J2ME 3586 e 2280

5 respostas
T

Finalmente, apos quase dois meses de ter comprado o cabo de dados para o Nokia no Ebay ele chegou. Nota zero para a Nokia do Brasil, que nao se deu ao trabalho de responder meus chamados pelo site, onde perguntava onde poderia adquirir o cabo. Os devices que possuo nao suportam OTA, precisando do cabo para instalar applicativos.
Usei dois celulares disponiveis para teste, o Nokia 2280 e o 3586. O primeiro eh P&B e o segundo eh colorido. Primeiro mais uma nota zero a Nokia. O software disponivel, o PC-Suite eh simplesmente um lixo. Muito limitado. Ao menos existe uma outra empresa fazendo um software para a mesma finalidade, o Oxygen. Realmente eh muito bom esse software, salvou a patria, entretanto o suporte ao 2280 nao existe e ao 3586 eh limitado. Mesmo limitado da um banho no Nokia PCSuite.
Agora aos testes, primeiro o 2280. O midlet nao pode passar de 32k. Ou seja, nao pude instalar jogos muito complexos, tive que me contentar com uns solitarios, pacmans e afins. Outro problema serissimo eh o dithering de cores. Eh muito ruim. Simplesmente nao da para jogar alguns jogos, os oponentes nao aparecem. Na verdade eh um tanto culpa dos desenvolvedores, que nao se deram ao trabalho de testar em devices nao coloridos. Quanto a jogabilidade, realmente eh muito boa.
O 3586 realmente eh um device interessante. Ele permite a instalacao de Midlets ate 64k. As cores sao muito vivas, mas os graficos assim nao sao aquela maravilha. Realmente nao da para querer comparar com Gameboy’s e afins esse modelo. A jogabilidade eh boa, mas o teclado deixa um pouco a desejar. Pude testar jogos como Splinter Cell, Prince of Persia, Rayman 3, Miki’s World e Fifa 2004. Achei o scroll muito bom, o que era esperado para uma resolucao tao pequena. Ocorreram alguns erros nos aplicativos, nao sei o por que. O Prince of persia da pau em toda a passagem de fase, mas ao retornar com o continue o jogo estava na fase nova. O Rayman 3 tb nao passa para a segunda fase. O Splinter Cell nao teve nenhum problema desse tipo, pude chegar a ultima fase sem problemas. Como o 3586 existe somente no Brasil, procurei jogos usando como referencia o device 3510, da mesma linha, com as mesmas caracteristicas ( acho que eh uma versao europeia, com TDMA).
Uma outra coisa interessante do Oxygen , que comentei acima, eh a capacidade de copiar a base RMS dos aplicativos. Eh possivel exportar/importar essa base. O software da Nokia nao faz isso. Na verdade soh estou usando o software da nokia para carregar ringtones, pois o oxygen nao o faz no 3586. No 2280 nem o da propria nokia consegue carregar :). Alem disso o Oxygen sincroniza agenda, Contatos e , pasmem, chamadas realizadas/recebidas. Ele possui suporte a sincronizacao de SMS, tambem nao disponivel no meu modelo, heheheh.
Se alguem desejar mais informacoes de J2ME nesses modelos, pode entrar em contato.

5 Respostas

P

Olá tanque,

No momento acabo de receber um 2280 para uso.
Gostaria de saber onde você viu que o tamanho da midlet não pode ultrapassar 32k.
E o tamanho máximo de um recordstore, vc tem idéia ?

Se isto for verdade vou ter que dar uma boa enxugada na aplicação pois ela do jeito que está (10 % feita, talvez) já beira 10k !
E isto porquê hoje tirei uma imagem do form principal justamente para dar uma aliviada no tamanho da aplicação por causa da cobrança que é feita em cima do tráfego gerado (tarifação). Quanto menos bytes, menos gasto.

Nunca tinha ouvido falar do Oxygen, mas vou dar uma olhada.

Instalei algumas midlets no 2280, tipo JBenchmark, Asteroids e outros e aparentemente está tudo certo.

A Nokia Brasil está pouco se importando com os desenvolvedores.
Já não é de hoje que vejo gente como eu, a deriva, buscando auxilio em qualquer outro lugar que não esta fabricante.
A que ponto chegamos !

Agora veja o caso da Nextel. Ela não fabrica, mas como operadora tem dado um bom suporte e divulgação a tecnologia e cada vez mais abocanhando os clientes corporativos.

Veja este exemplo:
http://www.nextel.com.br/w_mapa_rotas_br.htm
É ou não é legal que já se tenha algo desta maturidade aqui no Brasil ?

T

Nao vi em lugar nenhum. Soh existe informacoes desencontradas. Eh realmente um absurdo o suporte dos fabricantes.
Cheguei essa conclusao testando, que eh a unica forma que confio mesmo. Fui botanto midlets de 20,25, 29, ai botei um 38 e nao foi, fui diminuindo, e cheguei a conclusao que o limite eh 32 k .

Quanto ao seu problema, sugiro que desde ja use obfuscuradores de codigo, que diminuem sensivelmente o tamanho da aplicacao, e case seja necessario, quebre sua aplicacao em duas. Nada impede que tenha mais de uma aplicacao com 32k, respeitando o limite total.

Quanto ao RMS, teriamos que fazer uma aplicacaozinha de teste…

P

Ontem, antes desta sua resposta ter vindo, eu já tinha iniciado por conta própria o teste da instalação conforme vc citou…tb cheguei a mesma conclusão, o tamanho máximo é 32Kb.

Quanto ao Oxygen, vc conhece algo free ? Pois ele é pago…

Realmente não estão usando o obfuscator pois como é uma etapa opcional e realizo execuções seguidas do meu script Ant, quero que ele seja rápido e portanto preferi só deixar as etapas que eram necessárias.
Vou usá-lo sim e outra decisão que tomei foi que devido ao prazo que tenho para concluir, vou partir para uma programação menos elegante do que a que eu tinha, que usava design patterns, tudo, objetivando reduzir o código da aplicação, já que do jeito que está hoje tenho 10Kb e não tenho quase nada, portanto se eu quiser deslanchar, vou ter que nesta primeira versão, não querer ser tão perfeccionista e optar pelo código enxuto e direto.

Quanto a uma midlet chamar outra, como faz isto ?
Elas devem estar na mesma midlet-suite ?

valeu !

T

Nao tem como uma midlet chamar outra, pelo menos que eu saiba, o que sugeri, no pior caso eh realmente particionar o programa em dois, por exemplo, uma aplicacao para cuidar do controle de estoque, outra para cuidar das faturas, tudo em midlets separados.
Quanto a sua ideia de abandonar design patterns, bem ,isso eh uma decisao sua, mas no meu caso, design patterns tendem a diminuir trabalho e codigo, devido sua reusabilidade, mas se realmente para ti sendo uma pedra no sapato, abandona.
Desconhece outro programa para gerenciar cellulares, fora esse oxygen e o da propria Nokia.

P

beleza, entendi.

obrigado pelas dicas.

valeu !

Criado 26 de janeiro de 2004
Ultima resposta 27 de jan. de 2004
Respostas 5
Participantes 2