Opa pessoal… 
To mechendo com java a algum tempo, e quero começar a mecher com java para celular…
Não faço a mínima idéia de como começa…
Eu utilizo netbeans, e esse foi o único tutorial que eu achei: http://www.javamovel.com/2009/05/iniciando-em-j2me-desenvolvendo-um.html
Mas não explica nada…
O que eu preciso instalar no meu celular?
O que eu faço depois que o programa tiver pronto?
Vocês tem algum link bom ae para me ajudar?
Vlws…
Este livro é um pouco “velho” más é bem interessante…
Com certeza irá esclarecer suas dúvidas.
O que eu preciso instalar no meu celular?
Basicamente nada, desde que o celular em questão apresente uma máquina virtual compatível com as funcionalidades utilizadas pelo seu aplicativo.
O que eu faço depois que o programa tiver pronto?
A distribuição de um aplicativo em J2ME gera dois arquivos, um .JAD que é o descritor da aplicação e um .JAR (assim como um aplicativo J2SE) que é a aplicação em si compactada. O processo de instalação pode requisitar apenas o .JAR ou ambos os arquivos dependendo do dispositivo, mas basicamente basta passar o .JAR e o .JAD para dentro do dispositivo móvel e executá-lo. Este processo pode mudar dependendo do celular, seu sistema operacional e sua máquina virtual. Na dúvida: Google it!
Vocês tem algum link bom ae para me ajudar?
Fiz meu trabalho de graduação sobre JAVA e Bluetooth. Tem um capítulo introdutório sobre J2ME e o código fonte de um controle remoto para PC via celular através da comunicação Bluetooth. Deve ajudar! O link para download está aqui.
Boa sorte!