Duvidas sobre comunicação de sistemas moveis com sistemas desktop!

Olá tenho que fazer o TCC para minha faculdade, estava com vontade de apresentar soluções para empresa com dispositivos móveis, mais especificamente criar um sistema desktop capaz de se comunicar com um um sistema movel que estaria em um PALM!! Como eu não tenho esperiencia com o java para esse dispositivos, gostaria de saber se é viavel isso que eu to pensando, antes de começar o projeto e na metade descobrir que não é viavel.Por isso gostaria de saber de alguem que tenha experiencia. A principio a minha intenção é tem o sistema principal que tenha produtos e dados cadastrados e no PALM o vendedor a distancia onsultaria estoque, faria cadastro de clientes etc, isso é possivel?é viavel??

Muito obrigado

Olá Amiguinho,

bem, sim, é possível fazer isso, agora ser viável é outra historia, isso depende muito de região pra região, eu te aconselho a pensar na possibilidade de fazer o seu projeto focando-se nos smartphones, já que os mesmo são uma junção do celular mais palm tops.

Claro que sim… não existe limitações em java

qualquer aperelhe que possa rodar java runtime podera fazer isso…

mais como não desenvolve em java a curva de aprend… é grande…

mais com paciencia vai conseguir.

Certamente é possível !
Assim como o marciofermino falou.

Mas vc deve analisar bem a infraestrutura e formas de comunicação entre esses dois sistemas (Palm e o Back-end). Como irá acessar e armazenar os dados etc…

Caro amigo,

Para que o celular se comunique com seu sistema desktop, esse sistema precisa estar visível na Internet. Mas é meio esquisito um sistema desktop ficar visível na Internet e prover informações para um celular. O normal que vemos acontecer é um sistema web disponibilizando informações para o celular.

Não sei qual a estrutura do projeto, mas se for como estou pensando, vou dar minha sugestão.

Se realmente o sistema desktop tiver que ser feito, aconselho você criar seu sistema desktop independente, sem ligação direta com o Mobile. Para que o Mobile acesse as informações do Desktop, que deverão estar num banco de dados, você deverá criar um sistema web com serviços que disponibilizarão informações apenas para o Mobile. Esse sistema web estará buscando as informações diretamente no mesmo banco de dados do Desktop. Ele será o Back-end do Mobile.

No entanto, aconselho você a criar o seu sistema não para Desktop, mas para a web. Vejo que será melhor para sua carreira tendo experiência em desenvolver um sistema web a um sistema desktop. Mas essa é minha opinião pessoal, como profissional.

Abraço,