Implementação SearchView em um ListView

Bom dia,

Pessoal estou utilizando a ActionBar Sherlock para desenvolver meu app. Pois o app é para android 2.x, estou tentando fazer a implementação do SearchView disponível na própria actionBar.

Pesquisei na internet e na documentação do Android.

E cada um faz de um jeito, tem pessoas que utilizam Filterable, outras utilizam o Listener do SearchView chamando uma nova Activity só para exibição dos dados filtrados e também outros fazem um adapter do Filterable para controlar isso…

Gostaria de saber qual a melhor maneira de fazer esse tipo de implementação, sem contar que por exemplo.

Eu estou dentro de meu próprio ListView, ele foi carregado com um Cursor retornado pela minha classe de Persistencia:

[code] produto = new Produto(codigoGrupo);
produto.setTabelaColunaComposta(projection);
cursorProdutos = produto.CarregaTodos();

if(cursorProdutos!=null){

if(cursorProdutos.getCount() > 0){
				cursorProdutos.moveToFirst();
		        dataAdapter = new SimpleCursorAdapter(this, R.layout.activity_lista_produtos, cursorProdutos, campos, new int[] {R.id.listaCodigoProduto,R.id.listaNomeProduto});
		        setListAdapter(dataAdapter);
			}
		}[/code]

Eu não posso por exemplo, utilizar o próprio dataAdapter já que eu estou dentro do próprio listView e fazer a pesquisa bem dinâmica conforme o usuário digita ele já pesquisa dentro do próprio cursor que eu tenho carregado?

Porque os exemplos que eu vi, o pessoal vai e faz uma nova consulta no banco de dados, para setar novamente o Adapter ou então carrega uma nova List que serve só para receber os dados após a pesquisa.

Se eu já tenho os dados no contexto atual, por que fazer uma nova pesquisa? Ou então por que ter de chamar um novo List?

Obrigado desde já pela atenção.

Ninguém fez algo nesse sentido já?

Eu queria deixar as pesquisas através da actionBar de preferencia bem parecidas com quando você efetua a pesquisa na sua lista de contatos do aparelho.

Eu não sei como é feita pelo S.O neste caso. Se é da maneira que estou querendo implementar, eu já tenho um ListView com o adapter carregado, então a partir do momento que eu começasse a digitar na busca ele filtraria dentro do adapter.

Eu imagino que é assim que é feito na lista de contatos pela velocidade, mas posso estar enganado também. Se alguém souber e puder ajudar eu agradeço.