Impressora portÁtil aplicaÇÃo j2me

Estou desenvolvendo uma aplicação J2ME e rodando a mesma em um BlackBerry 8350.
A minha aplicação precisará imprimir.

Pelo que andei pesquisando existem diversas impressoras portáteis BlueTooth.

Como sou iniciante e nunca desenvolvi uma aplicação deste porte e arquitetura, não sei qual
impressora usar.

Gostaria que me sugerissem qual seria a melhor e digamos, se assim pode-se dizer, a [B]impressora portátil[/B] mais compátivel com J2ME na opinião de vocês?

Valews…

Bom dia,

Aqui usamos uma impressora Zebra QL220, e um código bluetooth que em um primeiro momento acha a impressora e guarda o endereço em um rms, ai sempre que vai imprimir ele buscar esse endereço e uma classe de transmissão manda o conteudo.

*O Bom dessa impressora (Não sei de outras) é que tem como você colocar um layout direto nela, como se fosse um modelo, ai na hora de enviar os dados você envia o minimo possivel, tornando a transmissão muito mais agil (No nosso caso criamos um layout com alguns texto que são sempre iguais, e uma imagem de logo).

Tivemos que criar um código bem generico para poder funcionar em varios aparelhos diferentes, mas não vá pensando que é igual windows, pois os aparelhos não possuem uma camada de impressão para tratar isso para você. ou seja terá que fazer igual homens de verdade.

Desculpe as brincadeiras, mas em suma creio que seja isso mesmo.
Att
Ricoldi

[quote=ricoldi]Bom dia,

Aqui usamos uma impressora Zebra QL220, e um código bluetooth que em um primeiro momento acha a impressora e guarda o endereço em um rms, ai sempre que vai imprimir ele buscar esse endereço e uma classe de transmissão manda o conteudo.

*O Bom dessa impressora (Não sei de outras) é que tem como você colocar um layout direto nela, como se fosse um modelo, ai na hora de enviar os dados você envia o minimo possivel, tornando a transmissão muito mais agil (No nosso caso criamos um layout com alguns texto que são sempre iguais, e uma imagem de logo).

Tivemos que criar um código bem generico para poder funcionar em varios aparelhos diferentes, mas não vá pensando que é igual windows, pois os aparelhos não possuem uma camada de impressão para tratar isso para você. ou seja terá que fazer igual homens de verdade.

Desculpe as brincadeiras, mas em suma creio que seja isso mesmo.
Att
Ricoldi[/quote]

To interessado nessas Zebras me parecem ser as melhores. Você conseguiu funcionar eles em Nokia S60 tipo n95,e71, etc?

Não existe incompatibilidade com nenhum aparelho, pois é só o aparelho possuir a jsr82 (Bluetooth), e você fazer um código bem generico que vai funcionar em qualquer 1.

Aqui eu fiz funcionar com E61, E63, N73, N95, Motorola A1200, Sony K550 e outros que eu nem lembro. (Agente tem varios aparelhos diferentes exatamente para testar códigos mais genericos possiveis).

Att
Ricoldi

[quote=ricoldi]Não existe incompatibilidade com nenhum aparelho, pois é só o aparelho possuir a jsr82 (Bluetooth), e você fazer um código bem generico que vai funcionar em qualquer 1.

Aqui eu fiz funcionar com E61, E63, N73, N95, Motorola A1200, Sony K550 e outros que eu nem lembro. (Agente tem varios aparelhos diferentes exatamente para testar códigos mais genericos possiveis).

Att
Ricoldi[/quote]

Ok, e esse layout que você insere na propria impressora? tem algum formato especifico? pesquisei nos manuais em pdf do site e não achei nada especificamente sobre esse assunto.

Bom o formato da que usamos é lbl, mas tem varias outars linguagens, tem um programa que edita isso chamado “Label Vista”.

Label Vista: http://www.zebra.com/id/zebra/na/en/index/products/software/label_design_software/label_vista.html

Zpl: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=zpl+site%3Aguj.com.br&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=

Att
Ricoldi

Estou tentando utilizar este programa Label Vista, mas não estou conseguindo instalá-lo.

A impressora ainda não foi adquirida pela empresa, usaremos QL 220 PLus, mas eu já queria ir adiantando algo dos modelos de impressão. Como não consegui instalar o Label Vista, segui sua dica e procurei softwares que gerem código ZPL(que também é aceito pela QL 220 Plus) Baixei do site da zebra mesmo o Zebra Design Pro.

Como nunca mexi com impressões deste tipo, estou com dúvidas de como devo fazer o arquivo, como o arquivo receberá os dados(que serão passados de uma base floggy), já trabalhei com relatórios utilizando o iReport apenas…

Sendo assim gostaria de saber se há algum tutorial que vc conhece para trabalhar com o ZebraDesignPro ou então do Label Vista, ou algum outro que vc conheça e recomende

Obrigado!

Aqui não lembro de terem usado tutoriais, porem nada que uma boa googlada não resolva…

Passando rapido vi esse: http://www.psitecnologia.com.br/Downloads/Manuais/Download/zplmanual.pdf

Abraços
Ricoldi

Brigado Ricoldi,
Vi que neste manual ele explica como fazer tudo em linguagem ZPL mesmo, mas se eu utilizasse por exemplo, o Label Vista como vc citou, eu faria em ambiente visual e ele geraria este código para mim certo?
E como eu passaria estas instruções ZPL para a impressora via bluetooth da minha aplicação MOBILE, vc sabe?

O Label vista é a ferramenta grafica.

Carregava ele no midlet e ai concatena com as suas coisas. ou seja cria umas tags e substitua nos lugares que precisa. ai vc manda para a impressora, via String.

Entendi no tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/68389.java vi que tem algo semelhante só que para impressora conectada na LPT1, vou dar uma pesquisada para ver se acho como conectar com a impressora utilizando a JSR-82, certo?

A aplicação já fiz com JME, mas neste requisito da impressão que eu estou penando, com o ZebraDesigner Pro não consegui gerar as instruções ZPL, e o Label Vista não consegui instalar (dá um erro de parâmetro inválido ao executar o Setup).

Já vi que terei que fazer na raça mesmo seguindo aquele manual que vc me mandou, ou um outro com instruções CPCL que parecem ser mais fáceis, tem alguma limitação CPCL comparando com o ZPL?

Acho que não conheço CPCL.

Peguei este manual da Zebra no link: https://www.zebra.com/id/zebra/na/en/documentlibrary/manuals/en/cpcl_programming_language.DownloadFile.File.tmp/PROMAN-CPCL_revU.pdf

Oi heliofbcarvalho

Que bom que leu o tópico, achei que tivesse postado as dicas à toa. :smiley:
Não sei do seu conhecimento em Java mas se você escreve um código que envia por Bluetooth e tem certeza que está correto então é só bater cabeça na formatação da etiqueta. Se não, tente conectar via porta parelela ou serial, se é que essa impressora tem alguma dessas portas.
Repetindo: Arrume a documentção no site do fabricante e confira se além do modelo os manuais também conferem com a versão do firmware pois diferentes firmwares, diferentes manuais.

Esse http://www.psitecnologia.com.br/Downloads/Manuais/Download/zplmanual.pdf é bem interessante pois te mostra como os comandos de formatação de etiqueta funcionam. Esse manual teria me economizado muito papel. :smiley:

Qualquer dúvida é só postar.