Desenvolvendo para Symbian

Galera estou precisando fazer um sistema simples em symbiam para ficar rodando em background, iniciar automaticamente com o SO, acessando um aparelho gps e acessando a internet, como nunca mexi com symbian gostaria do caminho das pedras, soh alguma dicas do que correr atraz para estudar, do que estudar, e qual plataforma devo programar no sysmbian para que estas caracteristicas sejam atendidas, qual ide utilizar, estas coisas, mais um resumo para desenvolver um sistema destes. Obrigado!

Sei que vc esta direcionando para Symbian, porem o que vc quer é possível de ser feito em aparelhos Nextel, pois estes possuem GPS integrado e permitem que a aplicação seja configurada para não poder ser apagada e ter também o início automático sempre que o celular é ligado ou mesmo que o usuário saia da aplicação, o sistema volta a executar a aplicação, garantindo que ela vai estar sempre rodando.

Quanto ao Symbian, você não vai encontrar fórums em português e mesmo lá fora existe pouco material realmente útil. Normalmente tem muita coisa defasada, tipo, abordando Symbian 7 sendo que estamos na versão 9.3.
Recomendo fortemente você comprar os livros sobre desenvolvimento Symbian, pois visualizo como único caminho garantido de vc conseguir desenvolver algo. Não é uma tarefa fácil, afinal, vc vai entrar num mundo totalmente novo, muito mais complexo e trabalhoso, mas que poderá dar bons frutos.
Um profissional que desenvolve Symbian é mais caro que um J2ME, portanto pode pedir mais e no Brasil, se existe 10 desenvolvedores Symbian deve ser muito (e olha lá). É um nicho e como todo nicho, oportunidades para quem domina não falta.

Interessante não sabia desta praticidade da nextel, mas no meu caso nao vou conseguir fugir do symbian pois o projeto rodará em um nokia Symbian S60,
consegui o livro

Quick Recipes
on Symbian OS
Mastering C++ Smartphone
Development
Michael Aubert

Este atenderá as minhas necessidades? Como disse quero criar um modulo simples sem interface que inicie automaticamente toda vez que o celular for ligado, e que faça conexão com a internet e via bluetooth, sem que o usuario perceba seu funcionamento. Pelo o que eu vi este livro aborda conexões http, acesso bluetooth então acho que ele atenderá minhas necessidades.

Se você já sabe como programar em C++ para Symbian, sim, este livro de atende.
Se não sabe o básico como Leaves, os serviços, APIs, etc, então está comprando a toa.
Programar para Symbian tem as suas particularidades e se vc não tem o básico (q já é difícel de aprender) o resto então é mais díficel ainda.