Dicas para desenvolvimento de j2me em palms e pocket pc

Galera, tem alguem ai que programa nestas 2 plataformas? Gostaria de umas dicas.

1 - Como instalar a area de desenvolvimento? oque é necessario e onde pegar? já possuo o wireless toolkit instalado e o netbeans, onde encontro o emulador do palm e para o pocket pc?

2 - oque é melhor, converter os jar para prc, ou instalar a jvm no palm e roda-los?

3 - programando para um pda posso utilizar componentes graficos melhores do que para celulares ou ainda fico amarrado aos list, textbox, forms, textfield, os componentes basicos do j2me?

4 - é ou não possivel desenvolver programas utilizando a j2se 1.2 do java para pdas? jah ouvi isso e já li tb mas nada de exemplos ou demonstrando como fazer.

Valeu!!

Sem fazer propaganda, mas se vc for desenvolver pra handhelds sugiro usar Superwaba. Da uma pesquisada.

superwaba … tudo de bom… não conhecia … valeu pela dica

Respondendo:

Você pode tentar começando por estes artigos publicados na revista WebMobile:

http://www.guj.com.br/posts/list/84550.java#453315

Você utilizará os mesmos componentes disponibilizados do JavaME, a não ser que você construa ou use componentes gráficos de terceiros.

JavaSE não que eu saiba, mas usando CDC (que tem sua especificação baseada em Java 1.3 e pode-se usar AWT) sim, somente nos Pocket PC, no Palm OS somente existe, por enquanto, CLDC/MIDP. Para saber como utilizar dá uma olhada no link da resposta à primeira pergunta.

Valeu amigo, estudando, há temo tal do superwaba tb neh hehe, o link que vc me passou na primeira resposta n"ao esta funcionando!!!

Verdade, o link correto é: http://siriarah.wordpress.com/2008/01/05/artigo-na-revista-webmobile/, e já corrigi no post :slight_smile: Obrigado.

grato a todos eu tmb estava precisando…

Outra duvida, como andas o mundo do banco de dados em pda? tenho bastante escolhas? há limitações no banco? tipo limite de tamanho de tabela, ou limite de registro em tabelas?

Mais uma duvida, hj temos palms assim como celulares, que possui mais de 1 forma de acessar a internet, por exemplo podemos ter um palm que pode acessar através do chip de celular dele ou por wireless, cabo usb, etc… Como que funcionaria o controle de qual acesso se utilizar, é o sistema operacional que cuida? ou eu tenho que cuidar disso na aplicação?

Por exemplo, minha aplicação deve acessar a internet, meu aparelho possui, o chip, wireless, ou um cabo usb, soh o fato de eu fazer um Connector con = Connector.open(url); jah funcionaria pois o java apenas pede a conexão, e o SO que repassa qual conexao utilizar, ou tenho que tratar qual a conexão a ser escolhida?

Cara, desenvolvendo CLDC (Midp) você tem apenas RMS que é um registro de records. Você não consegue desenvolver querys nem nada, só pegar e botar registros em determinado índice. Já em CDC (Personal profile) você pode acessar databases (HSQLDB, Derby) inclusive com JDBC. Os limites creio eu que sejam de acordo com a memória do dispositivo.
Se for desenvolver aplicações que necessitem de banco de dados grande pra PalmOS, só com superwaba você vai conseguir algo decente. Tem o litebase que permite fazer querys SQL no banco.

A princípio automaticamente o SO passará a conexão correta à VM, mas isso depende do dispositivo usado e a VM que está por cima dele. Só testando para saber.