Bom galera, estou precisando fazer um sistema para Palm com o intuito de se comunicar com um sistema desktop destinado a restaurantes. O programa do Palm deverá ser utilizado por um garçon que irá absorver os pedidos dos clientes e transmiti-los via wireless atraves de um Access Point para um banco de dados padrão via Socket, e simultaneamente será impresso uma requisição na produção do resataurante que deverá constar o pedido. As perguntas são: O que vcs me aconselham a usar, começo com o JME puro ou tento usar alguma SDK específica tipo Total Cross (antiga SuperWaba) ? Se alguém já usou essa SDK por favor me dê sua opinião ? E outra essa SDK atende os requisitos do meu sistema tipo comunicação Wireless por Socket ? E outra alguem teria alguns tutoriais ou exemplos parecidos com o meu sistema ou exemplos de eu possa usar como base para iniciar o meu desenvolvimento em JME, tipo tutoriais ?
Pq nao deixam o Palm morrer ? Mania de ficar ainda querendo desenvolver para uma tecnologia que já está ultrapassada…
Não sei se a pessoa não percebe os custos e difuculdades maiores que terá ao tentar usar o Palm frente a tecnologias mais recentes.
Então, a todos que lerem este post, fica a dica para buscarem alternativas no mundo SmarthPhone ou Handheld, com S.O. Windows Mobile, e cuja linguagem seja C# com o .Net Compact Framework. Estamos falando de tecnologia atual, com suporte atual, acessível e custo de desenvolvimento menor, dado que quem programa para C#, a curva de aprendizado é menor para ir do desktop ao mobile, já quem ainda bate a cabeça e insiste com Palm, terá que aprender toda uma linguagem nova e ferramental novo, específico para este caso. Depois ainda por cima vai esbarrar em N dúvidas e vir pedir arrego justamente aqui num fórum de Java, como vários já fizeram, tipo:
“Não estou conseguindo abrir meu .pdb, o que pode ser ?” Hahah…tenho pena destes, estão pagando o preço de não terem pesquisado sobre o que o mercado oferece ATUALMENTE.Enfim, passarinho que come pedra sabe o c* que tem…
O palm é requisito do cliente? Se for não interessa se a tecnologia deve ser atual ou não, pois se não fizer para palm o cliente vai embora e você perde o projeto.
Gente me desculpe eu quiz dizer PDA. Desculpem c me espressei mal, mas a idéia é desenvolver um aplicativo com tecnologia atual msm, utilizando os PDAs que estão no mercado atual.
Depende das regras de negócios definidas entre você e o cliente.
Você deve analisar as ferramentas que cada tecnologia lhe oferece para resolver as regras definidas, e escolher a que for melhor para sua empresa.
Em relação a evolução, acredito que o Android está chegando forte.
Eu arriscaria desenvolver para Android!
Foi uma pena a Palm descontinuar, se não me engano ela foi vendida correto?
Eu trabalhei com uma linguagem chamda HB++ para rodar em Palm Os e achei ela fantástica. Fácil e rápido seu desenvolvimento.
Estou largando ela, para aprender j2me.
E essa semana fiz uma calculadora para um NOkia 1680. hehe
Achei fantástico tbm.
SmartPhones com Windows Mobile ainda são bastante caros, e o desenvolvimento tbm não é barato.
Os argumentos que o boone colocou a favor do Android são mais do que suficientes.
Claro que isso depende do cliente. Se o cliente já escolheu o dispositivo, ai você tem que se encaixar no que ele quer. Se tiver a oportunidade de indicar o aparelho, cairia pro Android.
Eu frisei Smartphone de PDA para ficar bem claro que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Mesmo Smarthphone com Windows Mobile tende a ser mais barato que PDA com Windows Mobile.
Lógico, toda regra há excessão.
O que faz o Smartphone ser mais barato é a sua penetração maior no mercado, a escala de produção,etc, coisa que os PDAs perdem, afinal, quem vai querer um equipamento que não faz ligação ?
Tudo bem que tem Wi-fi, bluetooth, mas perde nesta questão de telefonia…