Duvidas Primeiros Passos / Ajuda Com Comparaçoes!

Salve Galera!

Bom, Minha duvida é bem simples e de muitas outras pessoas tambem, gostaria de desenvolver pequenos aplicativos
pessoais e talvez um dia para pequenas empresas. O problema sao essas multiplas plataformas, ja que vou iniciar
os estudos em uma linguagem, quero ter certeza que estou escolhendo a certa, que mais adiante nao vou me encontrar
em um beco sem saida e ter que iniciar os estudos novamente. As principais plataformas seria Android e IOS, mas se
funcionar no windows phone melhor ainda. Achei diversas linguagens que “poderiam” atender porem gostaria da opniao
de voces para nao acabar escolhendo uma morta ou sem futuro. Vamos la a algumas: Titanium usando Java Script e
CSS, Flash Player usando Action Script 3.0, tambem ja li em algum lugar que Html5 + XML roda nos dois mas nao
cheguei a me aprofundar na epoca se era verdade mesmo. Ja estudei C, porem sempre gostei mais de Delphi, PHP e
MySql. Estava querendo estudar mesmo era JAVA, pois sempre tive curiosidade e sei que é uma otima ferramenta de
trabalho alem de muito promissora, seria ela capaz de atender nisso ai que eu estava precisando? Espero que possam
me ajduar. Abraços!

Você tem que saber o que está buscando!
Existem diversos artigos na internet explicando as diferenças entre uma aplicação nativa e uma multiplataforma, vai da sua necessidade e gosto.
Entre Android,iOS…são esses atualmente os maiores no mercado, porém, não tem como saber o que acontecerá daqui 2, 5, 10 anos, ainda mais nesse mercado mobile.
Se for desenvolver para multiplataforma, aconselharia HTML5, porém, existem suas limitações e também por ser uma linguagem(nova) muito se espera dela, mas como disse, não há como saber se irá vingar ou não.

Analise o público que deseja atingir, veja a linguagem em que você tem menos dificuldades, estudo e comece a por a mão na massa, quando menos esperar já vai poder desenvolver apps bastante legais!

Boa sorte!

Depende do que a aplicação vai precisar fazer. Por exemplo, se ela precisar acessar a câmera, acelerômetro e outros componentes do celular, é melhor programar utilizando a linguagem do aparelho, pois terá uma integração melhor (apesar de que começam a surgir opções multiplataformas que fazem esse meio de campo, como o phonegap). Já se a sua aplicação for mais web, sem precisar usar os componentes supracitados, não vejo porque não utilizar um sencha touch, um jquery mobile ou titanium.

Atualmente estou estudando Sencha Touch, mas vejo como um “problema” a falta de material sobre. Em comparação com o Android e o iOs, esses frameworks JS + HTML5 têm pouco material. Claro que aos poucos isso vai mudar, mas por enquanto eu vejo assim.

Como falei, tudo varia de como será sua aplicação.

jhony_ld,

Sempre gostei de Html + PHP + MySql pela facilidade de ser interpretado pelos navegadores instalados no SO, podendo
ser acessado por qualquer dispositivo inclusive Mobiles. Utlizei bastante esse conjunto ate para desenvolver programas,
cadastro de clientes, controles de estoques via internet e intranet. Nunca tive problemas, mas agora com essa nova era
de apps e gadgets nao tem jeito, vou ter que me atualizar a esse novo mundo pela facilidade que as pessoas encontram
ao achar algum aplicativo, instalar e a partir desse app ela obter todas as informaçoes que ela queira. Acho que todos
concordamos que e muito mais facil simplesmente abrir um app na tela do seu celular do que entrar em um site e buscar
coisas! Acho que vou estudar HTML5 e XML pela facilidade e por ter mais conhecimento nessa area, alem do que como o
Hmuller ja disse nao vou necessitar de acelerômetro e outros componentes do celular. Vou dar uma olhadinha nesse
Sencha Touch tambem. Acho que um aplicativo que apenas fizesse uma leitura de um arquivo (internet) e depois a mostrasse
organizadamente dentro do Aparelho ja seria um bom começo para mim. Assim poderia manter minha programaçao normal
com Php + MySql e utilizar um app para disponibilizar esse conteudo diretamente ao usuario. A unica necessidade seria a
multiplataforma mesmo.