Então, sou desenv. JEE e acabei pegando um projeto meio grande onde tenho q analisar uma ferramenta de Gerenciamento de Dispositivos (PDA’s) como atualização de versão e sincronização de BD.
A ferramenta indicada para avaliação foi o Funambol, gostaria de saber se alguem tem experiência com essa ferramenta, alguma dica, critica, etc.
Bom, esta parte do projeto foi adiada, mas apenas p/ ajudar quem venha precisar, o Funambol é mais indicado para sincronização de informações como e-mail, contatos, agenda do celular (ou PDA).
A parte de gerenciamento de versão de software, e banco de dados da aplicação, pode ser desenvolvida utilizando um tipo de ‘framework’ mas um server e um client novos, você terá que desenvolver quase tudo!
[quote=hover]Bom, esta parte do projeto foi adiada, mas apenas p/ ajudar quem venha precisar, o Funambol é mais indicado para sincronização de informações como e-mail, contatos, agenda do celular (ou PDA).
A parte de gerenciamento de versão de software, e banco de dados da aplicação, pode ser desenvolvida utilizando um tipo de ‘framework’ mas um server e um client novos, você terá que desenvolver quase tudo![/quote]
A IBM possuiu uma ferramenta equivalente e acredito ser mais completa, chamada Websphere…la la la (esqueci o resto).
Ela implementa o padrão OMA-DM necessário para este gerenciamento.
Já testei o Funambol, mas me pareceu abandonado e não obtive sucesso na instalação.
A pouca documentação também não ajuda. A iniciativa de ser algo open-source era boa.
Na época olhei a Solução da IBM, mas me pareceu ser um framework apenas (também não lembro o nome do produto).
O mais maduro que vi foi da Sybase chamado Afaria e tem outro da msm empresa (mais simples) chamado iAnyware, se não me engano.
Um que tem um apelo de marketing muito forte (o site é mto bem feito, com comerciais, etc) foi o da Microsoft, mas advinhem, só funciona com .net mobile!!
[quote=hover]Na época olhei a Solução da IBM, mas me pareceu ser um framework apenas (também não lembro o nome do produto).
O mais maduro que vi foi da Sybase chamado Afaria e tem outro da msm empresa (mais simples) chamado iAnyware, se não me engano.
Um que tem um apelo de marketing muito forte (o site é mto bem feito, com comerciais, etc) foi o da Microsoft, mas advinhem, só funciona com .net mobile!![/quote]
Solução gratuita não conheço fora o Funambol que considero morto. Paga, tb não conheço alguma que realmente seja possível enxergar o que realmente de funcionalidade tem. Muitas só exibem telas bonitas e não falam exatamente o que é possível fazer.
Acho que são mais voltadas para as operadoras e por isto o site é só para dizer que o produto existe, sendo que uma pessoa da empresa visita a operadora e dá mais detalhes (algo do tipo).