Interface independente do tema do celular

Bom dia galera,

estou desenvolvendo juntamente com um grupo de amigos uma aplicação para celulares.

De início desenvolvi uma interface de usuario bacana no NetBeans, mas ao passar para o meu celular notei o seguinte, a interface é moldada de acordo com o tema do celular, estando susceptível a tamanhos de fonte, tipo, cores e outros aspectos ligados ao tema do celular.

Gostaria de saber então como posso desenvolver uma interface de usuario que seja independente do tema?tendo um fundo, fonte, tudo próprio?

Valeu!!!

você pode dar uma olhada no lwuit.

Tem uma interface bem bonitinha, porém os celulares necessitam ter um “pouco” a mais de recursos computacional… :wink:

O que é exatamente lwuit? no caso seria uma framework ou
coisa assim?

Demorei pra responder… Masss…
É uma biblioteca que auxiliana criação de interfaces mais ricas para j2me.
Tem temas, transicoes entre escreens, e vários outros componentes que o j2me padrão não oferece.

https://lwuit.dev.java.net/

Possui vários tutoriais videos na internet.
No site da devmedia possui muita coisa sobre tambem. Se você for um assinante pode te ajudar muito…

:smiley:

Você utilizou form certo?

Dependendo do celular a interface não fica muito bacana mesmo. No Blackberry 9000 e alguns outros aparelhos o aplicativo não fica ruim porque ele fica com o fundo branco, semelhante ao emulador padrão da Sun.
Já em aparelhos como o k550, w610, w810 e outros fica ruim pois ele usa o tema do celular.

O que eu posso dizer para você seria usar Canvas, só que você irá perder uma série de facilidades do form e terá que se preocupar com algumas outras. Não sei qual é o tamanho da sua aplicação nem o aparelho que está sendo usado, mas vou dar um exemplo: Muitas imagens pode ser uma dor de cabeça, pois pode deixar a aplicação muito carregada e em mobile não temos muito recurso de hardware, para fazer o porting para outros aparelho você terá que fazer muitas modificações, etc…

O lado positivo será que você pode controlar cada pixel, mas tudo tem seu lado bom e seu lado ruim.

Segue tutorial de canvas

http://today.java.net/pub/a/today/2005/05/03/midletUI.html?page=4

é apenas um exemplo, veja se é o que você procura mesmo

Acho que é isso