DataPicker em portugues

6 respostas
cesar_sousa

Ola a todos! estou desenvolvendo um aplicativo que envolve manipulação de datas, quando mostrei pro usuário o resultado da implementação do DataPicker ele gostou muito, mas fez aquela perguntinha chata…

“Cara ficou legal, mas tem com deixar em português”, ou seja, pro usuário final não é amigável a implementação padrão do android
porque está no padrão americano, ate o fato do mes ser referenciado antes do dia confundiu o cara, eu dei uma olhada (rápida) na nomenclatura dos métodos de DataPicker mas não encontrei nenhuma referência a respeito de como alterar o idioma das String´s que aparecem na Dialog.

alguém ai sabe como faço pra customizar pro português?

‘um abraço pra galera que gasta seu tempo ajudando os outros’.

6 Respostas

felipebonezi

Me diz uma coisa, DataPicker() retorna que formato de String?

mm/dd/YYYY ?
January/dd/YYYY ?

Abraço.

cesar_sousa

O problema não é o retorno do método porque tenho um formatadorUtil que retorna varios formatos dd mm aaaa, o problema é que o componenete aparece com mensagens
em ingles como, e o cara me pediu se tem como deixar todas as informações português, o retorno esta no formato pt-br. mas o componente renderiza no formato us.

da uma olhada neste link que vc vai entender

http://toddmhorst.files.wordpress.com/2010/12/real2-3.png

pro desenvolvedor é totalmente normal, mas pro usuário estar em ingles pode ser muito ruim…

felipebonezi

Se você quer traduzir o texto da data que fica em cima do DataPicker, tem como fazendo um filtro, que por sinal é algo muito simples. Apenas um método que transforma o que estiver em inglês para português por comparação.

Mas, se você quer além de traduzir isto, também modificar as views que aparecem no DataPicker, por exemplo, Feb -> Fev, Aug -> Ago, Dec -> Dez, eu não sei até o momento um meio, mas deve ter sim…

Vou dar uma pesquisada e vejo algo e lhe dou um retorno, até pq eu acho que vou usar isto também no projeto da empresa!

Abraço,

cesar_sousa

Valeu. tambem vou dar uma olhada mais dedicada na questão, qualquer novidade, compartilho aqui.

felipebonezi

Cara, descobri que não tem como fazer isto utilizando o DataPicker() pois ele é uma classe nativa. Só daria se você conseguisse acessar o código dessa classe.

Uma solução seria você criar uma DataPicker() próprio, até porque não me parece tão complexo.

Qualquer coisa, posso te dar umas idéias.

cesar_sousa

ja imaginava isso, bem vou deixar o nativo mesmo, se sobrar um tempo desenvolvo um componente. vlw Felipe…

Criado 22 de setembro de 2011
Ultima resposta 23 de set. de 2011
Respostas 6
Participantes 2