquivos la dentro desta pasta ja Descompactado.
Joguei esta pasta J9 na raiz do dispositivo.
\J9.
Na pasta bin, tento executar o arquivo J9.exe e aparece o seguinte erro:
JVMJ9VM011W Unable to load jclfoun10_23: (126) N?JVMEXEX013E Internal VM error: Failed to create Java VM
HVNEXEX0141 Run \J9\bin\j9.exe -help for usage.
Estou com o Emulator do WM 6 em portugues, quando vc. testou no emulador foi no portugues mesmo? Sei la se derrepente pode estar dando algum pau.
Obrigado
[/quote]
vc tem que editar arquivo .lnk do exemplo, colocando o endereço correto da sua jvm e do aplicativo, por exemplo
255#"\Storage Card\Arquivos de Programas\J9\PPRO10\bin\j9w.exe" “-jcl:ppro10” “-cp” “\Storage Card\Arquivos de Programas\J9\PPRO10\examples\CDCNokia.jar”
este é o caminho da minha j9w.exe e em seguida o caminho da minha aplicação
ai ele deve rodar, edita seu lnk e modifica para onde vc instalou.
Vlwww… Shakal…
Agora funcionou o exemplo GolfScore.
Vou ver se consigo rodar meu aplicativo teste.
Só estou meio que com receio de nao funcionar pois no netbeans quando criei o projeto, escolhi a plataforma cdc que baixei da CrEme, pois estava seguindo o tutorial do site do netbeans.
Mas de qualquer forma muito obrigado pela ajuda e paciência…
Vlww…
Olá amigos,
Para não criar um novo topico coloco minha meu problema aqui, se alguns de vocês puderem me ajudar ficarei grato.
Hoje estou estudando J2me com padrão CDC minha VM é CREme e o SO WM 6.0 até aqui está tudo ok.
Consegui configurar o CREme com a IDE Netbeans 6.1 e com o disposito HTC 4351.
Só que quando executo a aplicação com objetos SWING o aparelho não mostra a tela que eu criei, mostra o Frame em branco, ou seja, os button, label, textField colocados no Frame não aparece.
Desde já muito obrigado,
Leandro
baixe essa vm - ela é gratuita , esses outros tudo tem de comprar a licença ,
http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html
funciona perfeito, so selecionar o jar e especificar 10mb de memoria para execucao e ta blz e ele cria o arquivo lnk para a aplicacao
Valew Tenclar, vou baixar para testar, depois post para falar se deu certo…
Tenclar, tranquilo?
Então, consegui instalar e até rodar o exemplo que tinha no site no pocket pc.
Agora como vc tem mais experiencia no assunto, gostaria de fazer a seguinte pergunta:
É possivel configurar o VM Mysaifu com netbeans?
Caso tem e você puder me ajudar ficarei grato, pois não achei nada que possa solucionar este problema.
Obrigado,
Leandro