Dúvidas quanto a programação para palms

7 respostas
F

Ola gelera do fórum,

Estou pesquisando neste fórum e em outras fontes sobre como devo programar para palms.

Já sei que devo usar J2ME ou SuperWaba, já tenho a WTK e tenho o Mobile Pack para o netbeans, o Palm OS Simulator e o Palm OS Emulator.

A minha dúvida é em relação a como eu tenho que procedir para conseguir criar um programa, compilá-lo e executá-lo.

Eu posso usar o Mobile Pack para programar para palms tb? Pois me parece que é só para celulares.

Se alguém puder colocar um esquema de como devo proseguir para conseguir programar, compilar, testar e tudo o que preciso fazer para poder rodar no palm.

Já pesquisei em outros tópicos deste fórum e li vários tutoriais , mas estou meio perdido ainda.

Se alguém puder me ajudar, acho que esse tópico será de grande ajuda para vários iniciantes como eu.

Obrigrado,

Fabricio.

7 Respostas

T

Cara sou novo com j2me tambem, mas pelo que sei o esquema de palm e o mesmo do celular…

Tenta utilizar o screen designer do Netbeans, e depois de criar a aplicação,
clica com o botão direito do mouse na pasta do projeto e seleciona “build project”

ele vai criar um arquivo .jad e ou outro .jar na pasta …/dist

importa o arquivo .jad para o o simulador…se funcionar blz…e so importar para o palm.

ps: as vezes o aplicativo funciona no simulador e na hora de testar no aparelho aparece a mensagem ‘arquivo invalido’. Neste caso mude a versão do Midp ou do cldc…

Isso e oq eu entendo cara… tenta ai que pode dar certo blz…

espero ter ajudado…

F

tarefas_java, para mim rodar no simulador o arquivos tem que ser .prc e não .jar ou .jad. Se eu usar o Mobile Pack no netbeans e configurar a WTK como emulador, assim que eu compilar e rodar o código ele já abre o emulador do celular sem precisar debugar e importar no emulador. Só que para palm eu não to entendendo como eu faço isso.

E queria saber se eu usando o Mobile Pack eu posso desenvolver para palm tb, porque a interface parece muito pobre e não tem botões.

Mesmo assim muito obrigado.

Se mais alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Fabricio.

E

Se eu entendi vc pode fazer o seguinte.

Cria sua aplicação na sua ide preferida assim que ela estiver pronta gere o arquivo .jar para a aplicação e depois use o convertor de arquivos para .prc. Feito isso é so instalar o arquivo .prc no emulador.

F

Obrigado pelas dicas. Tenho uma aplicacao desenvolvida no netbeans 5.0 atraves do mobile pack. Compilando e executando no emulador para celular ele funciona legal.

Então, gerei os arquivos .jar e .jad através do netbeans. Com o arquivo .jad gerei o arquivo .prc através do converter da biblioteca midp4palm. Instalei no Palm OS Emulator.

Até ai tudo bem, tudo funcionou sem problemas. Mas ao tentar abrir o programa ele mostra uma mensagem de erro assim:

Alguém sabe me dizer o porque deste erro?

[]s.

G

Ola Zanela,

Preciso mesmo saber se você ou alguém conseguiu resolver esse problema.

São exatamente esses os passos que segui, e agora essa mensagem também aparece pra mim.

G

Acho que esse erro aparece porque não tenho JVM instalada no meu emulador de PALM OS.

Alguém sabe fazer isso ???

E

olha se você está desenvolvendo em midp 1.0 acho q tem VM free por aí. mas pra midp 2.0 existe a j9 da IBM nao free.

já se vc está usando componentes swing… desista. porque o unico phone que suportava isso era o phone da SUN que o nome acabei de esquecer. :???:

ultimamente tava pesquisando sobre palms visando para desenvolver comercialmente e o maior problema é as VMs

se alguem souber de alguma FREEEEE fico grato até mais!

PS: tem o superWaba mas nao eh “java” mesmo assim a nova versão saiu com limitações para uso comercial. GPLv2 eu acho.

Criado 17 de maio de 2006
Ultima resposta 29 de jun. de 2007
Respostas 7
Participantes 5