Dúvidas quanto a Conexões HTTP (requests) e GPRS

Olá pessoal, sou novato em J2ME, comecei a ler o Core J2ME e também a brincar com alguns exemplos encontrados na net. Mas fiquei em dúvida nestes pontos :?:

  • É possível minha aplicação ficar rodando indefinidamente em uma thread, para por exemplo toda vez que chegar uma mensagem de tal número e com tal conteúdo eu iniciar um processo nela ?

  • É possível minha aplicação ficar fazendo requests (através de gprs) para uma página (que não retorna nada, entenda-se o mínimo de bytes possíveis, até o início do processo) sem gerar custos para o cliente ?

  • Ao utilizar o HttpConnection eu já estou utilizando GPRS ? Se não, como faço para utilizar ?

Desde já muitooo obrigado galerinha… :wink:

Seja bem vindo!

[quote]- É possível minha aplicação ficar rodando indefinidamente em uma thread, para por exemplo toda vez que chegar uma mensagem de tal número e com tal conteúdo eu iniciar um processo nela ?
[/quote]
Sim. Dê uma olhada na tecnologia Push, que está presente no MIDP2 apenas. Ela permite que vc registre a sua aplicação no Celular, e assim que chegar uma mensagem SMS, DATAGRAMA sua aplicação “acorda” e processa, podendo inclusive e que é mais comum, usar o conteúdo da mensagem como entrada de dados.

Concorda que você precisa passar parâmetros pro endereço? tipo
http://www.meusite.com.br/meuServlet?Meuparametro=1
Esse fluxo já está sendo cobrado e não apenas o que vc retorna do seu servlet, mas o fluxo trafegado. O que você pode fazer é diminuir esse custo não deixando o seu processo tão on-line assim, mas fazendo com que ele rode de n em n minutos por exemplo, ou numa situação mais difícil é entrar em contato com alguma operadora e negociar isso com elas. Isso que eu acabei de dizer é o que eu acho, mas nada que impeça de você fazer um teste simples e depois postar aqui pra gente se realmente é isso!

Sim e não. Na verdade quando vc chama HttpConnection, está pedindo a KVM que te dê a forma de conexão que o celular tem disponível e que é padrão. Ou seja, se o celular tiver EDGE como padrão, a sua conexão chamará ele como canal de tráfego e não GPRS. Ou seja, a KVM e o Celular definem qual a forma de conexão configurada como padrão e não você diretamente pelo seu sistema.

Abraço

:smiley: Muito obrigado pela resposta, bem completa…

Vou realizar alguns testes quanto aos requests e posto aqui qualquer novidade. 8)

Vou verificar as outras possibilidades…

A propósito ao utilizar MIDP2 não estarei limitando, e muito, o número de aparelhos compatíveis com a tecnologia ?!?

Abraço

Sim, mas pra isso você tem que ver as seguintes perguntas:

  1. A Solução que estou desenvolvendo é voltada pra quem?
  2. Qual é o meu público-alvo?
  3. As soluções que estou querendo implementar são realmente imprescindíveis pro meu sistema e pro meu público?

Enfim, você tem que fazer algumas perguntas básicas, mas a resposta a sua pergunta é sim, pelo menos esse quadro está melhorando bastante, mas realmente a população em geral ainda é dominantemente MIDP1.0 e outra, não instalam nada de java, e nem gostam de aplicações. rs
As pessoas que não são malucos por tecnologia como nós e que estão dispostos a instalar qualquer coisa no celular, não tem celulares comuns, possuem celulares já com alguns recursos como uma câmera, mp3, cartão, etc… e isso é MIDP2.0.
Conheça o seu público e as pessoas que quer atingir depois defina a sua aplicação e as maluquices de melhoria que quiser bolar. rs

Sofisticação e Tecnologia é inversamente proporcional ao poder aquisitivo, ou seja, quanto mais tecnologia e recursos quiser desenvolver, menos pessoas no nosso grande e injusto país estará atingindo.

Abraço.
Estamos aguardando o seu teste!

Abraço