Oi pessoal! Estou começando agora no Java e um dos meus principais objetivos e poder programar para celulares com suporte a essa tecnologia. Estou aqui para confirmar uma coisa: Para programar para celulares eu devo usar o JME em vez do JSE, certo?
Um programa feito para o Nokia 5200 roda exatamente igual no Nokia 7373?
Como eu especifico na minha IDE (eclipse, por exemplo) que quero fazer um projeto JME e não JSE?
Eu posso ter os dois instalados no meu computador?
Grato pelas informações! Espero que um dia possa contribuir com o fórum também!
[quote=rvlira]Como eu especifico na minha IDE (eclipse, por exemplo) que quero fazer um projeto JME e não JSE?
Eu posso ter os dois instalados no meu computador?[/quote]
Sim vc pode ter varias plataformas na mesma IDE…
para configurar o EclipseME acesse: http://www.eclipseme.org/docs/installEclipseME.html
Primeiro você tem que instalar o WTK, que é o kit de desenvolvimento para JME. Depois é só configurar a sua IDE de sua preferencia.
O netbeans tem um modulo chamado Mobility Pack e no eclipse tem o plugin EclipseME. A vantagem no netbeans é que tem o editor visual, mas eu uso o eclipseME.
[quote=acopiara]Primeiro você tem que instalar o WTK, que é o kit de desenvolvimento para JME. Depois é só configurar a sua IDE de sua preferencia.
O netbeans tem um modulo chamado Mobility Pack e no eclipse tem o plugin EclipseME. A vantagem no netbeans é que tem o editor visual, mas eu uso o eclipseME.
Desculpe a pergunta… mas também sou novo na área de celulares.
Muita gente fala pra eu baixar o wtk (é o wireless toolkit, right?). Mas eu só precisei baixar o MIDP e o CLDC.
Na verdade, fui ver agora na minha pasta e vi que tenho o MIDP e o WTK. Mas o WTK é o mesmo que o CLDC?
Po, pra que tantos nomes… ainda vou convencer a Sun de fazer 1 só .tgz com todos.
Só fiquei com uma dúvida: No post anterior o dedejava colocou duas siglas que me embaralharam. MIDP e CLDC. Abri o link para baixar o WTF e na página aparece: “WTF for CLDC”.
Então eu pergunto: se o WTF é para CLDC (o que quer que isso seja! xD) então teoricamente eu teria que ter isso… ou não?
Desculpa se deixei você com mais dúvidas.
Existe artigos muito legais na Internet explicando tais coisas… o que eu posso dizer pra você é o seguinte (de meus conhecimentos):
CLDC e CDC são duas configurações diferentes.
CLDC = Connected Limited Device Configurations. Eu acho que é dispositivos que tem baixa configuração de processamento (16 ou 32 bits), memória limitada (de 128 a 512 Kbytes pra Java). Tipo celulares.
CDC = Connected Device Configurations. É tipo um Pocket PC, que tem processamento maior, memória maior que celulares.
Tudo isso que falei foi retirado de algum lugar onde você pode encontrar mais sobre isso.
Vou deixar uma apostila de 2003 (acho que é um pouco velha, mas enfim), pra você dar uma lida.