HP Ipaq 910c - API's JSR-179 e JSR-82

10 respostas
CLEYSON

Boa Noite … esse é meu primeiro post …

Estou com um dilema … comprei o smartphone HP Ipaq 910c (Windows Mobile 6.1) para programação J2ME, minha idéia é desenvolver um Aplicativo que capture dados GPS.
Meu problema é que o aparelho não suporta API JSR-179 Location e nem API JSR-82 Bluetooth.
Alguns códigos extraidos da internet rodam tranquilamente em aparelhos nokia, porém no meu smartphone dá problema devido a falta dessas duas API’s

Uso a JVM da Sun Java (Veio instalado de Fábrica), Mysaifu e Jblend, porém nenhuma reconhece os dispositivos móveis …

Baixei a J9 mas me veio uns arquivos .prc que deve ser de Palm-OS… não consegui a J9 para windows mobile …

Existe alguma maneira de habilitar essas API’s em meu Aparelho ou outra maneira de obter esses recursos?

Desde já agradeço, qualquer ajuda é válida …

Atenciosamente
Cleyson Cloves do Carmo
Estudante de Análise de Sistemas

10 Respostas

P

CLEYSON:
Boa Noite … esse é meu primeiro post …

Estou com um dilema … comprei o smartphone HP Ipaq 910c (Windows Mobile 6.1) para programação J2ME, minha idéia é desenvolver um Aplicativo que capture dados GPS.
Meu problema é que o aparelho não suporta API JSR-179 Location e nem API JSR-82 Bluetooth.
Alguns códigos extraidos da internet rodam tranquilamente em aparelhos nokia, porém no meu smartphone dá problema devido a falta dessas duas API’s

Uso a JVM da Sun Java (Veio instalado de Fábrica), Mysaifu e Jblend, porém nenhuma reconhece os dispositivos móveis …

Baixei a J9 mas me veio uns arquivos .prc que deve ser de Palm-OS… não consegui a J9 para windows mobile …

Existe alguma maneira de habilitar essas API’s em meu Aparelho ou outra maneira de obter esses recursos?

Desde já agradeço, qualquer ajuda é válida …

Atenciosamente
Cleyson Cloves do Carmo
Estudante de Análise de Sistemas

Cara, que cagada que você fez hein…o certo deveria você ter levantado no mercado, quais os aparelhos que tinham a APIs que você queria. Agora já era…não dá para colocar algo que tem que vir suporte no hardware (mesmo que seja só software na ROM).

Minhas compras sempre foram assim: Determinava um limite para gastar, depois levantei os recursos que eu queria (Bluetooth, Camera,etc) depois visitava lojas na internet como Submarino,Americanas, Buscape e as lojas das operadoras, e planilhava os modelos que tinham o que eu queria e seus preços. Com base na planilha e comparando as opções eu determinava qual era o que melhor oferecia o custo x benefício.

O jeito agora é você ficar com este e se precisar mesmo destes recursos, procure comprar no MercadoLivre um usado com os recursos que precisa ou um novo se o bolso está preparado para mais gastos.

CLEYSON

kk … Você pelo menos foi sincero …

Meu smartphone tem Bluetooth 2.0 deve ter outro jeito para comunicar … talvez em outra linguagem … sei lá … vou dar uma olhada em outros aparelhos …

Obrigado pela ajuda …

Cleyson Cloves do Carmo

CLEYSON

Mais um detalhe …

Meu projeto Basicamente vai Trabalhar com

GPS (API JSR-82 e API JSR-179)
Camera (API ?)
Banco de Dados

Meu Banco de Dados pode possui até 1 milhão de Registros

Alguém poderia me indicar um aparelho que seja pelo menos touch screen, cartão de memória, tela screen grande …

O projeto é para Coleta de Dados em Campo …

Atencisoamente
Cleyson Cloves do Carmo

P

CLEYSON:
kk … Você pelo menos foi sincero …

Meu smartphone tem Bluetooth 2.0 deve ter outro jeito para comunicar … talvez em outra linguagem … sei lá … vou dar uma olhada em outros aparelhos …

Obrigado pela ajuda …

Cleyson Cloves do Carmo

Se vc esta falando em smartphone, então sim, existe outra maneira (linguagem) que permitirá que você acesse o recurso, pois ou cel é Symbian ou Windows Mobile. Explicando melhor: Não é porquê o J2ME não implementa ou recurso ou está ausente que você não terá acesso ao recurso. Entenda o J2ME como uma casca por cima que limita o seu acesso. Se você tirar a casca, poderá com outra linguagem, usar o que precisa.

F

Cleyson,

Acredito que esteja passando pelo mesmo problema que você.
Tenho um HP Ipaq 910c e uma aplicação J2ME que deve acessar o GPS baseado na JSR-179.
Tenho pesquisado sobre o dispositivo pra tentar identificar se o mesmo suporta a JSR-179. Como você conseguiu identificar que o dispositivo não suporta o JSR-179?

Filipe Andrade

F

Tomando por base que esse dispositivo não suporta JSR-179, qual seria outra maneira de acessar o GPS desse dispositivo, pelo Java, por exemplo?

Filipe

T

Pode ser em .NET Compact Framework (Visual Studio 2008)? (Da mesma maneira, não sei quais são as classes .NET que acessam tais recursos da máquina.)

F

A questão é que preciso utilizar J2ME. Haveria alguma maneira, por meio de J2ME, acessar o GPS?

CLEYSON

Boa Noite,

Via Java eu não sei, como o meu projeto é algo que vai mexer com Banco de Dados e requer mais “poder” resolvi investir no Visual Studio 2008, porém não saiu do papel …

Ainda quero mexer com isso mas tô sem tempo no momento, investindo em J2EE e J2SE …

Daqui uns dois meses devo entrar de cabeça nesse Projeto, quero fazer pra minha monografia …

Abraços …

CLEYSON

Boa Noite ,

Dá uma verificada nesse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/126011.java#681123

Nesse tópico cita a possibilidade do uso da opção A-GPS

Características do HP Ipaq 910: http://www.phonearena.com/htmls/HP-iPAQ-910-phone-m_376-pa_2379.html

Testa o código e posta o resultado …

Boa Sorte :slight_smile:

Criado 10 de maio de 2009
Ultima resposta 5 de ago. de 2009
Respostas 10
Participantes 4