Form em Canvas

Bom, estou trabalhando em aplicativo que exibe mapa que está funcionando ok…

Gostaria de inserir uma caixa de texto…algo como status do sistema em cada momento. Nada mais seria que um texto com um fundo branco. Porém minha interface é um Canvas e eu queria usar um método de alto nivel para desenhar a mensagem algo como um form.

Existe alguma maneira de adicionar um form em um Canvas ou terei que fazer esta caixa de texto com Graphics?

[quote=diegogalanti]Bom, estou trabalhando em aplicativo que exibe mapa que está funcionando ok…

Gostaria de inserir uma caixa de texto…algo como status do sistema em cada momento. Nada mais seria que um texto com um fundo branco. Porém minha interface é um Canvas e eu queria usar um método de alto nivel para desenhar a mensagem algo como um form.

Existe alguma maneira de adicionar um form em um Canvas ou terei que fazer esta caixa de texto com Graphics?[/quote]

Terá que fazer com Graphics, pois se você tivesse pensando melhor poderia ter feito diferente. Explico:

Você tem um mapa e quer uma caixa de texto, certo ?

Então o mapa você desenha em um CustomItem e o texto você pode usar um StringItem ou TextField, tudo isto dentro de um Form. Perceba que neste modelo, você tem a vantagem de tero mapa e ter também algo mais amigável de se trabalhar que é um form.

tudu bem…mas usando graphics tem alguma maneira simples de desenhar um retangulo com o tamanho exato do texto?

A é…tem como mudar a fonte do método drawString

ta bom…ja descobri como editar a fonte

Poderia nos mostrar como vc fez? :lol:

para editar a fonte:

Font fonte = Font.getFont(Font.FACE_PROPORTIONAL, Font.STYLE_BOLD, Font.SIZE_MEDIUM);
g.setFont(fonte);

para criar uma caixa com o tamanho do texto:

g.fillRect(x, y, fonte.charsWidth( ("Teste").toCharArray(), 0, ("Teste").length() ), fonte.getHeight());

Abs

Cara. obrigado, já deu uma luz :slight_smile:
Mas você sabe se tem como alterar a fonte além dessas padrões?

Não sei…

[quote=j0nny]Cara. obrigado, já deu uma luz :slight_smile:
Mas você sabe se tem como alterar a fonte além dessas padrões?[/quote]

tem sim, voce pode criar fontes customizadas, como as usadas em jogos, um bom exemplo para começar esta aqui:

abraço!!

[quote=godinez][quote=j0nny]Cara. obrigado, já deu uma luz :slight_smile:
Mas você sabe se tem como alterar a fonte além dessas padrões?[/quote]

tem sim, voce pode criar fontes customizadas, como as usadas em jogos, um bom exemplo para começar esta aqui:

abraço!![/quote]

Cara, é isso aí, brigadao :smiley:

Só criando na mão mesmo.
O link que j0nny passou parece bom.
O + trabalhoso é fazer o mapeamento entre a imagem e os caracteres. O resto é tranquilo.
Abraços,