J2ME Acessando banco de dados ou WebService

Boa tarde senhores.

Preciso desenvolver uma aplicação J2ME que acessa um banco de dados ou um WebService.

Gostaria de saber qual seria o melhor profile para desenvolver essa solução, devo usar CLDC + MIDP ou PP + CDC ?

Desde já muito obrigado.

[quote=ronildobraga]Boa tarde senhores.

Preciso desenvolver uma aplicação J2ME que acessa um banco de dados ou um WebService.

Gostaria de saber qual seria o melhor profile para desenvolver essa solução, devo usar CLDC + MIDP ou PP + CDC ?

Desde já muito obrigado.[/quote]

Como vc não deu mais detalhes fica bem difícel dizer o que é apropriado.

Então vou dar o primeiro chute:

Se vc tem grana para comprar um equipamento bom, vá de PP + CDC, senão vá de MIDP.

[quote=boone][quote=ronildobraga]Boa tarde senhores.

Como vc não deu mais detalhes fica bem difícel dizer o que é apropriado.

Então vou dar o primeiro chute:

Se vc tem grana para comprar um equipamento bom, vá de PP + CDC, senão vá de MIDP.[/quote]

O que eu preciso fazer:
1)Acessar uma tabela de clientes no banco de dados através de uma rede wifi
2)Desenvolver uma interface aonde o usuário pode alterar os nomes dos clientes
3)Atualizar as informações no banco de dados assim que o cliente apertar em ok.

Eu imaginei que a única solução era usar PP + CDC, pois o livro que comprei fala que essa configuração possui mais recursos e parece que vou precisar, mas o restante do livro só fala sobre CLDC + MIDP e eu achei muitos artigos na internet que aborda o uso de CLDC, e a maioria dos celulares só tem CLDC + MIDP

Portanto ainda permaneço na duvida, vou ter problemas de compatibilidade usando PP + CDC ? ou consigo fazer essa aplicação usando CLDC + MIDP ?

[quote=ronildobraga]
O que eu preciso fazer:
1)Acessar uma tabela de clientes no banco de dados através de uma rede wifi
2)Desenvolver uma interface aonde o usuário pode alterar os nomes dos clientes
3)Atualizar as informações no banco de dados assim que o cliente apertar em ok.

Eu imaginei que a única solução era usar PP + CDC, pois o livro que comprei fala que essa configuração possui mais recursos e parece que vou precisar, mas o restante do livro só fala sobre CLDC + MIDP e eu achei muitos artigos na internet que aborda o uso de CLDC, e a maioria dos celulares só tem CLDC + MIDP

Portanto ainda permaneço na duvida, vou ter problemas de compatibilidade usando PP + CDC ? ou consigo fazer essa aplicação usando CLDC + MIDP ?[/quote]

A questão agora é o que é mais apropriado.
:?:open_mouth: cara vai ter que digitar os nomes em um teclado númerico do celular (credo!) ou pode ter o conforto de um teclado de um PDA ?
Sua aplicação é perfeitamente possível nos dois profiles, mas se eu fosse pensar no conforto de quem vai utilizar, pensaria em desenvolver para PDA, pois além de uma tela grande, eu poderia disponibilizar uma teclado na tecla touchscreen para ser usado com uma caneta.

Quanto ao WiFi eu nunca usei em um celular com este suporte, como o N95, mas creio que tanto se usasse o cel como o PDA, funcionaria normalmente.

[quote=boone]
:?:open_mouth: cara vai ter que digitar os nomes em um teclado númerico do celular (credo!) ou pode ter o conforto de um teclado de um PDA ?
Sua aplicação é perfeitamente possível nos dois profiles, mas se eu fosse pensar no conforto de quem vai utilizar, pensaria em desenvolver para PDA, pois além de uma tela grande, eu poderia disponibilizar uma teclado na tecla touchscreen para ser usado com uma caneta.

Quanto ao WiFi eu nunca usei em um celular com este suporte, como o N95, mas creio que tanto se usasse o cel como o PDA, funcionaria normalmente.[/quote]

Ok, primeira parte resolvida, eu compartilho da mesma opinião e prefiro PP + CDC.

Por favor, pode me orientar dizendo quais são as empresas que oferecem melhor custo beneficio vendendo PDAs para essa esta necessidade. Lembramos que não é necessário ter camera, muito menos um bom design, e etc. Precisamos apenas de um PDA com uma boa tela, tenha acesso a uma rede Wifi e um bom processador.

Como já é muito bem conhecido, eu dei uma olhada nos PDAs da Palm, mais especificamente este aqui:
http://lojapalm.submarino.com.br/detail/index.site?pid=21248221

Desde já muito obrigado.

[quote=ronildobraga][quote=boone]

Quanto ao WiFi eu nunca usei em um celular com este suporte, como o N95, mas creio que tanto se usasse o cel como o PDA, funcionaria normalmente.[/quote]

Ok, primeira parte resolvida, eu compartilho da mesma opinião e prefiro PP + CDC.

Por favor, pode me orientar dizendo quais são as empresas que oferecem melhor custo beneficio vendendo PDAs para essa esta necessidade. Lembramos que não é necessário ter camera, muito menos um bom design, e etc. Precisamos apenas de um PDA com uma boa tela, tenha acesso a uma rede Wifi e um bom processador.

Como já é muito bem conhecido, eu dei uma olhada nos PDAs da Palm, mais especificamente este aqui:
http://lojapalm.submarino.com.br/detail/index.site?pid=21248221

Desculpa cara, mas não posso mais te ajudar por uma questão até de filosofia.
Acho que Java para PDA não vira, ainda mais sendo Palm, algo já morto.

[quote=boone]Desculpa cara, mas não posso mais te ajudar por uma questão até de filosofia.
[/quote]

Qual seria a sua filosofia… qual a melhor abordagem para desenvolver uma aplicação do genero ?

[quote=ronildobraga][quote=boone]Desculpa cara, mas não posso mais te ajudar por uma questão até de filosofia.
[/quote]

Qual seria a sua filosofia… qual a melhor abordagem para desenvolver uma aplicação do genero ?[/quote]

Já programei para PDA usando VB.

Se eu fosse começar algo hoje em dia iria de Superwaba ou .Net Compact Framework.

O Superwaba é uma solução proprietária, eu liguei lá… custa R$ 24,00 para instalar o VM deles em um dispositivo movel.
Eu estou optando pelo .Net Compact Framework, confesso que isso me frusta um pouco, adotar uma solução microsoft.

Como pode perceber, meus conhecimentos sobre desenvolvimento para dispositivos moveis é bem limitado, eu imaginava que a Sun tinha uma fatia maior nesse mercado, mas como muitos PDAs estão rodando o Windows CE parace que ficou mais facil usar as ferramentas da Microsoft. Estou correto ?