Ola a todos! estou desenvolvendo um aplicativo que envolve manipulação de datas, quando mostrei pro usuário o resultado da implementação do DataPicker ele gostou muito, mas fez aquela perguntinha chata…
“Cara ficou legal, mas tem com deixar em português”, ou seja, pro usuário final não é amigável a implementação padrão do android
porque está no padrão americano, ate o fato do mes ser referenciado antes do dia confundiu o cara, eu dei uma olhada (rápida) na nomenclatura dos métodos de DataPicker mas não encontrei nenhuma referência a respeito de como alterar o idioma das String´s que aparecem na Dialog.
alguém ai sabe como faço pra customizar pro português?
‘um abraço pra galera que gasta seu tempo ajudando os outros’.
Me diz uma coisa, DataPicker() retorna que formato de String?
mm/dd/YYYY ?
January/dd/YYYY ?
Abraço.
O problema não é o retorno do método porque tenho um formatadorUtil que retorna varios formatos dd mm aaaa, o problema é que o componenete aparece com mensagens
em ingles como, e o cara me pediu se tem como deixar todas as informações português, o retorno esta no formato pt-br. mas o componente renderiza no formato us.
da uma olhada neste link que vc vai entender
http://toddmhorst.files.wordpress.com/2010/12/real2-3.png
pro desenvolvedor é totalmente normal, mas pro usuário estar em ingles pode ser muito ruim…
Se você quer traduzir o texto da data que fica em cima do DataPicker, tem como fazendo um filtro, que por sinal é algo muito simples. Apenas um método que transforma o que estiver em inglês para português por comparação.
Mas, se você quer além de traduzir isto, também modificar as views que aparecem no DataPicker, por exemplo, Feb -> Fev, Aug -> Ago, Dec -> Dez, eu não sei até o momento um meio, mas deve ter sim…
Vou dar uma pesquisada e vejo algo e lhe dou um retorno, até pq eu acho que vou usar isto também no projeto da empresa!
Abraço,
Valeu. tambem vou dar uma olhada mais dedicada na questão, qualquer novidade, compartilho aqui.
Cara, descobri que não tem como fazer isto utilizando o DataPicker() pois ele é uma classe nativa. Só daria se você conseguisse acessar o código dessa classe.
Uma solução seria você criar uma DataPicker() próprio, até porque não me parece tão complexo.
Qualquer coisa, posso te dar umas idéias.
ja imaginava isso, bem vou deixar o nativo mesmo, se sobrar um tempo desenvolvo um componente. vlw Felipe…