Interface independente do tema do celular

4 respostas
B

Bom dia galera,

estou desenvolvendo juntamente com um grupo de amigos uma aplicação para celulares.

De início desenvolvi uma interface de usuario bacana no NetBeans, mas ao passar para o meu celular notei o seguinte, a interface é moldada de acordo com o tema do celular, estando susceptível a tamanhos de fonte, tipo, cores e outros aspectos ligados ao tema do celular.

Gostaria de saber então como posso desenvolver uma interface de usuario que seja independente do tema?tendo um fundo, fonte, tudo próprio?

Valeu!!!

4 Respostas

ownlux

você pode dar uma olhada no lwuit.

Tem uma interface bem bonitinha, porém os celulares necessitam ter um “pouco” a mais de recursos computacional… :wink:

B

O que é exatamente lwuit? no caso seria uma framework ou
coisa assim?

ownlux

Demorei pra responder… Masss…
É uma biblioteca que auxiliana criação de interfaces mais ricas para j2me.
Tem temas, transicoes entre escreens, e vários outros componentes que o j2me padrão não oferece.

https://lwuit.dev.java.net/

Possui vários tutoriais videos na internet.
No site da devmedia possui muita coisa sobre tambem. Se você for um assinante pode te ajudar muito…

:smiley:

Vinci

Você utilizou form certo?

Dependendo do celular a interface não fica muito bacana mesmo. No Blackberry 9000 e alguns outros aparelhos o aplicativo não fica ruim porque ele fica com o fundo branco, semelhante ao emulador padrão da Sun.
Já em aparelhos como o k550, w610, w810 e outros fica ruim pois ele usa o tema do celular.

O que eu posso dizer para você seria usar Canvas, só que você irá perder uma série de facilidades do form e terá que se preocupar com algumas outras. Não sei qual é o tamanho da sua aplicação nem o aparelho que está sendo usado, mas vou dar um exemplo: Muitas imagens pode ser uma dor de cabeça, pois pode deixar a aplicação muito carregada e em mobile não temos muito recurso de hardware, para fazer o porting para outros aparelho você terá que fazer muitas modificações, etc…

O lado positivo será que você pode controlar cada pixel, mas tudo tem seu lado bom e seu lado ruim.

Segue tutorial de canvas

http://today.java.net/pub/a/today/2005/05/03/midletUI.html?page=4

é apenas um exemplo, veja se é o que você procura mesmo

Acho que é isso

Criado 30 de maio de 2009
Ultima resposta 2 de jun. de 2009
Respostas 4
Participantes 3