Enviar pacote de mensagens (.txt) usando Android 2.2 ou superior

Bom dia,

Galera ,

sou novo no mundo Android e me surgiu uma demanda no qual gostaria de saber com o pessoal mais experiente a melhor maneira de se fazer , segue a minha necessidade:

Haverá um tablet contendo o android 2.2 , este tem uma aplicação que grava arquivos txts , o que estou precisando é enviar estes arquivos num determinado periodo de tempo , para uma aplicação (Não esta definida exatamente ainda, mas será um serviço que ficará hospedado no server IBM) , qualquer ajuda é bem vinda , pois se trata de uma desenvolvimento novo para mim, então o que for acrescentado pelo pessoal será de grande valia …grande abraço a todos …

Ok,

Tem alguma hipoteses:

  • Envia automaticamente de tempos em tempos: Tem um “tipo”, desculpa mas nao me recordo qual, que voce “agenda” uma acao pra um determinado tempo, assim voce poderia fazer sua aplciacao enviar os arquivos de tempos em tempos agendando o disparo de sua aplicacao, que por sinal iria trabalhar em background, ou se preferir disparar uma Activity que aparece na tela e questiona se deve enviar ao usuario, esta ultima nao recomendo para nao atrapalhar o usuario, e a outra opcao seria lancar uma Notification para o usuario ai sim, quando puder, aceitar o envio.

  • Na aplicacao o usuario seleciona quando enviar os arquivos, e talvez até mesmo quais arquivos, sendo que esta opcao pode ser combinada com a ideia da Notification (que iria abrir esta Activity).

Em qualquer uma das duas, voce chegará a parte de enviar os arquivos: deve possuir permissao para acesso ao dispositivo de armazenamento, após isto, checar disponibilidade de transferencia de dados (Wi-Fi, ou Bluetooth), se for via Wi-Fi, checar se possui acesso ao servidor, acessá-lo e enviar os dados, caso nao, e se vier ao caso, questionar ao usuario para ativar a trasmissao de dados, ou disparar uma notification de falha ao usuario, ou simplesmente pular este envio e aguardar o proximo.