Alguém de vocês sabe como posso fazer para minha aplicação J2ME criar um diretório em meu celular (um Nokia 6600). Neste diretório eu gostaria de armazenar alguns arquivos, e depois exibi-los em forma de uma lista que me permitisse selecioná-los para, por exemplo, copiar para outro lugar.
Alguém sabe onde existe uma referência para algo assim, ou sabe como fazer?
Cara, com 95% de certeza, você NAO vai consegui fazer isso. Porquê? Porque, o Nokia 6600 NAO fornece suporte para a API JSR-75. Esta API fornece suporte para criar diretório, criar arquivos e bem como, meios para manipula-los.
Ah sim… beleza… mas daí eu poderia criar o diretório manualmente no celular né? Sobre a parte de listar os arquivos nele e poder selecioná-los, sabes se é possível?
E outra pergunta (já to enchendo o saco né, hehehe) se eu usar um simulador (como o Sun WTK), é possível eu criar o diretório no computador?
Nos emuladores da Nokia que rodam sobre a versão da 3rd edição do s60 você encontra isso, podendo acessar os diretórios listar arquivos, salvar arquivos, enfim acesso completo usando a API.
No 6600 não tem como, pois como explicou o nosso amigo não é liberado pra essa operação.
manualmente no celular? Bom, eu NAO tenho um 6600, mas acredito que seja possível sim, mas não será muito útil para você, pois você NAO poderá usa-lo através do seu programa J2ME.
Listar arquivos, via J2ME no 6600? A resposta é NAO. Qualquer manipulação de arquivos não é possível no 6600.
[quote=roger.kock]
E outra pergunta (já to enchendo o saco né, hehehe) se eu usar um simulador (como o Sun WTK), é possível eu criar o diretório no computador?[/quote]
SIM. Utilizando o WTK, você poderá fazer todas as simulações quer desejar com a API JSR-75, ou seja, criar diretório, arquivos, apaga-los, sobrescreve-los, em fim, tudo o que você faria em um SO normal.
[quote]Beleza, valeu pela ajuda!
Vocês sabem onde eu poderia encontrar um exemplo de uma rotina que faça isso? Para eu ter como base na criação da minha… [/quote]
Se você dar uma pesquisada no Google, você encontrará muita coisa. Procure por termos como: “J2ME + JSR-75”. Como ponto de partida, sugiro este link.
No entanto, dependendo do conteúdo que você desejada gravar no 6600, uma alternativa poderia ser o RMS do J2ME. Você só terá que aprender a manipular BYTES. É a única forma de você poder gravar qualquer coisa neste aparelho.
Opa… valeu mesmo pelas dicas cara.
Que pena que não posso fazer isso no meu aparelho…
O fato de eu não poder manipular diretórios nesse celular é por causa da versão do SO dele?