Estou começando a desenvolver no android e estou com uma duvida simples. Não consigo criar um menu. Coloquei o seguinte código abaixo:
@Override
public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) {
MenuItem mnu1 = menu.add(0, 0, 0, "Adicionar");
mnu1.setIcon(getResources().getDrawable(R.drawable.edit_add));
// Inflate the menu; this adds items to the action bar if it is present.
getMenuInflater().inflate(R.menu.activity_principal, menu);
return super.onCreateOptionsMenu(menu);
}
Pelo que vi na net, é so colocar no onCreateOptionsMenu, então o menu que será visualizado no aparelho. É só isso mesmo? Ou tenho que colocar mais alguma coisa no xml?
Veja se o item “Adicionar” está aparecendo ao clicar no botão de menu, o botão menu é esse que fica ao lado do home. Quando comecei a desenvolver em android erroneamente pensei que o menu seria semelhante ao de aplicações desktop ou web, mas na verdade o menu padrão do android é esse exibido ao clicar no botão menu!
Para criar menus que sejam exibidos na action bar agora eu utilizo o framework ActionbarSherlock.
[color=red]Nas novas versões do android, o menu já exibido na própria action bar por padrão.[/color]
Realmente era isso dobau, tinha que clicar no botão menu para aparecer.
Eu só não entendi uma coisa, eu vou precisar do framework ActionbarSherlock para aparecer no action bar do aparelho ou as novas verões do android eu não vou precisar mais, apenas incluir o menu e já vai aparecer no action bar.
Aqui http://developer.android.com/guide/topics/ui/menus.html tem mais detalhes, mas entendo que até o Android 2.3 o menu aparece ao clicar no botão, e da versão 3.0 em diante aparece no action bar. O ActionBarSherlock mantem esse comportamento compatível entre as versões.