Designer de Interface Android

Alguém aqui é ou conhece algum designer de interface com experiência em Android?

O que faz um Designer de Interface Android ?

Boa pergunta, também quero saber o que um Designer de Interface para Android faz.
Se for o que estou pensando, todo mundo que programa qualquer coisa pra Android é necessariamente Designer de Interface.

Faz o design (layout) do aplicativo. Gera os slices do design. Faz todo visual e planeja a toda usabilidade pensando nos recursos disponíveis pelo Android.
Se ele conhecer um pouco de programação pode até preparar o XML do layout das telas.

[quote=JavaES]Faz o design (layout) do aplicativo. Gera os slices do design. Faz todo visual e planeja a toda usabilidade pensando nos recursos disponíveis pelo Android.
Se ele conhecer um pouco de programação pode até preparar o XML do layout das telas.[/quote]

Acho difícil designer conhecer recursos disponíveis no Android. Me parece que “desenvolvedor android front-end” e “designer de interfaces” são perfis diferentes.

[quote=Renato Machado][quote=JavaES]Faz o design (layout) do aplicativo. Gera os slices do design. Faz todo visual e planeja a toda usabilidade pensando nos recursos disponíveis pelo Android.
Se ele conhecer um pouco de programação pode até preparar o XML do layout das telas.[/quote]

Acho difícil designer conhecer recursos disponíveis no Android. Me parece que “desenvolvedor android front-end” e “designer de interfaces” são perfis diferentes.[/quote]

Desenvolvedor de Android front-end?
To tentando imaginar o que faria um cara deixar uma aplicação android pela metade, desenvolvendo só o front-end e esquecendo do resto… e qual utilidade teria uma coisa do tipo.

Pessoal, vocês estão complicando, só quero saber se alguém conhece algum designer que tenha experiência em fazer designs de aplicativos para Android. Só isso!

Se voce quer um saber de alguém que sabe usar os LayoutManagers do Android, conheçe as Views e tem experiencia em criar as telas, então eu sou esse tal de design de aplicativos Android que voce precisa.

Acho que o cara tá querendo é alguém que desenhe (no papel, que seja) as telas e planeje a interação do usuário com o sistema.
Tô certo?
Pra Android, não conheço; pra iOS (que dá praticamente na mesma, a UX é quase igual) tem uma pilha de currículos cadastrados no NetCarreiras. Dá uma fuçada lá, mestre!
Abraço!

[quote=immortalSoul][quote=Renato Machado]

Acho difícil designer conhecer recursos disponíveis no Android. Me parece que “desenvolvedor android front-end” e “designer de interfaces” são perfis diferentes.[/quote]

Desenvolvedor de Android front-end?
To tentando imaginar o que faria um cara deixar uma aplicação android pela metade, desenvolvendo só o front-end e esquecendo do resto… e qual utilidade teria uma coisa do tipo.
[/quote]

São perfis diferentes mas não vejo porque você precisaria de duas pessoas, geralmente o cara que é bom em front-end dá conta de fazer o trabalho de back-end sem problema.

Apenas falei que front-end e back-end ambos envolvem habilidades distintas de programação. Sendo que front-end é muito mais importante em aplicativos móveis, onde muito mais que a metade do trabalho é de interface, eu diria 85%-90%.

O autor do tópico não se deu conta, mas quando ele fala em designer de interface Android que conhece os recursos do Android, o que ele quer mesmo é um desenvolvedor Android.

O que vc precisa é de um designer “normal” que tenha alguma experiência em diagramar para iphone por exemplo… ele vai desenhar as telas, recortar e te entregar os PNG, o resto é tudo contigo, customizar os componentes e tudo mais.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]O que vc precisa é de um designer “normal” que tenha alguma experiência em diagramar para iphone por exemplo… ele vai desenhar as telas, recortar e te entregar os PNG, o resto é tudo contigo, customizar os componentes e tudo mais.

[]s[/quote]

Verdade, isso ai um design que faz.

No meu caso eu consigo pegar o que esse design fez e usar os PNGs e gerar a tela. (Mas nem sempre chega recortado)

[quote=Luiz Aguiar]O que vc precisa é de um designer “normal” que tenha alguma experiência em diagramar para iphone por exemplo… ele vai desenhar as telas, recortar e te entregar os PNG, o resto é tudo contigo, customizar os componentes e tudo mais.

[]s[/quote]

Iiiiisso exatamente, um designer.

Ele não precisa saber programar para Android, só precisa conhecer o Android, pois assim ele sabe as limitações do aparelho.
Abs

[quote=JavaES][quote=Luiz Aguiar]O que vc precisa é de um designer “normal” que tenha alguma experiência em diagramar para iphone por exemplo… ele vai desenhar as telas, recortar e te entregar os PNG, o resto é tudo contigo, customizar os componentes e tudo mais.

[]s[/quote]

Ele não precisa saber programar para Android, só precisa conhecer o Android, pois assim ele sabe as limitações do aparelho.
Abs[/quote]
Ele não precisa saber essas limitações… o que pode ajudar mas não é obrigatório é ele conhecer os componentes visuais disponíveis em cada plataforma… mas ele pode fazer sem saber nada disso e os devs se viram pra implementar aquela interface.

Lembrando que hoje no mundo dos apps mobile, “beleza”, usabilidade e ergonomia são as palavras chaves pra poder pensar em se ter um app de sucesso.

[]s

[quote=Luiz Aguiar][quote=JavaES][quote=Luiz Aguiar]O que vc precisa é de um designer “normal” que tenha alguma experiência em diagramar para iphone por exemplo… ele vai desenhar as telas, recortar e te entregar os PNG, o resto é tudo contigo, customizar os componentes e tudo mais.

[]s[/quote]

Abs[/quote]
Ele não precisa saber essas limitações… o que pode ajudar mas não é obrigatório é ele conhecer os componentes visuais disponíveis em cada plataforma… mas ele pode fazer sem saber nada disso e os devs se viram pra implementar aquela interface.

Lembrando que hoje no mundo dos apps mobile, “beleza”, usabilidade e ergonomia são as palavras chaves pra poder pensar em se ter um app de sucesso.

[]s[/quote]

Cara, não é por nada não, mas “beleza” e ergonomia para uma aplicação[android] é algo inerente em qualquer desenvolvedor ou equipe de desenvolvimento.
Não tem como separar uma coisa da outra. Pelo menos não no android. Android é front-end e se limita a isso. Ninguém vai desenvolver uma sistema corporativo para rodar em android. Tudo que ele vai fazer é desenvolver uma app android que é um front-end.

Um ‘designer de interface’ android ajudaria tanto quanto um ‘programador html’ para um programador de app java web.

Se a necessidade é somente de png e jpg para colar na interface, então até concordo. Não que voce vá contratar alguém para isso, mas somente comprar algumas imagens, ou sei lá.
De fato não precisaria do menor conhecimento em android para isso. O desenvolvedor da aplicação que irá conhecer as limitações e irá adptar as imagens para as condições necessárias.

Como eu disse antes, desenvolvimento android é desenvolvimento front-end. Não tem como separar isso em mais camadas.

Pra mim um designer de interface Android é quem conhece as Views, o que é possivel fazer ou não e respeite certos padrões, por exemplo o botão voltar que é padrão nos devices Android, não é necessario colocar um “Voltar” na aplicação.

Um cara que saiba trabalhar com imagens, saiba dispor os componentes na tela, sabe a melhor forma de distribuir os componentes na tela, etc.

É isso que vc quer, certo?

Esse sim seria um designer de interface Android perfeito pra um app de sucesso.

E se o cara ainda seguir esses padrões aqui melhor ainda

Bom, o designer precisa sim conhecer as limitações do Android, afinal, ele tem que saber quais as resoluções pode utilizar, que botões poe fazer, etc.

Enfim, voltando ao objetivo do post, alguém conhece algum designer com experiência em Android?