Dúvida de iniciante

Pessoal,

Peço desculpas se esse não é o lugar certo para postar isso, é que sou novo aqui no fórum.
Eu não entendo muito de JAVA. Faço Eng Elétrica, sei C/C++ e estou aprendendo JAVA e VERILOG esse semestre.

Pois então, JAVA não é muito interessante para o meu curso, porém sempre tive curiosidade para desenvolver aplicativos para celular (o que já me seria útil).

Gostaria de saber se é necessário ter um conhecimento prévio em JAVA ou se já posso começar a aprender J2ME, estudando paralelamente a matéria de POO da universidade…

Desculpa pela dúvida, é que comecei há 1 mês estudar JAVA --’

Abraço.

Acho que você pode até partir diretamente para o JavaME. A vantagem do JavaME é que ele usa uma especificação mais antiga do Java e não é tão complicado quanto o JavaSE; ele só tem algumas sutilezas incômodas em relação ao JavaSE que você, como engenheiro e programador C/C++, vai tirar de letra.

thingol,

Entendo. Só mais algumas dúvidas ^^

• O que eu preciso ter instalado no meu computador para começar a programar em J2ME?
  • A aplicação em JAVA criada vai poder ser execultada em qualquer celular ou isso varia de marca/modelo?
  1. Você pode instalar a versão mais nova do NetBeans ou então o SDK do fabricante (por exemplo, se for Sony Ericsson, pode baixar de http://developer.sonyericsson.com/site/global/docstools/java/p_java.jsp ).

2. Depende bastante, porque você provavelmente irá necessitar usar algum recurso que é específico daquela marca e talvez até daquele modelo. Escrever um programa que se adeque a várias marcas e modelos é uma arte, na verdade.

Em JavaME, a idéia não é WORA (Write Once, Run Anywhere), que é uma das promessas do Java, mas sim WOTA (Write Once, Test Anywhere). Você precisa testar para ver se funciona adequadamente no tal modelo.