Duvida de como proceder

Olá Pessoal,

Já desenvolvi alguns games para desktop em outras linguagens, mas nada para celular.
Estou querendo começar a desenvolver para android e estou com algumas dúvidas referente ao desenvolvimento, e gostaria de umas ajudinhas:

1º - Qual Engine utilizar?
Qual na opinião de vocês é uma engine que vale a pena? Li sobre a Unity 3d. Será que vale? Se não, qual?

2º - Questão da dimensão do celular.
Como que fica a dimensão do celular, uma vez que, o jogo pode funcionar em diversas plataformas?

3º - Qual são as engines que esses jogos feito em android(tipo angry birds) são desenvolvidos? Vale a pena tentar desenvolver nessa engine?

Bom, a princípio são essas as minhas dúvidas pois não lembro no momento de todas.
Assim que lembrá-las, comento aqui.

Mt obg pela atenção de todos e aguardo respostas.

[]'s

1. A Unity3D é uma ferramenta excelente e madura para se produzir jogos.

2. Eu não sei como as engines tratam isso, mas realmente fica dificil.

E voce quer desenvolver jogos 2D ou 3D?

Normalmente, jogos 2D eu desenvolvo na mão mesmo com a propria API do Android (Canvas).

Quero desenvolver jogos em 3d.

Então quer dizer que na unity 3d eu posso ir sem medo?
Ou me recomenta outra?

Eu não conheço muitas engines 3D.

Mas se voce quer um ambiente com editores Unity é sua melhor escolha.

As outras APIs são simplesmente uma maneira mais facil de trabalhar com OpenGL ES programaticamente.

Baixei o Unity 3d para android, 3.3, porém não estou conseguindo criar projetos em android.
Diz a seguinte frase:

Your license does not cover Android Publishing

Alguem pode me ajudar??

Alto explicativo não acha?

Voce precisa de uma licença que cubra publicações para Android.

Me expressei errado :smiley:
Mil desculpas.

Pelo que eu entendi, eu poderia criar os jogos e testar no emulador do android, sendo necessário a compra da licença apenas se caso eu fosse publicar no market.
Por isso não entendi a qeustão da licença.

Agora ficou mais claro minha dúvida?