Dúvidas Gerais para iniciar programação mobile

Bom dia!
Preciso iniciar um sistema de vendas externa em dispositivo movel(celular) e então me surgiu algumas dúvidas;

1. Se eu programar em android, vai rodar no windows fone?
  2. Qual linguagem eu usaria para rodar em diversos aparelhos?
  3. Dentro destas linguagens, qual seria a melho para fazer um sistema de pré venda com cadastro de cliente, contas a receber, o cadastro de cliente e contas a receber seria atualizado de um servidor que esta local na empresa, então o vendedor carregaria estas informações e sairia para fazer a sua rota, ao voltar descarregaria as pré vendas.
  4. Como poderia ser feito esta sincronização como servidor, via txt, email enviando um arquivo, conecta o celular no pc?
  5. Linguagens que pensei. JME, Android e Lazarus.

[quote=rpassos81]Bom dia!
Preciso iniciar um sistema de vendas externa em dispositivo movel(celular) e então me surgiu algumas dúvidas;

1. Se eu programar em android, vai rodar no windows fone?
    [/quote]
    Não.

Vai precisar de um gerador de código, que nem sempre é bom. Ou, mais interessante, um sistema web.

Sistema de pré vendas não precisa de cadastro de clientes, nem contas a receber, ele estará integrado a um sistema de vendas, acessando os dados do cliente e dos produtos e gerando orçamentos e/ou pré pedidos. Isso pode ser feito em aplicação web mesmo.

Como disse, pode ser web, que será real time. Se você quiser outro meio, o ideal seria ter uma rotina, no próprio sistema, que faça a sincronização.

[quote=rpassos81]
5) Linguagens que pensei. JME, Android e Lazarus.[/quote]
JME não roda em android, pois este não possui uma máquina virtual (JVM). Embora ele interprete os .class (bytecode) do java, não interpreta o que for construído com JME.
Lazarus eu desconheço.

Certo, obrigado pelas dicas. Este sistema sera para uma distribuidora e tem rotas de venda fora da cidade em lugares que nem o celular pega. Por isso o vendedor chegaria pela manha, carregaria as informaçoes e sairia para vender. Não pode depender de sinal web. To pensando em fazer em android e definir como sendo este os celulares que deverão ter.