Dipositivos que suportam MIDP 2.0

Eu estou atualmente fazendo TCC e meu tema é jogos para dispositivos móveis… Fazendo uma pesquisa sobre as minhas opções cheguei a conclusão de que o J2ME é a melhor escolha…

Mas tem um porém eu utilizarei o MIDP 1 ou o MIDP 2? Gostaria de saber a opnião de vocês eu já li que o MIDP 2 é muito melhor para o desenvolvimento ele já até possui uma API específica para jogos mas poucos dispositivos suportam essa especificação.

Vocês acham que valhe a pena utilizar já MIDP 2? Será que futuramente até os celulares de custo médio irão suportar essa especificação?

Oi.
Olha, eu tenho um contato com J2ME de uns 3 meses e já li uma boa parte de especificações, livros e artigos. Pelo que sei, o uso de MIDP 2.0 em dispositivos móveis hoje ainda é bem escasso. O MIDP 1.0 já tem suas bases bem solidificadas e acho que deverá persistir por um bom tempo.
O MIDP 2.0 tem uma série de vantagens como: API para desenvolvimento de jogos, suporte a https, ponto flutuante, entre outras coisas. Mas, ainda acho mais conveniente utilizar o MIDP 1.0 por podermos portar o código para vários dispositivos. É melhor do que manter código “guardado na gaveta”, não acha?

Verdade é que eu tava vendo parece que tá meio lenta a adotação do midp2.0 mesmo alguns aparelhos novos não estão saindo com MIDP 2.0 somente os top dos top de linha estão :’(.

Bom, tem muitos celulares ja saindo com MIDP2.0
os tops de linha tel saido com ele ja sim, eu acho que vai demorar ainda um ano mais ou menos para se popularizar o 2.0… por enquanto, tem uns 1.0 saindo com apis opcionais que vem no 2.0… na verdade eh meio que uma bagunça mesmo hahahaha…

bom, nesse site aqui: http://www.jbenchmark.com/

vc pode ver uns celulares que ja tem o MIDP2.0, o Motorola v600 (muito muito rox, soh para constar) é 2.0

bom…
a não ser que vc queira fazer jogos mesmo, o MIDP1.0 ja da conta do recado bem legal =)
acho que é isso ai…

Abraços!

[quote=“jujo”]Bom, tem muitos celulares ja saindo com MIDP2.0
os tops de linha tel saido com ele ja sim, eu acho que vai demorar ainda um ano mais ou menos para se popularizar o 2.0… por enquanto, tem uns 1.0 saindo com apis opcionais que vem no 2.0… na verdade eh meio que uma bagunça mesmo hahahaha…

bom, nesse site aqui: http://www.jbenchmark.com/

vc pode ver uns celulares que ja tem o MIDP2.0, o Motorola v600 (muito muito rox, soh para constar) é 2.0

bom…
a não ser que vc queira fazer jogos mesmo, o MIDP1.0 ja da conta do recado bem legal =)
acho que é isso ai…

Abraços![/quote]

Nossa esse lance de api opcional é terrível, se eu utilizar elas eu vou ficar preso a uma marca ou a uma série de dispositivos de uma marca…

Meu jogo só terá uma versão final acho que daqui a uns 9 meses… mas o meu medo é que midp 2.0 seja algo que saia somente em aparelhos de mid ou high cost… e o midp 1.0 fique no low cost… De qualquer maneira é bom saber que o V300 aceita midp 2.0 mas ainda é um celular com um preço relativamente alto.

No cldc o que muda realmente do 1.0 para o 1.1? E aquele motorola e365 ele suporta midp 2.0?? Procurei por todo lado alguma informação e não achei nada concreto

Yelloowww!

acho que até la, o 2. ja vai estar mais popularizado… e não acredito qeu o 1.0 fique para os baixo custos… ele vai entrar em todos mesmo…

bom, quanto ao CLDC, do 1.0 para o 1.1 é adicionado à parte de conexão a conexão segura, com criptografia e tal… mas o que vc utiliza com o 1.0 eh totalmente compativel =)

abraços!

[quote=“jujo”]Yelloowww!

acho que até la, o 2. ja vai estar mais popularizado… e não acredito qeu o 1.0 fique para os baixo custos… ele vai entrar em todos mesmo…

bom, quanto ao CLDC, do 1.0 para o 1.1 é adicionado à parte de conexão a conexão segura, com criptografia e tal… mas o que vc utiliza com o 1.0 eh totalmente compativel =)

abraços![/quote]

Ahhh… o cldc é mais da parte de conexão mesmo legal… eu achei que tinha especificações quanto a processamento e etc…