Peço desculpas se esse não é o lugar certo para postar isso, é que sou novo aqui no fórum.
Eu não entendo muito de JAVA. Faço Eng Elétrica, sei C/C++ e estou aprendendo JAVA e VERILOG esse semestre.
Pois então, JAVA não é muito interessante para o meu curso, porém sempre tive curiosidade para desenvolver aplicativos para celular (o que já me seria útil).
Gostaria de saber se é necessário ter um conhecimento prévio em JAVA ou se já posso começar a aprender J2ME, estudando paralelamente a matéria de POO da universidade…
Desculpa pela dúvida, é que comecei há 1 mês estudar JAVA --’
Acho que você pode até partir diretamente para o JavaME. A vantagem do JavaME é que ele usa uma especificação mais antiga do Java e não é tão complicado quanto o JavaSE; ele só tem algumas sutilezas incômodas em relação ao JavaSE que você, como engenheiro e programador C/C++, vai tirar de letra.
Depende bastante, porque você provavelmente irá necessitar usar algum recurso que é específico daquela marca e talvez até daquele modelo. Escrever um programa que se adeque a várias marcas e modelos é uma arte, na verdade.
Em JavaME, a idéia não é WORA (Write Once, Run Anywhere), que é uma das promessas do Java, mas sim WOTA (Write Once, Test Anywhere). Você precisa testar para ver se funciona adequadamente no tal modelo.
Voltando a sua primeira pergunta Ls2, acho que entender a linguagem Java em si, torna-se mais proveitoso e com um ganho no domínio maior da mesma a partir dos primeiros System.out.println("Hello World"); que é onde você inicia e aprimora os conhecimentos OO conhecendo a linguagem num todo.
A meu ver partir direto para J2ME de início sem conhecimento prévio de Eventos de Botões, de um padrão de projeto chamado Observable muito utilizado nas programações onde exigem eventos (Swing, por exemplo), pode fazer com que encontre dificuldades que não iria ter caso tivesse visto a POO a fundo. Agora como você já é Eng. Elétr. já possui um domínio sobre programação C++ e está estudando POO terá grande facilidade em entender a programação JME. Mas ressalto na ênfase ao POO puro antes de partir para JME.
A meu ver, pode ir estudando em paralelo sim J2ME já que é algo que você deseja muito aprender, por que sei que ficar vendo as coisas em console é um tédio muito grande, mas não deixe em hipótese alguma de dar uma maior ênfase a OO que a partir do domínio do mesmo ficará mais fácil desenvolver J2ME, JSE, JEE e qualquer que seja a linguagem de programação Orientada a Objetos.
Ah, e é muito chato sim, ficar escrevendo programas como calculadora, sem interface gráfica (já imprimi um material para começar a fazer isso antes mesmo do professor dar o assunto) :?
Deve ser muito legal ver o programa rodando no celular
Obrigado a todos, a partir de hoje vou virar membro freqüentador do fórum ^^