Ia+j2me

Olá pessoal…
Gostaria de saber como faço para introduzir inteligência artificial em um aplicativo J2ME. Queria saber tb qual tipo de IA poderia ser introduzida…
Pq a idéia eh o seguinte, fazer com que a aplicação tenha interação com o usuário. Esta interação eh feita através de perguntas, onde para cada resposta (jah definida), um serah seguido!!!

Obrigado.

Rafael,

Acredito que não é necessário que o progama desenvolva uma memória e que você defina autômatos finitos para que o programa (no caso, nosso agente cognitivo) trabalhe.
Pelo que pude perceber, você quer usar comportamentos pré-definidos, que disparem ações de resposta que você irá definir.
Neste caso, o aconselhável é a utilização de agentes reativos, ou behavior based.
Estes tipos de agentes trabalham sob uma influência de estímulo-resposta, neste caso, conforme o usuário responde a uma pergunta de uma forma específica, você direciona ele para um grupo de perguntas relativos ao tipo de resposta, por exemplo.

Tive de fazer uma pesqusa sobre o assunto e tenho algum material, caso necessite.

Abraço,

Osmar

Eu não tenho tanto conhecimento sobre o assunto, pois estou me aprofundando nisso agora, mas acredito que você terá que arranjar algum motor de inferência para integrar ao j2me, ja que java não o implementa. Ou poderá simular inteligência usando os comandos condicionais mesmo (if/then/else)…
no momento não tenho conhecimento suficiente pra te ajudar de verdade mas, espero que tenha te ajudado ao menos a ter um caminho…

At []'s

Osmar,
Eu gostaria sim deste material, inclusive como faço para aplicar na minha aplicação. Pq tenho uma idéia para o meu TCC, queria aplicar IA.
O Rene, disse para eu fazer com condicionais e ateh pensei nisso mas o TCC ficaria mto pobre!!

Agradeço a todos pela ajuda!!
:smiley: :smiley: :smiley:

Rafael,

Segue o que tenho comigo aqui no momento. O texto é uma análise do texto de Luc Steels entre agentes distribuídos, que caso você queira aprender IA (agentes reativos) é algo como obrigatório.

Quanto a aplicabilidade acredito que, para seu projeto ela seria apenas parcial, ou seja, o usuário responde alguma pergunta e o programa automaticamente o encaminha para um grupo de perguntas com aquele perfil.

No caso, uma sugestão (como não sei qual sua proposta) é você definir perfis, ou grupos de perfis e grupos de padrões de resposta, desta forma, vc incluiria, grupos mais genéricos para descobrir o perfil do usuário, e aí faria uma análise destas respostas, algo como um índice, ranking, como queira, e a partir daí você direcione o usuário para grupos de perguntas mais específicos. é só um chute.

Na verdade, você deve ter na sua proposta claramente o que deve ser feito, de que modo, que grupos, que perguntas, que temas, que alternativas, para que aí você decida que tipo de agentes utilizar e como uilizá-lo.

Apenas tome cuidado ao desenvolver TCC de um tema tão abstrato, isto pode ser uma bomba no seu colo, tive professores na faculdade que sempre aconselharam-me a procurar temas mais comuns, que possuem mais material, e lhe deixam mais confortável ao apresentá-lo a uma banca.

Na graduação, os avaliadores procuram verificar a sua capacidade acadêmica de buscar referêncial e basear-se nele corretamente, acredito que um tema de pesquisa mais complicado como esse, deveria ficar mais para uma pós-graduação, mestrado etc…

Abraço,

Osmar