IDE e Ferramentas FREE

Tô com o SIEMENS M50 e gostaria de saber como encontrar ferramentas e IDEs para desenvolver jogos e aplicações…
Eu já peguei algumas ferramentas como o J2ME Toolkit e também fui na Home da SIEMENS baixar emuladores para o M50 e etc…
Mas não tem uma IDE gratuita tipo o ECLIPSE para desenvolver aplicações… Alguém poderia dar uma força?

Por que você não usa o próprio Eclipse?
Afinal, J2ME também é Java. Basta colocar o midpapi.zip no classpath do projeto.

Teoricamente existem plugins que integram o Eclipse com o J2ME Toolkit. Aqui no meu computador não deu muito certo, mas quem sabe você tem mais sorte… De qualquer forma, não dá tanto trabalho usar os dois ao mesmo tempo mesmo sem uma integração automática.

IDE específica de J2ME tem o Code Warrior, mas não é free e a promoção da Motorola que dava as licenças grátis já deve ter acabado. Mas eu também não tive muita sorte para integrá-la com o Wireless Toolkit do MIDP 2.0.

A única que eu consegui integrar bem, e que é free para uso pessoal, é o JDeveloper.

Outro dia, fazendo as atualizações do Netbeans, descobri que há um plugin para desenvolvimento para J2ME. Baixei para testar e funciona muito bem (ao contrário do plugin para Jini :stuck_out_tongue: ).

Eu tenho usado o Eclipse 2.1 com o Antenna, que usa o Ant como base para automatizar as tarefas de compile, preverify,deploy…

Embora seja um saco ter que toda vez ver o Ant rodar o emulador e depois fechar para mudar algo no código e começar tudo de novo, vejo que as soluções por aí afora são bem mais sofríveis.

Já testei e não gostei:
-JBuilder com o Mobileset
-Gel
-Nokia SDK (nem consegui instalar…)
-etc…

[quote=“Bani”]Por que você não usa o próprio Eclipse?
Afinal, J2ME também é Java. Basta colocar o midpapi.zip no classpath do projeto.[/quote]

Dando uma olhada melhor no próprio GUJ, consegui um plugin do J2ME para Eclipse, mas ainda não consegui rodar beleza isso aqui…

Olhando o file readme do plugin, diz que foi testado no SO Win2000 e em algumas versões de kernel do Linux…

Na real eu tava querendo desenvolver uma simples calculadora pra rodar no meu M50 como se fosse um jogo, pois, não tem calculadora no M50…

Obrigado.

Aí sou novo em Java e to com um curiosidade: Depois de desenvolvida a aplicação como gravá-la no celular?

Por exemplo; eu tenho um Nokia 8280 como desenvolver algo para este aparelho e gravá-lo no celular para depois poder usa-lo como se fosse padrão e um dos menus?

Não sei esse modelo específico, mas muitos celulares fazem conexão com o PC através de cabo ou infrared. A Nokia possui umm software específico para essa integração.

Ei… Resolvi instalar o Netbeans na versão 3.4 e fui logo ao Update Center do próprio software, analisei a relação de atualizações mas não encontrei nada sobre J2ME… Tô agora no momento ralando pra conseguir encontrar… Se vc poder dar dicas de como instalou e se vc já desenvolveu algo pra algum celular através do Netbeans?
Obrigado…

Acho que o plugin que eu falei ainda está em beta. Portanto, você tem que selecionar a opção de listar os plugins em beta (tools>update center>netbeans update center beta). :wink:

Bah!!! Escolhi foi tudo mas não apareceu nada relacionado a J2ME ou Wireless… Pô, Tô ficando irado… Queria Pôr a mão na massa testar no celular e não consigo nem as ferramentas aproppriadas para desenvolver… 8) Será que no Delphi… :shock: (Pronto vão me apedrejar agora…) :shock:

Clique sobre a imagem para ampliá-la.

Olha, analisando a imagem que vc enviou… Tô usando a versão 3.4 do NetBeans e vc a 3.5.1… Talvez seja isso, tudo que consegui encontrar hoje em relação ao J2ME e Netbeans, só menciona esta versão de NetBeans… :oops:
Valeu mesmo… :lol: