Bom a minha duvida eh mais teoria do que prática…
Esses tempos estou comecando a desenvolver um projeto para celular. Desenvolvi um sisteminha que funciona perfeitamente no emulador (utilizei o netbeans), peguei o jar que o proprio netbeans gera e joguei no cel
mas ele nem abriu nos 3 celulares que testei (motorola, nokia e sony ericson), em uma conversa com um amigo que ja fizera um software para cel, ele me disse que tenho que criar um jar para o modelo do cel.
A questao é, se java eh java (kd a portabilidade dele?) pq tenho que criar jar para um tipo especifico de celular?
[quote=derickcp]Bom a minha duvida eh mais teoria do que prática…
Esses tempos estou comecando a desenvolver um projeto para celular. Desenvolvi um sisteminha que funciona perfeitamente no emulador (utilizei o netbeans), peguei o jar que o proprio netbeans gera e joguei no cel
mas ele nem abriu nos 3 celulares que testei (motorola, nokia e sony ericson), em uma conversa com um amigo que ja fizera um software para cel, ele me disse que tenho que criar um jar para o modelo do cel.
A questao é, se java eh java (kd a portabilidade dele?) pq tenho que criar jar para um tipo especifico de celular?[/quote]
A portabilidade está na possibilidade de você executá-lo em qualquer dispositivo que tenha uma máquina virtual, desde um Desktop até um cartão.
Você não tem que fazer uma versão específica para cada celular. Acontece que os celulares mais antigos e com menos recusos possuem uma versão mais antiga e com menos recuros do J2ME e os celulares mais modernos possuem uma versão mais moderna do Java. Se quer que sua aplicação rode em todos os aparelhos com Java então faça ela com as configurações mais antigas do Java (MIDP 2.1 e CLDC 1.0) pois assim qualquer celular com Java irá suportálas.