Dúvidas quanto a programação para palms

Ola gelera do fórum,

Estou pesquisando neste fórum e em outras fontes sobre como devo programar para palms.

Já sei que devo usar J2ME ou SuperWaba, já tenho a WTK e tenho o Mobile Pack para o netbeans, o Palm OS Simulator e o Palm OS Emulator.

A minha dúvida é em relação a como eu tenho que procedir para conseguir criar um programa, compilá-lo e executá-lo.

Eu posso usar o Mobile Pack para programar para palms tb? Pois me parece que é só para celulares.

Se alguém puder colocar um esquema de como devo proseguir para conseguir programar, compilar, testar e tudo o que preciso fazer para poder rodar no palm.

Já pesquisei em outros tópicos deste fórum e li vários tutoriais , mas estou meio perdido ainda.

Se alguém puder me ajudar, acho que esse tópico será de grande ajuda para vários iniciantes como eu.

Obrigrado,

Fabricio.

Cara sou novo com j2me tambem, mas pelo que sei o esquema de palm e o mesmo do celular…

Tenta utilizar o screen designer do Netbeans, e depois de criar a aplicação,
clica com o botão direito do mouse na pasta do projeto e seleciona “build project”

ele vai criar um arquivo .jad e ou outro .jar na pasta …/dist

importa o arquivo .jad para o o simulador…se funcionar blz…e so importar para o palm.

ps: as vezes o aplicativo funciona no simulador e na hora de testar no aparelho aparece a mensagem ‘arquivo invalido’. Neste caso mude a versão do Midp ou do cldc…

Isso e oq eu entendo cara… tenta ai que pode dar certo blz…

espero ter ajudado…

tarefas_java, para mim rodar no simulador o arquivos tem que ser .prc e não .jar ou .jad. Se eu usar o Mobile Pack no netbeans e configurar a WTK como emulador, assim que eu compilar e rodar o código ele já abre o emulador do celular sem precisar debugar e importar no emulador. Só que para palm eu não to entendendo como eu faço isso.

E queria saber se eu usando o Mobile Pack eu posso desenvolver para palm tb, porque a interface parece muito pobre e não tem botões.

Mesmo assim muito obrigado.

Se mais alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Fabricio.

Se eu entendi vc pode fazer o seguinte.

Cria sua aplicação na sua ide preferida assim que ela estiver pronta gere o arquivo .jar para a aplicação e depois use o convertor de arquivos para .prc. Feito isso é so instalar o arquivo .prc no emulador.

Obrigado pelas dicas. Tenho uma aplicacao desenvolvida no netbeans 5.0 atraves do mobile pack. Compilando e executando no emulador para celular ele funciona legal.

Então, gerei os arquivos .jar e .jad através do netbeans. Com o arquivo .jad gerei o arquivo .prc através do converter da biblioteca midp4palm. Instalei no Palm OS Emulator.

Até ai tudo bem, tudo funcionou sem problemas. Mas ao tentar abrir o programa ele mostra uma mensagem de erro assim:

Alguém sabe me dizer o porque deste erro?

[]s.

Ola Zanela,

Preciso mesmo saber se você ou alguém conseguiu resolver esse problema.

São exatamente esses os passos que segui, e agora essa mensagem também aparece pra mim.

Acho que esse erro aparece porque não tenho JVM instalada no meu emulador de PALM OS.

Alguém sabe fazer isso ???

olha se você está desenvolvendo em midp 1.0 acho q tem VM free por aí. mas pra midp 2.0 existe a j9 da IBM nao free.

já se vc está usando componentes swing… desista. porque o unico phone que suportava isso era o phone da SUN que o nome acabei de esquecer. :???:

ultimamente tava pesquisando sobre palms visando para desenvolver comercialmente e o maior problema é as VMs

se alguem souber de alguma FREEEEE fico grato até mais!

PS: tem o superWaba mas nao eh “java” mesmo assim a nova versão saiu com limitações para uso comercial. GPLv2 eu acho.