Desenvolvimento para mobile

Ola pessoal boa noite estou iniciando com a programacao para mobile e pesquisei algum acerca disso mas fiquei com muita duvida sobre quais as linguagem que e utilizado. Eu vi que o ios usa uma linguagem chama Swift e vi tambem que e desenvolvida em c# fiquei meio confuso.
O outro problema e sobre os ide, vi que para cada sistema operativo e usado um ide e que podemos usr o xamarin para fazer um unico app usando uma ide isso e uma boa ideia e uma boa pratica o seu uso
Eu ja programo em java e C e nao tenho o conhecimento sobre as outras linguagens para mobile, alguem podeira me orientar sobre esse assunto

Sim, há mais de uma opção de linguagem para cada plataforma e sistema.

Para Android, a linguagem oficial é Java. Recentemente, também foi adicionada a linguagem Kotlin, que deve se tornar a linguagem principal do Android em breve. Usando A IDE Android Studio, você pode programar em ambas (Java e Kotlin).

Para iOS, a linguagem oficial é Swift, uma linguagem que a Apple desenvolveu recentemente. Você também pode usar Objective C, mas não vale a pena. Swift é muito superior e muito mais fácil. Mas um detalhe: para programar em Swift você precisa do XCode, que só roda no OSX. Ou seja, você precisa de um Mac.

H√° outras ferramentas multiplataforma, ou seja, que permitem programar tanto para iOS quando Android, que podem usar outras linguagens, como Javascript. Dentre elas, o Xamarin, PhoneGap e Appcelerator. Leia mais em http://www.businessofapps.com/guide/cross-platform-mobile-app-development/ .

Abraço.

1 curtida