Iniciante em JME

Olá pessoal

Já estou bom no Java e gostaria de pular para o JME agora, por ser uma coisa ainda pouco comentada entre a sociedade e muito importante pra tecnologia!!! Fazer aplicativos pra móvel simplesmente é d+ então já peguei uns tutorias aqui mas gostaria de saber o que eu tenho que baixar do site da Sun!? Peguei o Toolkit Wireless, só isso basta!? Já tenho o JSE configurado no Linux, não sei se tem que baixar outra coisa pra rodar o JME!!!

Outra coisa, um programa feito em JME pode ser feito por um editor de textos mesmo!? Ou esse toolkit já tem um editor próprio?! Qualquer celular vai ter acesso aos meus programas?! Pois os únicos que vi que suporta Java é o Siemens, bom pelo menos não procurei saber de outro!!! O meu celular é o Siemens MC 60, vou testar os programas nele, vai ter alguma diferença dele para os outros?!?

Bom acho que por enquanto é só isso hehe!!!

Obrigado

[quote=Pilantra]Olá pessoal

Já estou bom no Java e gostaria de pular para o JME agora, por ser uma coisa ainda pouco comentada entre a sociedade e muito importante pra tecnologia!!! Fazer aplicativos pra móvel simplesmente é d+ então já peguei uns tutorias aqui mas gostaria de saber o que eu tenho que baixar do site da Sun!? Peguei o Toolkit Wireless, só isso basta!? Já tenho o JSE configurado no Linux, não sei se tem que baixar outra coisa pra rodar o JME!!!

Outra coisa, um programa feito em JME pode ser feito por um editor de textos mesmo!? Ou esse toolkit já tem um editor próprio?! Qualquer celular vai ter acesso aos meus programas?! Pois os únicos que vi que suporta Java é o Siemens, bom pelo menos não procurei saber de outro!!! O meu celular é o Siemens MC 60, vou testar os programas nele, vai ter alguma diferença dele para os outros?!?

Bom acho que por enquanto é só isso hehe!!!

Obrigado[/quote]

Vamo lá, quanto ao editor: o Wireless Toolkit não trás um emulador, geralmente o pessoal usa o NetBeans ou o Eclipse.

Quanto a celulares que suportam Java: Não há só modelos da Siemens que suportam Java, a maioria dos celulares existentes no mercado hoje suportam a tecnologia Java, e de diferentes marcas como: Nokia, SonyEricsson, Motorola, Siemens etc

Parece que o Netbeans está com um suporte muito legal para J2ME. No site do netbeans inclusive tem bons tutoriais sobre o assunto… Nada mais é que uma forma de agradar os desenvolvedores e roubar alguns admiradores do eclipse… hehehe (uma pontinha de maudade)

No entanto, também vale muito a pena vc pegar o EclipseME, um plugin para o eclipse!!! É show!!

Abraços!

Oooops, errinho de digitação: OWireless Toolkit não trás um editor. Emulador ele trás sim. O ping só digitou errado mas ele quis dizer certo. :wink:

Eu, no início digitava o código no JCreator e compilava no WTK. Depois voltava no JCreator e corrigia as linhas erradas. Esse nada mais é que um bloco de notas que colore o fonte. :twisted:
Agora venho pelejando com o Eclipse + EclipseME, que é bom tb.

Poxa interessante, mas pra mim que está acostumado com o j2se, qual vai ser a diferença entre ele e o j2me?! Diferença básica entre o jeito de escrever o código, os pacotes a ser importados e o principal, tem como usar banco de dados com o jme?!

A principal diferença é que os programas escritos em J2ME rodam em pequenos dispositivos como celulares, pdas, etc. e os feito em J2SE não.

Sim, J2ME tem toda uma API própria. Não tem layout pra inserir objetos e isso facilita bastante, por exemplo. Eu já li sobre o db2e da ibm, que é o banco de dados para dispositivos, vindo do db2, mas não sei se ele funciona em celulares, já li sobre palms.
Pra gravar os dados vc tem RMS, que grava seus dados em array de bytes.
Baixe a documentação da API que vc já vai vendo como é. É bem simples.

[]'s

O db2e só funciona nos Palm´s… e não é free

Mas se não tem interface gráfica como eu vou fazer os programas!? :shock: No meu celular tem radiobox, checkbox e caixas de texto e botões, achei que isso fosse a interface gráfica do jme!!!

Eu não disse que não tem interface gráfica. Não tem Layouts.

Olha um exemplo anexado aí.

Este é um exemplinho simples que eu fiz* quando estava aprendendo… repare que não há como vc inserir componentes à direita, esquerda ou centro. Vc apenas insere e isso basta.

Então vc trata os eventos e pronto.

O livro core j2me tem muita coisa boa pra aprender… Eu recomendo e acho que muita gente tb.

*Este exemplo está em uma apostila do Juliano Carniel + Clovis Teixeira. Também muito boa para os primeiros passos.

Bons Estudos!