Desenvolvedores Android, Salários e Mercado de Trabalho

Olá pessoal!

gostaria de saber do pessoal que já está no mercado desenvolvendo para Android ou Mobile em geral, Como está o mercado?

está aquecido? como está os salários, etc…

Abs!

Sou estágiario na area, respondendo só para ver as respostas dos colegas, embora eu já imagine o que irão dizer.

Olá, Pietrz
tudo certo?

cara, mas comenta ai…
contribua com seu conhecimento…

abraço

Estou no meu terceiro estágio como desenvolvedor java ,
e pela terceira vez no mundo corporativo …
Estou aguardando hoje , uma resposta de uma agencia de midia digital
para trabalhar com mobile , ios e android … Creio que o mercado esteja aquecido sim ,
porem mesmo que esteja indo fazer o que sempre quis , estou um pouco receioso
sobre o futuro do mercado mobile , entende ? Na verdade estou preocupado , pois apesar
de tudo o mercado corporativo esta estabilizado nao sei … Na verdade espero opinioes de pessoas
mais experientes aqui no topico , para saber se estou fazendo alguma besteira em “trocar” de area , hehehehehehe

Na minha avisão, o mercado mobile está aquecendo.

Eu trabalho com Android na area de publicações digitais.

Ainda não entrei na área, mas por ter interesse pesquisei e, como comentado, está aquecendo os motores ainda.
No meu ponto de vista é futuro médio, longo prazo… Parece ser tendência natural a inclusão dos tablets nas corporações, agora com o incentivo federal, mais ainda.
Já existem máquinas de cartão de crédito, sistemas de controle de passagens, rodando sobre plataforma mobile.
Eu investiria cara, acredito ser o futuro e, por isso, que está fazendo a escolha certa…
Boa sorte!

Eu estou comecando a estudar android … mas hoje nao enxergo um mercado tao aquecido assim …

Vejo que a tendencia é o crescimento mesmo , mas no momento nao exergo isso …

Se alguem trabalha com android aii …comente aii por favor…

vlw

Bom dia,

No meu caso sou atualmente formador JAVA e ANDROID em Paris. Não conheço muito bem o estado do mercado “tecnologia mobile (móvel)” no Brasil.
O que posso dizer é que na Europa e particularmente na França e Alemanha e Suíça e Inglaterra à uma aumentação nas propostas de formação dos “colaboradores” nas tecnologias ANDROID e iPhone.

Muitas empresas querem ter a sua própria aplicação ANDROID e iPhone.

Posso estar errado mas o contexto ANDROID na Europa é muito mais favorável que no Brasil ??

Exemplos de projetos :

Muitas empresas como por exemplo Parrot (auto-radio Parrot ASTEROID) e ARCHOS utilizam ANDROID.

A câmara de Paris está a implementar em colaboração com JCDecaux (participaram no famoso projeto Velib)
um projeto importante que vai meter ANDROID nas estações de Ónibus e Metro …

As aplicações vão beneficiar também do Open Data, praticado cada vez mais pela Europa …

E nos criamos em Paris o “Paris Android User Group” que foi inspirado pelo modelo de funcionamento do “Paris Java User Group”.

Links e Fontes :

JCDecaux :
http://dl.dropbox.com/u/6820/concours_JCDecaux.pdf

Parrot :

ARCHOS :
http://www.archos.com/?country=pt&lang=en

Paris Java User Group :
http://www.parisjug.org/

Paris Android User Group :

CNAM de Paris :
http://deptinfo.cnam.fr/new/

estou migrando de j2me para android. Só um comentário: eu enviei um dos meus projetos para uma empresa sediada no Recife-PE, chamada Meantime, que em princípio trabalhava com desenvolvimento de games para dispositivos móveis, depois descubri que eles modificaram o foco para jogos on-line educativos! fiquei muito triste, mas não desisti…so que agora to entrando no android também.
Na minha opinião é difícil encontrar profissionais na área. Sobre o mercado nao posso te falar nada…
Eu trabalho na área de administração…e sonho um dia quem sabe…desenvolver aplicativos numa empresa, ou montar um grupo.
Boa sorte e nao desita…estude android também… ele é mt bom…

Bom, minha opinião: Na empresa em que trabalho tinha/tem uma vaga aberta para desenvolvedor android/iphone/j2me. Porque o ultimo cara que estava lá, ficou 4 meses e pouquinho e saiu porque recebeu uma proposta melhor. DOs meus olhos o que parece é: WEB tem um mercado BEM MAIOR no momento, porem, com a introdução de tablets feitos no brasil e a popularização do android e IOS as empresas vão precisar mais de profissionais com esse perfil. Até porque, o futuro é a integração, Desktop, laptop, celular, tablet e console, tudo será integrado e provavelmente uma aplicação vai ter varios clientes …

O futuro é a uma suruba, tudo misturado!

No me estágio eu tive a oportunidade de trabalhar com WEB e eu, prefiro aplicações móveis, são mais legais e divertidas!

Eu trabalho com desenvolvimento Móvel a 4 anos, e digo o mercado está sim crescendo e bastante, o que faltava para isso era tecnologia, hoje temos e de sobra, temos muitas opções de caminho a seguir, temos Android, Iphone, Windows Mobile e toda a família Tablet.

Hoje um treinee em desenvolvimento para iphone em são paulo ganha na faixa de 3500 reais PJ! Creio que para Android não deve estar muito longe.

EM uma entrevista que vi na revista Info de um tempo atras, um desenvolvedor com experiencia em Iphone Android, ganha hoje na faixa de 3 a 5mil reais dependendo da experiencia, e o que mais as empresas buscam é um profissional que tenha experiencia em diversas plataformas, Android, Iphone, Java ME, quanto mais diversificado melhor.

Eu tenho experiencia em desenvolvimento Java ME, TotalCross(SuperWaba) e agora vou começar com Android, não comecei com Iphone pelo fato de necessitar um macbook se não já tinha partido para este lado hehe.

Eu vejo a internet móvel como uma grande vilã do progresso dos sistemas móveis, hoje em dia esta melhorando mas ainda está longe de ser boa, um sistema que precisa estar online sofre muito com varias áreas sem sinal, quedas de conexão sem motivo e por ai vai, é complicado.

sem falar que se paga caro aqui no Brasil por uma conecção WAP e de péssima qualidade… muitasvezes “3G” com velocidade de “EDGE… GPRS”, isso desanima investir em aplicativos on-line > moblile.

O mercado de trabalho para dispositivos móveis esta bastante aquecido. Entretanto, o desenvolvedor precisa pelo menos conhecer dois ou mais plataformas, para conseguir se adequar melhor neste mercado. Plataformas que vale a pena investir são: IPhone OS, Android e Windows

Bom dia,

Concordo com o paulofafism : o desenvolvedor precisa de diversificar as suas competências nas plataformas : Android , iOS e Windows

Certamente com Windows no Nokia vamos ter surpresas na evolução do mercado , mas uma coisa parece ser certa , segundo IDC e Gartner, Android e iOS serão nos primeiros lugares em 2014…

Hello dj++ : o WAP ainda existe no Brasil ?? na Europa a anos que já desapareceu , o WAP foi um fiasco ! Na Europa agora é 3G+ e 4G (LTE) …

Na realidade a falta de perspetivas desanima o desenvolvimento em geral :

----> Falta de investimentos públicos na sociedade digital , economia digital, educação digital etc.
   ----> Operadores que fazem benefícios sem qualidade de serviço
   ----> Internet mobile com muitas limitações comparado com a Internet xDSL
   ----> comptafones, celulares, tabletes muito caros para a maioria da população
   ----> Disponibilidade , atraso  na chegada , é o caso do Galaxy Nexus que chega,  quando ao Brasil ?

[quote=JxtaNode]Bom dia,

Concordo com o paulofafism : o desenvolvedor precisa de diversificar as suas competências nas plataformas : Android , iOS e Windows

Certamente com Windows no Nokia vamos ter surpresas na evolução do mercado , mas uma coisa parece ser certa , segundo IDC e Gartner, Android e iOS serão nos primeiros lugares em 2014…

Hello dj++ : o WAP ainda existe no Brasil ?? na Europa a anos que já desapareceu , o WAP foi um fiasco ! Na Europa agora é 3G+ e 4G (LTE) …

Na realidade a falta de perspetivas desanima o desenvolvimento em geral :

----> Falta de investimentos públicos na sociedade digital , economia digital, educação digital etc.
   ----> Operadores que fazem benefícios sem qualidade de serviço
   ----> Internet mobile com muitas limitações comparado com a Internet xDSL
   ----> comptafones, celulares, tabletes muito caros para a maioria da população
   ----> Disponibilidade , atraso  na chegada , é o caso do Galaxy Nexus que chega,  quando ao Brasil ?[/quote]

Não temos mais WAP no brasil aqui o 3G e 3G+ já foi implantado a um bom tempo e ano que vem chega o 4G, mas sabe como é Brasil! o 3G foi implantado a uns 3 anos, e até agora não funciona 100%, todos que tem já sofreu ou sofre instabilidade de conexão ou lentidão. Fiscalização não há, Anatel parece que ta pouco se lixando para isso, o que temos que fazer é não contratar, pois pagamos caro por um serviço ruim, como diz um amigo meu todos nós no Brasil somos marajás, pois tudo aqui pagamos mais caro do que em outros países, isso mostra o quando o Brasileiro tem dinheiro heheh tudo marajá!

Bom dia,

Obrigado  [i]Shakall [/i]  pela  sua descrição do panorama do mercado mobile no Brasil.

//////////////// —> Infraestruturas

Efetivamente a primeira coisa para estimular o mercado da "Internet mobile (móvel) " é ter uma regulação na atribuição das frequências e garantir uma qualidade de serviço igual para todos (nos 26 estados).

O Brasil tem uma entidade reguladora das telecomunicações que atribua as frequências para "Internet mobile (móvel) " ?

Quais são os principais operadores no mercado mobile no Brasil ? 

Na Europa o parlamento europeu esta a harmonizar o mercado da "Internet mobile 4G " nos 27 países da UE :

--->   O objetivo é um mercado único das telecomunicações nos 27 países da EU
--->   criar um mercado "Internet mobile 4G"  comum o que permite viajar em toda a UE com as mesma qualidade de serviço Internet.
--->   As frequências na banda dos 800 MHz (essa frequência foi liberada devido ao passagem a TDT Televisão Digital Terrestre) são agora reservadas para a "Internet mobile 4G ".
---> de 2013 até 2015 um mínimo de 1200 MHz devem ser reservados na banda de 400 MHz até 6 GHz para banda larga móvel

Em França existe um organismo regulador que atribui as frequências aos operadores da "Internet móvel" ARCEP ( http://www.arcep.fr/index.php?id=9706 ).

E existem 4 Operadores : Orange , SFR , Bouygues Telecom, Free (a partir de 2012)

A Internet ADSL é uma das mais baratas no mundo por uma média de 30 Euros tem o chamado "Triple Play" + Internet mobile (3G+)

[b] "Quadruplo Play"  [/b]: Internet em casa (ADSL) , Internet mobile (3G+) , Televisão com mais de 100 canais ,  Telefone

Essa ideia de ter uma só fatura "Quadruplo Play" é genial ! Não precisa de pagar de um lado o telefone fixo de outro telefone mobile e depois Internet etc… uma só fatura para todo.

//////////// -----> Telefones

A segunda coisa é compreender a evolução do mercado dos telefones mobiles e por isso olhem a publicação do IDC :

1- Nokia : 106 milhões de unidades vendidas
2- Sumsung : 88 milhões
3- LG Electronics : 21 milhões
4- ZTE : 19 milhões
5- Apple : 17 milhões
Outros : HTC, RIM BlackBerry , Huawei , Motorola etc… 142 milhões

Fontes : http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS23112511

///////// ----> Operating System (OS)

E por fim compreender a evolução do mercado dos OS Operating System para Internet mobile

–> Android
–> iOS
–> Windows
–> BlackBerry OS
–> Bada
–> symbian
–> Tizen (www.tizen.org)
–> WebOS
–> Linux
–> Ubuntu Mobile

Enigma : Diga quais são os Operating System destes aparelhos de esquerda à direita ? E qual é o seu preferido ?
http://www.pcinpact.com/affichage/66714-samsung-galaxy-note-smartphone-tablette/104972.htm