dúvida: servidor contatando celulares (long polling, push registry)

Não sei se alguém vai poder me auxiliar, mas não custa perguntar. =)

Estou fazendo o meu trabalho de graduação e me deparei com um problema. Eu queria fazer o servidor com o meu sistema enviar solicitações de serviço pra celulares externos. A idéia é que ele rode um processo de hora em hora fazendo isso. Os donos dos celulares receberiam as solicitações e poderiam mudar o status delas, acionando o servidor pra isso.

O problema é que eu não sei como fazer o servidor contatar o celular e enviar os dados pra uma aplicação. Tentei pesquisar na net e achei umas coisas sobre long polling - algo como o celular ficar perguntando ao servidor se tem dados pra ele - e sobre push registry. Pra esse último, entendi que o celular teria q ter um IP fixo cadastrado no servidor, e o servidor tomaria a iniciativa de abrir uma conexão… Mas não sei se isso é possível de ser feito em qualquer rede, ou se precisa de um plano de dados especial ou coisa assim. Eu não vou vender o sistema, mas a banca não vai aceitar se ele não for viável do ponto de vista financeiro. XP

Não tenho muita experiência com programação pra celulares e estou meio perdida pra saber qual é a melhor solução - se é que as duas são viáveis - e como implementar. Não estou pedindo código pronto, mas se alguém tivesse um livro ou apostila pra indicar, ou mesmo um bom tutorial, ajudaria bastante. XD