Gostaria de algumas dicas de apostilas, tutoriais, livros, vídeos e tudo o mais que ajude na iniciação do desenvolvimento de jogos para Android.
Já achei alguns tutorias pesquisando na web, mas todos são muito simples, gostaria de saber como desenhar o cenário do jogo na tela, a rolagem do cenário, passagem de uma área do cenário para outra, variação do tamanho das imagens dependendo da resolução, etc.
Também já dei uma olhada na documentação do próprio Android, porém não consegui tirar muito proveito.
O que você precisa saber é como desenhar no Android, e isso varios artigos na internet inclusive esse meu explica como fazer.
O resto é logica, livros sobre desenvolvimento de jogos vão te ajudar mais do que algum especifico para Android, no maximo voce precisa conhecer as APIs para Android que vão ser bastante similares a outras plataformas.
Se quiser fazer jogos high-end compre um livro de OpenGL ES 2 que os Androids (nem tão recentes assim) já suportam.
[quote=Marky.Vasconcelos]O que você precisa saber é como desenhar no Android, e isso varios artigos na internet inclusive esse meu explica como fazer.
O resto é logica, livros sobre desenvolvimento de jogos vão te ajudar mais do que algum especifico para Android, no maximo voce precisa conhecer as APIs para Android que vão ser bastante similares a outras plataformas.
Se quiser fazer jogos high-end compre um livro de OpenGL ES 2 que os Androids (nem tão recentes assim) já suportam.[/quote]
Realmente já achei vários artigos (inclusive o seu, que por sinal me esclareceu muita coisa) ensinando a como desenhar na tela, porém não consegui visualizar principalmente como montar um cenário para um jogo, por exemplo, como posicionar os objetos de cenário como árvores, casas, etc. em tal ponto da tela, como especificar o tamanho do mapa já que as telas variam de tamanho, etc.
Até já consegui criar um sprite animado de uma personagem e movimentá-la pela tela, mas ainda não consegui pegar o conceito em como criar o “mundo” para essa personagem.
Por isso estou precisando de uma ajuda para me nortear e suas dicas já vão me ajudar muito.
eu trabalho com games 2D e na minha opinião vc deveria ver algumas Engines (motores) para games. posso indicar algumas:
AndEngine
AngleAndroid
Cocos2d
pelo q eu percebi vc já tem um conhecimento básico, então basta ver alguns exemplos de de um game completo e estudar. As Engines vão te ajudar demais no desenvolvimento. O cenário que vc comentou tem classes específicas p tratar de tudo
[quote=dj++]eu trabalho com games 2D e na minha opinião vc deveria ver algumas Engines (motores) para games. posso indicar algumas:
AndEngine
AngleAndroid
Cocos2d
pelo q eu percebi vc já tem um conhecimento básico, então basta ver alguns exemplos de de um game completo e estudar. As Engines vão te ajudar demais no desenvolvimento. O cenário que vc comentou tem classes específicas p tratar de tudo
[/quote]
Outro dia eu comecei a dar uma olhada na AndEngine e realmente percebi que existem várias funcionalidades que facilitam muito no desenvolvimento do jogo.
Mas dentre as três qual é a melhor? Qual é mais fácil de utilizar e possui uma boa gama de recursos que facilitam o desenvolvimento? Qual possui mais documentação e exemplos disponíveis? Você conseguiria me indicar alguma boa fonte de documentação, exemplos de jogos completos, etc.?
Eu segui seu tutorial, o que me esclareceu bastante, principalmente em como começar, e consegui até fazer umas personagens andarem pela tela e fugirem ao tocá-las, mas eu realmente quero desenvolver jogos com cenários mais complexos, que possuam várias áreas para a personagem percorrer e objetos com os quais ela possa interagir.