Criar um jogo baseado em jogos antigos é ilegal?

Ola a todos,

Eu estou pensando em criar um jogo baseado em um jogo antigo já existente…
Queria saber se isto é permitido… Pois eu vejo varias versões de mario, pokemon… e não sei se infringe a lei isto.

Queria criar uma versão de pokemon do Game Boy Advance para android (Pokemon Fire Red), é permitido isso? É permitido usar o nome “pokemon” ou mesmo os pokemons em outro jogo?

E quanto a jogos mais antigos já abandonados? Como “Alex Kid” e Super Mario Bros?

Em qualquer caso o jogo seria free com anuncios.

Muito obrigado

Mesmo para jogos antigos, a cópia de partes deles constitui infração de propriedade intelectual e pode lhe trazer conseqüências jurídicas. Você poderá ser processado, perder tudo que ganhar com o seu jogo e ainda pagar multa e custos advocatícios da outra parte. Assim, para copiar partes de jogos, peça sempre a permissão do proprietário do jogo. Você só não precisa fazer isso se o jogo estiver no domínio público.

Tem alguma forma de eu saber se o jogo está em dominio publico?
Minha maior dificuldade sempre foi em identificar o que é livre e o que não é.

Obrigado pela resposta, acredito que vou ter que investir em meus próprios gráficos hehe

Você terá de contactar a Nintendo, que é a proprietária dos direitos autorais e do licenciamento do Pokémon. Se ela vai permitir o uso de um personagem dela em um game que não o Nintendo 3DS, aí é com você.

Não tem como te processarem por copiar a “idéia” do jogo. Já os personagens e marcas são outra história…

Vc deveria criar seus próprios monstrinhos, aí não tem problema.

Na USP nao eh ilegal fazer um baseado. Ops, fazer um jogo baseado. :slight_smile:

Brincadeiras a parte, existe uma diferenca entre fazer um jogo baseado e plagio. Soh um examplo, quantos shooters tem por ai que sao praticamente a mesma coisa Call of Duty, Battlefield, Medal of Honor e por ai vai, soh muda o nome. Garanto que eles aproveitam ideias um do outro sem problemas.

Mas tipo, se vc quiser fazer um jogo de um torneiro mecanico, que ao invez de se chamar Mario e ser Italiano, se chama Lula e eh Brasileiro. E pulando em plataformas, pula em tartarguras e come cogumelos. Ai talvez vc tenha problemas. :slight_smile:

//Daniel