HP Ipaq 910c - API's JSR-179 e JSR-82

Boa Noite … esse é meu primeiro post …

Estou com um dilema … comprei o smartphone HP Ipaq 910c (Windows Mobile 6.1) para programação J2ME, minha idéia é desenvolver um Aplicativo que capture dados GPS.
Meu problema é que o aparelho não suporta API JSR-179 Location e nem API JSR-82 Bluetooth.
Alguns códigos extraidos da internet rodam tranquilamente em aparelhos nokia, porém no meu smartphone dá problema devido a falta dessas duas API’s

Uso a JVM da Sun Java (Veio instalado de Fábrica), Mysaifu e Jblend, porém nenhuma reconhece os dispositivos móveis …

Baixei a J9 mas me veio uns arquivos .prc que deve ser de Palm-OS… não consegui a J9 para windows mobile …

Existe alguma maneira de habilitar essas API’s em meu Aparelho ou outra maneira de obter esses recursos?

Desde já agradeço, qualquer ajuda é válida …

Atenciosamente
Cleyson Cloves do Carmo
Estudante de Análise de Sistemas

[quote=CLEYSON]Boa Noite … esse é meu primeiro post …

Estou com um dilema … comprei o smartphone HP Ipaq 910c (Windows Mobile 6.1) para programação J2ME, minha idéia é desenvolver um Aplicativo que capture dados GPS.
Meu problema é que o aparelho não suporta API JSR-179 Location e nem API JSR-82 Bluetooth.
Alguns códigos extraidos da internet rodam tranquilamente em aparelhos nokia, porém no meu smartphone dá problema devido a falta dessas duas API’s

Uso a JVM da Sun Java (Veio instalado de Fábrica), Mysaifu e Jblend, porém nenhuma reconhece os dispositivos móveis …

Baixei a J9 mas me veio uns arquivos .prc que deve ser de Palm-OS… não consegui a J9 para windows mobile …

Existe alguma maneira de habilitar essas API’s em meu Aparelho ou outra maneira de obter esses recursos?

Desde já agradeço, qualquer ajuda é válida …

Atenciosamente
Cleyson Cloves do Carmo
Estudante de Análise de Sistemas[/quote]

Cara, que cagada que você fez hein…o certo deveria você ter levantado no mercado, quais os aparelhos que tinham a APIs que você queria. Agora já era…não dá para colocar algo que tem que vir suporte no hardware (mesmo que seja só software na ROM).

Minhas compras sempre foram assim: Determinava um limite para gastar, depois levantei os recursos que eu queria (Bluetooth, Camera,etc) depois visitava lojas na internet como Submarino,Americanas, Buscape e as lojas das operadoras, e planilhava os modelos que tinham o que eu queria e seus preços. Com base na planilha e comparando as opções eu determinava qual era o que melhor oferecia o custo x benefício.

O jeito agora é você ficar com este e se precisar mesmo destes recursos, procure comprar no MercadoLivre um usado com os recursos que precisa ou um novo se o bolso está preparado para mais gastos.

kk … Você pelo menos foi sincero …

Meu smartphone tem Bluetooth 2.0 deve ter outro jeito para comunicar … talvez em outra linguagem … sei lá … vou dar uma olhada em outros aparelhos …

Obrigado pela ajuda …

Cleyson Cloves do Carmo

Mais um detalhe …

Meu projeto Basicamente vai Trabalhar com

GPS (API JSR-82 e API JSR-179)
Camera (API ?)
Banco de Dados

Meu Banco de Dados pode possui até 1 milhão de Registros

Alguém poderia me indicar um aparelho que seja pelo menos touch screen, cartão de memória, tela screen grande …

O projeto é para Coleta de Dados em Campo …

Atencisoamente
Cleyson Cloves do Carmo

[quote=CLEYSON]kk … Você pelo menos foi sincero …

Meu smartphone tem Bluetooth 2.0 deve ter outro jeito para comunicar … talvez em outra linguagem … sei lá … vou dar uma olhada em outros aparelhos …

Obrigado pela ajuda …

Cleyson Cloves do Carmo
[/quote]

Se vc esta falando em smartphone, então sim, existe outra maneira (linguagem) que permitirá que você acesse o recurso, pois ou cel é Symbian ou Windows Mobile. Explicando melhor: Não é porquê o J2ME não implementa ou recurso ou está ausente que você não terá acesso ao recurso. Entenda o J2ME como uma casca por cima que limita o seu acesso. Se você tirar a casca, poderá com outra linguagem, usar o que precisa.

Cleyson,

Acredito que esteja passando pelo mesmo problema que você.
Tenho um HP Ipaq 910c e uma aplicação J2ME que deve acessar o GPS baseado na JSR-179.
Tenho pesquisado sobre o dispositivo pra tentar identificar se o mesmo suporta a JSR-179. Como você conseguiu identificar que o dispositivo não suporta o JSR-179?

Filipe Andrade

Tomando por base que esse dispositivo não suporta JSR-179, qual seria outra maneira de acessar o GPS desse dispositivo, pelo Java, por exemplo?

Filipe

Pode ser em .NET Compact Framework (Visual Studio 2008)? (Da mesma maneira, não sei quais são as classes .NET que acessam tais recursos da máquina.)

A questão é que preciso utilizar J2ME. Haveria alguma maneira, por meio de J2ME, acessar o GPS?

Boa Noite,

Via Java eu não sei, como o meu projeto é algo que vai mexer com Banco de Dados e requer mais “poder” resolvi investir no Visual Studio 2008, porém não saiu do papel …

Ainda quero mexer com isso mas tô sem tempo no momento, investindo em J2EE e J2SE …

Daqui uns dois meses devo entrar de cabeça nesse Projeto, quero fazer pra minha monografia …

Abraços …

Boa Noite ,

Dá uma verificada nesse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/126011.java#681123

Nesse tópico cita a possibilidade do uso da opção A-GPS

Características do HP Ipaq 910: http://www.phonearena.com/htmls/HP-iPAQ-910-phone-m_376-pa_2379.html

Testa o código e posta o resultado …

Boa Sorte :slight_smile: