Helloworld

import javax.microedition.midlet.*; import javax.microedition.lcdui.*; public class HelloJ2ME extends MIDlet implements CommandListener { private Display display; private TextField caixaDeTextoHello; private Command comandoDeSaida; private Form formularioPrincipal; public HelloJ2ME() { display = Display.getDisplay(this); formularioPrincipal = new Form("HelloJ2ME"); comandoDeSaida = new Command("Exit", Command.SCREEN,1); caixaDeTextoHello = new TextField("Text","Hello World!",15,TextField.ANY); formularioPrincipal.addCommand(comandoDeSaida); formularioPrincipal.append(caixaDeTextoHello); formularioPrincipal.setCommandListener(this); } public void startApp() { display.setCurrent(formularioPrincipal); } public void pauseApp() { } public void destroyApp(boolean incondicional) { } public void commandAction(Command comando, Displayable s) { if (comando == comandoDeSaida) { destroyApp(false); notifyDestroyed(); } } }

Nesse Codigo vai aparecer no display do celular escrito Assim: Hello ai quando eu clicar em Hello abriram uma outra tela escrito assim HelloWorld
Problemas:

• Onde é colocado o Nome Hello (aquele inicial citado acima)??Como eu modifico???
    -Como eu faço para poder inserir novas linhas no display (Exemplo: Hello, Bye, Textfield…etc.) eu gostaria de fazer novas funções!
    Eu ate fiz os codigos mas quando vou rodar nao aparece nada no display somente hello ai quando clico em hello as telas abrem tudo em sequencia da tela Helloworld…

Se alguem puder ajudar, fico grato!

Olha soh.
Este codigo abri uma tela contendo um formulario com apenas 1 campo de preenchimento. Nao tem outra tela nao.

no compontente Form vc pode adicionar outros componentes como TextField, ou seja, num Form vc pode adicionar varios TextField utilizando o metodo do proprio Form:

no caso desse codigo, vc tem um textfield dentro de um form. Se quiser pode por mais textfields.
O nome do textfield eh descrito no construtor do mesmo:

Neste caso “Hello World!”

Espero ter ajudado
Jose Jorge Jr.

OPz!

Acho que eu nao fui muito claro. Conseguir fazer outras texfield eu consigo o problema é o seguinte:

Esse codigo acontecesse o seguinte: Assim que o emulador do celular é ligado aparece na tela escrito assim : [color=“darkred”]HELLO [/color](somente isso). Ai quando eu clico em Hello abre outra tela escrito assim [color=“red”]Hello World.[/color]
A questão de fazer aparecer outras frases alem do Hello World eu consigo, entao vem o problema!! Quero saber COMO adicionar na primeira tela mais topicos alem de HELLO (mencionei acima)

Ficaria assim:

1º Tela do emulador: [color=“red”]HELLO: [/color](esse ja tem pronto aparece hello)
[color=“darkred”]Scroll: [/color](esse eh um novo que terá de aparecer)
[color=“red”]Outhers: [/color](esse tambem)
As outras telas serao chamadas apartir dessa tela inicial.
Exemplo: Se o cara clicar em Hello vai abrir uma tela escrito Hello World (Como feito acima)
se Clicar em Scrool vai aparecer um texto rolando na tela (isso eu quero almentar) e ai vai…
O Hello eu ja consegui colocar e ja tenho os outros codigos prontos so falta inserir a chamada [color=“darkred”]Scroll e outhers[/color] na tela inicial. Esse é o problema! Será que fui mais claro??
Agradeço desde já

:lol:

pelo que entendi vc quer um lista de opçoes na 1a. tela.
Entao vc nao irah usar um form e sim um List
entao vc instancia:

e depois vc adiciona as opçoes usando o metodo append:

lista.append("opcao 1",null);
lista.append("opcao 2",null);
lista.append("opcao n",null);

entendeu??

AHHH entendi!!!

Mas, eu acho que meu toolkit deve estar com pau, porque eu modifiquei o codigo e ainda sim so aparece 1 opção na primeira tela que abre (so aparece uma palavra que por sinal é o nome do projeto nao importa o que eu faça!)
Ai pensei!!! Eu devo ser muito burro nao estou fazendo isso direito, então, peguei minha biblia j2me e procurei la um codigo que continha lista. Joia, achei!!! Digitei o codigo igualzinho ta no livro, e aconteceu o mesmo problema. No livro ate mostra como deverá ser a tela e nao aparece como ta no livro, aparece novamente como tela inicial o nome do projeto!)
Isso é erro mesmo ou será que eu estou esquecendo de fazer alguma coisa??? :oops:

• vc ta criando o projeto no wtk direitinho?

• O nome desse projeto esta com o mesmo nome do midlet (do arquivo .class)?

• a aplicaçao esta no diretorio /apps dentro do diretorio do wtk?

• depois de abrir a aplicaçao vc ta apertando o botao BUILD?

confira e me diz a resposta

que biblia de j2me vc se refere? :lol:

A biblia é Essa:
Autor: Keogh, James
Editora: McGraw Hill
Nome: The Complete Reference J2ME
Idioma Ingles
Páginas: 768
Publicação: 2003
Por: $40.79 (repare é dolar!) :lol:
(em fim e coisa boa!!!)

Olha os passos que segui…
abri o toolkit e criei um novo projeto, ai ele criou uma pasta dentro de apps com o nome do projeto. Dentro da pasta do projeto tinha diversas pastas. Ai peguei o codigo salvei como .java dentro da pasta src.
Ai abri o toolkit e dei bluid, NAO DEU ERRO NENHUM ai dei um RUN ai acontesse essa merda.
Detalhe: Quando foi instalar o toolkit ele pediu um diretorio ai eu substitui o que tinha WTK por J2ME, será que eh isso???
Meu professor disse que é problema de versão, toda vez que eu ouço isso acho que eh desculpa de cego !

Esqueci algum detalhe??? acho que vou ter de esperar o professor explicar isso :frowning: De qualquer forma muito obrigado pela atençao c souber como resolver agradeço, se nao souber acho que vou ter de esperar mesmo :frowning:

acho improvavel ser versao, mas a versao q vc usa eh a 2.0?

Tenta implementar essa lista desse jeito:

//Lista de opções
  String[] Opções = {"Opção1","Opção2","Opção3"};

//menu principal
  List menu = new List("Título", Choice.IMPLICIT, Opções, null);

Tenta ae! :wink:

AEWWWWWW :lol:

Consegui, nem me pergunte como mas consegui!!!
To Feliz.
Tai ai a importancia dos helloworld… voce matuta, matuta em busca de um objetivo simples e acaba abstraindo N coisas sobre esse objetivo. Com esse simples helloworld aprendi um monte de conceitos sobre j2me que estão alem do helloworld :lol:

Brigadão galera… logo estarei com novas perguntas !!!
Beijunda :lol:

aonde posso pegar um compilador descente p/ fazer programas em J2Me???

Voce deve conhecer o javac, mas outras opcoes sao o jikes e o eclipse (que vem com um compilador embutido, o jdtc) :wink:

Voce deve conhecer o javac, mas outras opcoes sao o jikes e o eclipse (que vem com um compilador embutido, o jdtc) ;)[/quote]

É, compiladores são esses mesmos citados pelo cv…
Mas no caso de J2ME depois de compilar tem que preverificar, então sugiro o WTK.

Voce deve conhecer o javac, mas outras opcoes sao o jikes e o eclipse (que vem com um compilador embutido, o jdtc) ;)[/quote]

É, compiladores são esses mesmos citados pelo cv…
Mas no caso de J2ME depois de compilar tem que preverificar, então sugiro o WTK.[/quote]

como assim???

Como assim o que?

Escreve o código no arquivo .java
Compila para o arquivo .class
Pré-verifica para o .class pré-verificado e pronto para ser executado em um celular (ou emulador)

Olha so…baixe o wireless toolkit do site da sun. Instale-o :lol:
Ai vc usa qualquer ide para fazer os codigos tipo: Eclipse, texpad, bloco de notas :lol: etc…

procedimento basico:

Depois de instalar o toolkit abra o ktoolbar e crie um novo projeto.
Quando voce criar um novo projeto ele vai criar uma pasta como o nome do projeto dentro da pasta apps que fica na pasta wtk. (wtk é onde voce instalou seu toolkit)…
Dentro da pasta do seu projeto tem uma pasta chamada src. Nessa pasta voce coloca os codigos fontes que voce criou.
Abra o toolkit novamente … no toolkit abra o seu projeto e de o comando bluid (serve para ver c seu codigo nao contem erros), se nao tiver dado erro é so dar RUN … ai vai abrir um celular onde vai rodar sua aplicacão.
Mas se tiver dado erro??? Ai é porque tem algo errado no seu codigo!! corriga que vai dar certo :slight_smile:

Agora vamos combinar…c ta prescisando ler em…ja vi vc fazer essa mesma pergunta em 50 topicos diferentes :lol: