É possivel descobrir qual o padrão de tecnologia do celular utilizando J2ME?
Por exemplo, descobrir se o celular é 3G ou não.
É possivel descobrir qual o padrão de tecnologia do celular utilizando J2ME?
Por exemplo, descobrir se o celular é 3G ou não.
[quote=JavaES]É possivel descobrir qual o padrão de tecnologia do celular utilizando J2ME?
Por exemplo, descobrir se o celular é 3G ou não.[/quote]
Qual a necessidade ?
Eu não acredito que dá, pq que eu saiba, não existe uma propriedade que pode ser lida com getProperty e te retorne isto. Não existe nem padronização para por exemplo pegar o nível da bateria, quanto mais algo mais novo como 3G…
E acessar o chip a um nível tão baixo assim para descobrir se é 3G tb não quer dizer que o serviço 3G esteja habilitado na linha.
[quote=boone][quote=JavaES]É possivel descobrir qual o padrão de tecnologia do celular utilizando J2ME?
Por exemplo, descobrir se o celular é 3G ou não.[/quote]
Qual a necessidade ?
Eu não acredito que dá, pq que eu saiba, não existe uma propriedade que pode ser lida com getProperty e te retorne isto. Não existe nem padronização para por exemplo pegar o nível da bateria, quanto mais algo mais novo como 3G…
E acessar o chip a um nível tão baixo assim para descobrir se é 3G tb não quer dizer que o serviço 3G esteja habilitado na linha.[/quote]
A necessidade é que se for 3G a quantidade de informações enviadas aos cliente será maior pois é um aparelho mais potente e com conexão mais veloz.
Ué, tua aplicação não precisa saber disto então, pois é transparente. É até meio lógico que se um celular possue EDGE, 3G, HSPDA,etc, quanto maior conexão mais dados fluem no mesmo tempo…
E se vc (pessoa, não sistema) precisa saber se é 3G, basta consultar o manual ou site do fabricante.
Achei que tinha um motivo para sua aplicação ter que saber se era 3G. No caso, no meu entendimento não há motivo, pois isto em nada vai alterar o comportamento dela.
Ué, tua aplicação não precisa saber disto então, pois é transparente. É até meio lógico que se um celular possue EDGE, 3G, HSPDA,etc, quanto maior conexão mais dados fluem no mesmo tempo…
E se vc (pessoa, não sistema) precisa saber se é 3G, basta consultar o manual ou site do fabricante.
Achei que tinha um motivo para sua aplicação ter que saber se era 3G. No caso, no meu entendimento não há motivo, pois isto em nada vai alterar o comportamento dela.[/quote]
Não não, aho que entendeu errado. O sistema precisa sim saber se o aparelho é 3G, pois, caso seja, a quantidade de informações que o aparelho vai buscar vai ser maior, caso não seja, ele exibirá apenas um resumo. O cliente deseja que isso seja reconhecido automaticamente, ele não quer que o usuário tenha que informar manualmente se é 3G ou não.
[quote=JavaES]
Não não, aho que entendeu errado. O sistema precisa sim saber se o aparelho é 3G, pois, caso seja, a quantidade de informações que o aparelho vai buscar vai ser maior, caso não seja, ele exibirá apenas um resumo. O cliente deseja que isso seja reconhecido automaticamente, ele não quer que o usuário tenha que informar manualmente se é 3G ou não.[/quote]
Não fui eu que entendi errado, foi você que não explicou exatamente porquê precisava disto logo de cara… :roll:
Bem, vamos lá: A idéia é você determinar se o telefone é 3G pelo nome dele. Para isto, você vai precisar criar um script PHP (sim, PHP rulez), que pega do cabeçalho HTTP o parâmetro HTTP_USER_AGENT e daí você faz testes com aparelhos que você sá sabe que são 3G. Ex: Nokia 6120 classic, IPhone,etc.
Como vai funcionar: Sua aplicação J2ME dispara uma navegação para seu script usando platformRequest. Nisto, o browser do teu aparelho, enviará na requisição HTTP, o nome do aparelho e um hash que você calculou e anteriormente guardou no RMS. Teu script pega isto, analisa e vê se reconheça como sendo um dos modelos 3G. Se for ou não ele guarda em uma arquivo texto ou banco, o hash recebido e o status se é ou não. Posteriormente e internamente, sua aplicação dispara uma HttpConnection para outro script que irá receber o hash e consultar o resultado da anáilise feita.
Pronto, problema resolvido !
Ah, é claro né…toda esta volta pq vc tá usando J2ME…hahaha, não é lindo ? !!!
[quote=JavaES]
Não não, aho que entendeu errado. O sistema precisa sim saber se o aparelho é 3G, pois, caso seja, a quantidade de informações que o aparelho vai buscar vai ser maior, caso não seja, ele exibirá apenas um resumo. O cliente deseja que isso seja reconhecido automaticamente, ele não quer que o usuário tenha que informar manualmente se é 3G ou não.[/quote]
Não seria este o caso típico de cliente que não sabe o que esta falando?
Não sei se tenho idade pra te falar isso, mas as vezes, tem coisas que os clientes querem que não podemos fazer. :?
Maneiro… valeu novamente pela ajuda boone.
[quote=mochuara][quote=JavaES]
Não seria este o caso típico de cliente que não sabe o que esta falando?
Não sei se tenho idade pra te falar isso, mas as vezes, tem coisas que os clientes querem que não podemos fazer. :? [/quote]
Sim, mas antes de dizer ao cliente que não é possível fazer é preciso ter absoluta certeza de que não é possível, caso contrário você pode se queimar e muito, como este caso por exemplo… se eu tivese dito que não era possível estaria mentindo, pois, como o boone mostrou isso é possível.