Desenvolvendo para Symbian

3 respostas
S

Galera estou precisando fazer um sistema simples em symbiam para ficar rodando em background, iniciar automaticamente com o SO, acessando um aparelho gps e acessando a internet, como nunca mexi com symbian gostaria do caminho das pedras, soh alguma dicas do que correr atraz para estudar, do que estudar, e qual plataforma devo programar no sysmbian para que estas caracteristicas sejam atendidas, qual ide utilizar, estas coisas, mais um resumo para desenvolver um sistema destes. Obrigado!

3 Respostas

P

Sei que vc esta direcionando para Symbian, porem o que vc quer é possível de ser feito em aparelhos Nextel, pois estes possuem GPS integrado e permitem que a aplicação seja configurada para não poder ser apagada e ter também o início automático sempre que o celular é ligado ou mesmo que o usuário saia da aplicação, o sistema volta a executar a aplicação, garantindo que ela vai estar sempre rodando.

Quanto ao Symbian, você não vai encontrar fórums em português e mesmo lá fora existe pouco material realmente útil. Normalmente tem muita coisa defasada, tipo, abordando Symbian 7 sendo que estamos na versão 9.3.
Recomendo fortemente você comprar os livros sobre desenvolvimento Symbian, pois visualizo como único caminho garantido de vc conseguir desenvolver algo. Não é uma tarefa fácil, afinal, vc vai entrar num mundo totalmente novo, muito mais complexo e trabalhoso, mas que poderá dar bons frutos.
Um profissional que desenvolve Symbian é mais caro que um J2ME, portanto pode pedir mais e no Brasil, se existe 10 desenvolvedores Symbian deve ser muito (e olha lá). É um nicho e como todo nicho, oportunidades para quem domina não falta.

S

Interessante não sabia desta praticidade da nextel, mas no meu caso nao vou conseguir fugir do symbian pois o projeto rodará em um nokia Symbian S60,
consegui o livro

Quick Recipes
on Symbian OS
Mastering C++ Smartphone
Development
Michael Aubert

Este atenderá as minhas necessidades? Como disse quero criar um modulo simples sem interface que inicie automaticamente toda vez que o celular for ligado, e que faça conexão com a internet e via bluetooth, sem que o usuario perceba seu funcionamento. Pelo o que eu vi este livro aborda conexões http, acesso bluetooth então acho que ele atenderá minhas necessidades.

P

Se você já sabe como programar em C++ para Symbian, sim, este livro de atende.
Se não sabe o básico como Leaves, os serviços, APIs, etc, então está comprando a toa.
Programar para Symbian tem as suas particularidades e se vc não tem o básico (q já é difícel de aprender) o resto então é mais díficel ainda.

Criado 23 de julho de 2009
Ultima resposta 24 de jul. de 2009
Respostas 3
Participantes 2