criação de projeto TCC

Senhoras e Senhores bom dia/tarde/noite.

Seguinte, estou no quinto periodo do curso de sistemas de informação e esta na hora de começar a fazer o meu tcc. Já tenho definido o que irei fazer, um software de controle financeiro (simples) pessoal, que ira rodar em dispositivos móveis, irei fazer portanto em j2me, o banco de dados dele sera externo rodando em um servidor remoto ou seja, o usuarios trabalha com a aplicação e os dados são enviados a um banco de dados externos. Não sou nenhum expert em programação, to começando agora neste mundo, entendo digamos que o básico de classes, objetos, projetos, etc… tudo que envolve a parte mais superficial do desenvolvimento de um projeto, porem quero saber com o senhores que estão mais a frente do que eu se há possibilidades de ser feito isto? é digamos assim… relativamente fácil? consigo fazer em 5 meses de desenvolvimento em dupla (o projeto é em dupla), tem como vocês me indicarem algum livro que explique isto o que mais estou encucado é com a parte de envio de dados do celular para o servidor remoto como funciona? tem como fazer? preciso assim de algumas explicações básicas para eu começar a tocar o projeto, se alguem souber livros que expliquem facil isto ou artigos/tutoriais me passem link por favor. Valeu galera.

é possível, eu recomendo utiilizar web-services…
Vou recomendar o que faria como opinião pessoal utilizaria spring me framework para gerenciar suas classes no celular
http://springframework.me/

utilizaria a tecnologia de webservices para comunicacao… no cliente com o spring framework muita coisa pode ser encontrada aqui
http://static.springframework.org/spring/docs/2.5.x/reference/remoting.html

e para o servidor voce pode criar web services facilmente utilizando o geronimo http://cwiki.apache.org/GMOxDOC21/ procure JAXWS

Sim, vc consegue fazer em menos tempo se for sozinho, pois em dupla a trabalho tende a ter mais problemas do que soluçõesr (programação em par é para os fracos ou xiitas de XP).
O seguinte livro é recomendado para qualquer iniciante: Core J2ME. Disponível nas melhores lojas do ramo e bibliotecas de facul.
Aqui mesmo no fórum vc encontra muita coisa, é só procurar. No google idem, basta digital os termos e os exemplos de transmissão usand J2ME vem aos montes.
Não recomendo o uso de webservices, pois adicionam complexidade a toa ao seu projeto e isto acarreta em gastar tempo com algo que você não precisa e tempo é o que menos se tem quando se vai fazer TCC.
Do lado servidor, vou te recomendar usar PHP, pois é bem simples de usar, resolve teu problema e é a forma mais rápida de desenvolver sem ter que usar JSP, Tomcat, Webservice,etc…

Pega uma distribuição WAMP como a EasyPHP, que já te dá prontinho para rodar (inclusive a partir do próprio pen-drive), um servidor Apache+PHP+MySQL. Vc faz pouca configuração e já tem um ambiente pronto.

Enfim, estou sugerindo coisas que vão resolver o teu caso, sem vc precisar investir muito e cujo desenvolvimento vai ser rápido

ta discupem minha ignorância mas … me diferencie o que é um webservice? para que vou usar? um framework é um conjuto de classes prontas certo? o meu desenvolvimento do sistema vai ser bem simples o básico, é só controle financeiro de pessoa física, tipo quanto que ele ganhou quanto que gastou por mês só. refoço meu maior medo é como irei fazer a transmição de dados do celular pra um servidor remoto rodando mysql, (ou outro banco que seja mais ideal para a aplicação).

[quote=boone]Sim, vc consegue fazer em menos tempo se for sozinho, pois em dupla a trabalho tende a ter mais problemas do que soluçõesr (programação em par é para os fracos ou xiitas de XP).
O seguinte livro é recomendado para qualquer iniciante: Core J2ME. Disponível nas melhores lojas do ramo e bibliotecas de facul.
Aqui mesmo no fórum vc encontra muita coisa, é só procurar. No google idem, basta digital os termos e os exemplos de transmissão usand J2ME vem aos montes.
Não recomendo o uso de webservices, pois adicionam complexidade a toa ao seu projeto e isto acarreta em gastar tempo com algo que você não precisa e tempo é o que menos se tem quando se vai fazer TCC.
Do lado servidor, vou te recomendar usar PHP, pois é bem simples de usar, resolve teu problema e é a forma mais rápida de desenvolver sem ter que usar JSP, Tomcat, Webservice,etc…

Pega uma distribuição WAMP como a EasyPHP, que já te dá prontinho para rodar (inclusive a partir do próprio pen-drive), um servidor Apache+PHP+MySQL. Vc faz pouca configuração e já tem um ambiente pronto.

Enfim, estou sugerindo coisas que vão resolver o teu caso, sem vc precisar investir muito e cujo desenvolvimento vai ser rápido[/quote]

Vc ve algo negativo em fazer a comunicacao com o Servidor via Servlets?
Seria J2ME/Servlets/Tomcat/MySQL

Comecei um trabalho e penso em fazer dessa maneira.

Obrigado.

Cara, ja pensou em rodar a aplicação j2me com db4o como banco ?
Eu tenho um software de financias pessoais que roda no meu celular com db4o e tenho um módulo desktop que roda com mysql e consigo fazer integração dos dois bancos com hibernate na boa.

Vou fazer um projeto parecido e realmente: como fazer essa transmissão de dados para um servidor remoto??? Vai ser necessário acessar a internet pelo celular, pra então poder acessar esse servidor?? Pois se for necessário vai ser meio chato porque vai consumir créditos (o que lisos como eu não podem se dar ao luxo)…

Outra coisa: esse banco de dados db4o não é muito pesado?? Qual a modelo do seu celular kdoigor?? Porque pra rodar um DB o celular tem que ser “meio moderno”, penso eu… E eu gostaria de rodar meu projeto em celulares não muito “sofisticados”, então não sei se vou poder usar um DB no celular… O que vocês me dizem??

Obrigado e até mais!

Celular e Pc -> comunicação usb via socket. aqui ta tudo no java e não tem segredo né.

db4o (usei a versao 4.1 - atualmente está na versão 7.x eu acho) eu rodo em um motorola v3 (o primeiro qe saiu ainda). pra mim num ta pesado não… parte do desempenho é relacionado a forma de escrever o programa, se seu programa estiver bem escrito não vai ter problemas. existem outras formas de persistr dados no celular usndo api’s de j2me.

vai do gosto do fregues… hehe…

Apenas dando um toque para aqueles mais desavisados que já estão comprando a idéia de usar este tal de db4o em seus projetos.

Se usarem ele, o código que produzirem terá que ser liberado sob a licença GPL, afinal, o db4o gratuito é GPL.

Mais informações aqui neste e em outras páginas do menu a esquerda:

http://www.db4o.com/about/company/legalpolicies/gplinterpretation.aspx

muito bem lembrado boone…

Obrigado pela ajuda kdoigor e boone, e [quote]Se usarem ele, o código que produzirem terá que ser liberado sob a licença GPL, afinal, o db4o gratuito é GPL. [/quote] valeu pelo toque boone, mas eu vou utilizar ele apenas em um trabalhinho para a universidade… não pretendo vender nem nada. :smiley:

Brigadão!!
Até mais!

Amigo to desenvolvendo um projeto quem tem funcionalidades parecidas, optei por usar Servlet para tratar as requisições do celular e banco MySql, não sei como vai ficar a questão do Mysql agora com a compra da Sun pela Oracle, mas você pode usar outros bancos Free.

[quote=kdoigor]Cara, ja pensou em rodar a aplicação j2me com db4o como banco ?
Eu tenho um software de financias pessoais que roda no meu celular com db4o e tenho um módulo desktop que roda com mysql e consigo fazer integração dos dois bancos com hibernate na boa.[/quote]

kdoigor, bom dia/tarde/noite

Eu também to fazendo um trabalho final, não é TCC, e final de semestre do 6º período de sistema de informação e o trabalho consiste em utilizar um banco de dados orientado a objetos (db4o) na disciplina de banco de dados, programação de java na disciplina de LTPIV, e para disciplina de analise utilização de frameworks, componontes e padrões de projeto. Emfim para as tres disciplinas minha equipe de 3 pessoas estamos fazendo um aplicação para realização de pedidos em um restaurante via palm ou celular os dados como eu disse serão persistidos no em banco db4o.

Eu estou tendo alguns problemas com o db4o e não sei qual framework utilizar… vc poderia me dar algumas dicas?

a respeito do CDC e do CLDC:

Alguem possui uma lista atualizada dos smartphones que rodam CDC? , nosso trabalho ja decidimos que faremos em CLDC apesar de ser 100 vezes mais difícil, ele sera mais compativel no final, ja que a maioria dos celulares ainda não suportam CDC.

O que vocês tem a me dizer sobre isto?