Escolha de tecnologia para PDA

5 respostas
A

Pessoal,

Estou analisando qual tecnologia utilizar para desenvolvimento de um software para PDA, que irá rodar Windows for Pocket PC.

Entre as opções, estamos analisando o próprio J2ME, Superwaba, ou mesmo um sistema via web que seria acessado pelo navegador do pda.

J2ME seria uma boa opção, visto que os desenvolvedores já trabalham com Java, mas é uma tecnologia que me parece ainda não está muito madura, e pelo que tenho visto, teremos que adquirir uma jvm proprietária.

Superwaba me parece ser uma tecnologia mais madura que J2ME, mas tbm teríamos que adquirir uma jvm.

Para essas duas tecnologias, tbm temos muitas dúvidas de como utilizar banco de dados, se é possível utilizar um banco, como hsqldb, com uma interface como jdbc.

Um opção que aparentemente seria mais rápida, seria desenvolver via web, mas nunca ouvi falar muito de aplicações deste tipo, então temos um pouco de receio, e também existe um limite para tráfego de dados, e nesta opção o tráfego seria maior do que fazer sincronização com uma das outras opções, pois estaria trafegando o html tbm.

Pela experiência que vocês têm com esta área, gostaria de saber opiniões, os prós e contras de cada opção, ou se houver alguma outra opção tbm.

Obrigado,
[]'s

Anderson

5 Respostas

J

Hello!!

Bah, realmente é uma dúvida muito díficil pq não depende somente de termos técnicos.
Bom, quanto ao J2ME e ao SuperWaba, ambos vão precisar da VM sim, mas qual eh o problema nisso?

J2ME realmente tem uma interface (UI) bem pobresinha, 1 x 0 pro SuperWaba nessa. Existe um Profile chamado PDAP que é permite o uso de AWT para desenvolver as UI dos programas em J2ME, ou seja, ao invés de usar MIDP utiliza-se PDAP. Mas dai tem que achar isso ai certinho. nunca usei e nem sei como é.

Quanto a carga de dados (BD) nenhum dos dois te possibilita uma conexão com BD. O J2ME te oferece o RMS, e o SuperWaba te oferece uma armazenagem em PDB. O PDBDriver é bem show para isso, te permite trabalhar com SQL. (2x0 para o SW). A configurations CDC te permite trabalhar com JDBC, mas tbm nunca trabalhei com isso.

Programadores JAva podem ser aproveitados para ambos. empate nesse quesito.

O acesso a hardware do SuperWaba é bem melhor que o J2ME, mais um ponto para o SW. J2ME ta ganhando um monte de JSR’s para isso agora, como Bluetooth, dentre outras.

Quanto a sistemas em J2EE, cai no problema que vc relatou, o alto custo no tráfego de dados. Mas cada solução, cada cliente, cada empresa, tem suas características.

Uma solução legal eh o SuperWaba mesmo. Porém não posso dizer que é o melhor, mas posso dizer que é bem legal.

Pese ai, e poste aqui o resulado de suas considerações.

Abraços!

A

Jujo,

valew pelas considerações, estamos analisando, talvez faremos alguns testes com cada opção, e depois eu posto aki os resultados e a escolha.

valew
[]'s

A

Na empresa onde trabalho estão implantando o uso do palm, vamos usar j2me, e a tecnologia wireless agente ainda não sabe, qual seria melhor ifrared ou bluetooth? Para fazer o programa em j2me usamos o wtk 2.2 e não coseguimos fazê-lo funcionar no palm alguém tem alguma idéia de como fazer isso?

A

Jujo, o SuperWaba vem com um vm? pq pelo q pesquisei a maioria das jvm’s são proprietárias, agora se o sw vier com uma jah eh uma economia.

valew

J

O SuperWaba dentro de seu SDK contém todas as VM´s. Para cada modelo fabricante (WinCE ou Palm)…
As VM´s são gratuítas!

Abraços!

Criado 3 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 11 de fev. de 2005
Respostas 5
Participantes 3