Curso/Apostila Android

Galera,

Pretendo iniciar no mundo dos mobiles. Alguém recomendaria alguma apostila ou vídeo aula para iniciantes?

obrigado

compre esse livro de Android! Vale apena!

legal! valeu pela dica, sabes se tem versão em portuguese?

Alguem recomenda algum bom curso ou apostila online? :slight_smile:

Você já tem conhecimento em java? se sim

Tem o livro do lecheta Google Android 3 edição - Muito Bom
Nelson Glauber Dominando o Android - Simplesmente o melhor que temos atualmente no nosso idioma na minha humilde opinião

Depois dessa base de conhecimento se você achar que precisa de curso, faça

Tem a escola IAI o curso de Android deles é mto foda mas também é caro $$$

ótimos estudos e boa sorte!

Obrigado tmvolpato.

Eu já desenvolvo um pouco em Java Desktop, você acha que atende?

Valeu pelas indicações, vou dar uma procurada por esses livros.

atende sim e surgindo dúvidas é só ir correndo atrás, agora é focar no mundo mobile.

[quote=socialclub]Obrigado tmvolpato.

Eu já desenvolvo um pouco em Java Desktop, você acha que atende?

Valeu pelas indicações, vou dar uma procurada por esses livros.[/quote]

Olha, pra ser franco, você precisa ter alguma noção de web no sentido de saber o que elas podem fazer. E por quê raios deveria saber essas coisas? A resposta é simples: o mobile é limitado (mesmo com smartphones com specificações de dar inveja a muito notebook das Casas Bahia). Já vi pessoas tentando gerar relatórios PDF no dispositivo sem se preocupar com consumo de recursos. Saber um pouco de infraestrutura de aplicações web ajudaria muito (você pode delegar a geração do relatório para um serviço web em vez de arrebentar os recursos do aparelho). O fato é que o mundo mobile anda muito próximo do mundo web, sendo o dispositivo, em milhares de casos, apenas um tipo de browser que consome informações de um sistema web.

O bacana de você estar no mundo desktop é que ele se parece um pouco mais com o mundo mobile na programação do que o mundo web. Coisas como atualizar a interface gráfica na thread reservada para tal estão presentes no mundo Android e processamentos devem ser feitos em uma thread separada tal qual no Swing, por exemplo.

Quanto ao material, se já é difícil conseguir algo em português, gratuito é quase impossível. Eu acabei a primeira parte de um curso gratuito de android no Coursera e recomendo. É bem interessante e o inglês do professor é bem tranquilo de acompanhar (tem legendas dos vídeos também). Não há como fugir: o inglês já é algo obrigatório pra quem se aventura nessa área.

Mesmo o curso tendo acabado (terminou hoje), você pode se matricular e baixar as aulas. Vale a pena (inclusive pra você praticar o inglês).

Valeu Ataxexe!

Eu até tenho um livro: “Use a cabeça! Servets e Jsp”, o que vc acha?

É mais legal tentar java para web mesmo ou tem alguma outra linguagem mais “fácil” para fazer os sistemas web para partilhar o processamento das app mobile?

[quote=socialclub]Valeu Ataxexe!

Eu até tenho um livro: “Use a cabeça! Servets e Jsp”, o que vc acha?

É mais legal tentar java para web mesmo ou tem alguma outra linguagem mais “fácil” para fazer os sistemas web para partilhar o processamento das app mobile?

[/quote]

Eu gosto dessa série (apesar de não ter curtido a versão traduzida). É um livro bem legal e tranquilo de ler.

Eu sugiro que você aproveite e estude alguma outra linguagem pra fazer a parte web, é sempre bom abrir a cabeça pra outras ideias. Linguagens como Ruby e Scala podem te ajudar a ver os problemas com outros olhos.

Um bom roteiro do que estudar de java é a apostila da Caelum fj11, lembrar que o Android usa uma versão baseada no java 1.6.

Se deseja bons materiais em português, tem que usar livros. Os materiais disponibilizados por apostilas são bem limitados.
Recomendo os livros:
Dominando o Android, do Nelson Glauber
Google Android: crie aplicações para celulares e tablets, do João Bosco Monteiro
Os livros do Ricardo Lecheta

Você pode complementar os estudos com tutoriais de blogs e forums e videos-aulas.

Se o ingles não for problema, o melhor conteudo sobre Android é o do site “http://developer.android.com

PS: O R. Lecheta está revisando, na verdade ele está juntando o conteúdo dos dois livros, vale a pena aguardar.

Para uma introdução a programação Android ainda tenho esses artigos: