Bem, acredito que a programação para dispositivos móveis (não somente celulares) não seja modismo, os números de equipamentos rodando Java tende a aumentar e muito.
Vc precisa decidir por produzir software para dispositivos de gama alta (smartphones, PDA´s celulares avançados e afins) que possuem mais memória e maior poder de processamento ou para gama baixa (celulares básicos, setup box, etc) onde a capacidade de processamento e memória é mais limitada.
Se vc optar por desenvolver para gama alta vc pode desenvolver até utilizando Swing e cia como em uma aplicação desktop comum, se a KVM do seu dispositivo não suportar vc pode baixar e instalar a KVM MySaifu que permite isso, achei ela muito interessante veja nesse link mais sobre ela http://www.viamais.net/blog/?p=56.
Para dispositivos de gama baixa vc precisa se atentar ao desenvolvimento J2ME (eu utilizo o Netbeans que me permite criar um projeto para esse fim e focar meus trabalhos), aqui no GUJ tem bastante material sobre J2ME.
Para a venda, na área de jogos geralmente vc faz um demo do seu jogo e encaminha para as operadoras e/ou fabricantes, como a demanda por jogos é muito alta e falta gente capacitada no mercado, mesmo um pessoa física pode vender diretamente, os fabricantes aceitam até isso por um bom jogo, as operadoras e/ou fabricantes irão testar ao extremo o seu jogo (cuidado com bug´s e ou um demo que possa ser utilizado como versão final, tem gente mal intencionada nesse ramo que pode tentar roubar seu jogo), se eles gostarem do seu jogo irão compra-lo ou pagando a vista um valor negociado ou te passando um porcentagem das vendas do jogo, se vc optar por vender diretamente para uma operadora e/ou fabricante vc não precisará se preocupar em como será instalado nos celulares, eles fazem isso.
Agora vc pode também compilar seu jogo e vender vc mesmo, basta seguir a especificação J2ME e vender via site, como o seu cliente vai passar o jogo para o celular? Aí vai depender de cada aparelho, vc não precisa se preocupar com isso, pode ser via cabo, bluetooth, etc. Vc também pode fazer um esquema para o cliente comprar no site o jogo e receber via SMS um link para a descarga automatica do jogo, isso é mais complicado e envolve geralmente as operadoras.
Basicamente é isso, se quiser saber algo específica é só perguntar.