Estou iniciando estudos/testes com J2ME e preciso esclarecer e aprender algumas coisas. Podem colaborar?
Dispositivos com Symbian OS já vem com suporte nativo a Java. Sim ou não?
É viável realizar projetos com J2ME para Pocket PC’s e SmartPhones que usam plataforma WinCE, Windows Mobile, Windows Pocket Pc? Algum de vcs realizou testes de performance? E como fica a qualidade da interface gráfica com o usuário?
Como fica a “luta” na pergunta 2 acima, comparando com desenvolvimento em .NET Compact Framework? O desempenho do .NET é muito superior?
Temos algum SGBD para trabalhar com J2ME nestas plataformas (Win e Symbian)?
Li algumas coisas sobre RMS (Record Management System)… é a única opção para manipulação de dados usando J2ME?
Já implementaram alguma aplicação que importe dados de algum BD ou arquivo texto, enfim, dados externos?
Nos diversos tipos de dispositivos presentes hoje no mercado, ainda que aceitem Java, os aplicativos apresentarão comportamentos diferentes em relação a visualização (tamanhos de display variados) e performance, certo? Como vcs estão tratando a portabilidade? (ou perdemos completamente este diferencial?)
Alguém já desenvolveu para equipamentos que utilizam plataforma Symbian S60? ( http://www.s60.com/life/s60phones/browseDevices.do ) Qual configuração de ambiente de desenvolvimento vcs utilizam (free)? Que tipo de aplicações já foram desenvolvidas por vcs? (jogos, aplicações comerciais, etc)
Bem, são muitas perguntas… Acredito que muitos de vocês passaram por estas mesmas dúvidas quando iniciaram…
Tenho procurado e lido bastante material (maior parte ainda só encontrada em inglês) mas novas dúvidas vão aparecendo.
já trabalhei em uma empresa que trabalhava somente com dispositivos móveis.
vamos as respostas:
1 - Sim
2 - Nunca fiz o teste, mas na empresa onde trabalhei todos os projetos para pocket Pcs eram em .NET
3 - Acredito que ambos disputam em pé de igualdade, porém nunca testei a VM do java no Pocket.
4 - Até existem, mas são pagos, nos pockets pode usar o SQL Server
5- Respondida na pergunta acima
6- Sim, implementei várias aplicações que faziam isto, o desempenho não é muito ruim, mas o parser de XML é um pouco lento.
7 - Sim, possuo um S60 (Nokia 6600), para desenvolver para aplicativos móveis, a melhor plataforma que encontrei foi o NetBeans com mobility pack. A propria Nokia disponibiliza alguns emuladores free destes celulares, dá uma procurada no site dela.
Desenvolvi várias aplicações comerciais, inclusive uma do Habbib’s (Garçon eletronico) em J2ME para celulares, o mesmo programa tbm existe em .NET e C++ para Pocket e Palm respectivamente.
acho q é soh isso, se precisar de algumas dicas, principalmente sobre performance, é soh me comunicar, ok?
Eu tinha acabado de baixar justamente o NetBeans, o Mobility Pack, o JDK, alguns tutoriais iniciais com exemplos simples e o SDK para plataforma S60 da Nokia nos últimos 2 dias. Falta instalar e configurar tudo isso mas parece que não há grandes dificuldades (assim espero!).
Cheguei a fazer algumas coisas com .NET e SQL Server CE 2.0 no ambiente WinCE mas ainda nada com J2ME. Falando nisso, é possível acessar o SQL Server CE 2.0 (ou Mobile) através do J2ME ou não existe suporte?
Mais perguntas!
Existe algum SGBD free que rode em Symbian, mesmo que não acessível via J2ME?
Como vc tratou a parte de dados na sua aplicação do Habbib’s para celulares… RMS? É muito diferente a utilização em relação aos SGBD’s com SQL, tabelas, chaves e relacionamentos? E para quais modelos de celulares foi testada?
Valeu!
Se alguém tiver material, dicas, sugestões e exemplos para indicar e/ou quiser compartilhar seus testes e experiências será muito útil!
já trabalhei em uma empresa que trabalhava somente com dispositivos móveis.
vamos as respostas:
1 - Sim
2 - Nunca fiz o teste, mas na empresa onde trabalhei todos os projetos para pocket Pcs eram em .NET
3 - Acredito que ambos disputam em pé de igualdade, porém nunca testei a VM do java no Pocket.
4 - Até existem, mas são pagos, nos pockets pode usar o SQL Server
5- Respondida na pergunta acima
6- Sim, implementei várias aplicações que faziam isto, o desempenho não é muito ruim, mas o parser de XML é um pouco lento.
7 - Sim, possuo um S60 (Nokia 6600), para desenvolver para aplicativos móveis, a melhor plataforma que encontrei foi o NetBeans com mobility pack. A propria Nokia disponibiliza alguns emuladores free destes celulares, dá uma procurada no site dela.
Desenvolvi várias aplicações comerciais, inclusive uma do Habbib’s (Garçon eletronico) em J2ME para celulares, o mesmo programa tbm existe em .NET e C++ para Pocket e Palm respectivamente.
acho q é soh isso, se precisar de algumas dicas, principalmente sobre performance, é soh me comunicar, ok?
flws.[/quote]
Rafa,
Estou precisando implementar em minha aplicação, a questão número 6 do nosso amigo Renato. Preciso importar/exportar dados para/de um bd mysql usando XML. Será que você pode me ajudar???
Obrigado.
Eu faço importação de banco de dados para o celular usando Servlets. Bom não é bem servlet pois eu utilizo o mentawai mas a idéia de importação é a mesma.
Para gravar os dados no celular eu uso o RMS com a ajuda do [ur=http://floggy.sf.netl]FLOGGY[/url]. Para quem não conheçe o floggy é um framework que abstrai toda a complexidade de o programador salvar no RMS.
[quote=fabianofrizzo]Vou tentar responder algumas perguntas.
Bom responde a duvida do Ale_Doctor, Leandro-SP.
Eu faço importação de banco de dados para o celular usando Servlets. Bom não é bem servlet pois eu utilizo o mentawai mas a idéia de importação é a mesma.
Para gravar os dados no celular eu uso o RMS com a ajuda do [ur=http://floggy.sf.netl]FLOGGY[/url]. Para quem não conheçe o floggy é um framework que abstrai toda a complexidade de o programador salvar no RMS.
Qualquer duvida estou a disposição.[/quote]
Ok Fabianofrizzo dei uma lida na idéia do mentawai e achei interessante vou ler melhor, valeu pela dica!!
abraços
Estou iniciando estudos/testes com J2ME e preciso esclarecer e aprender algumas coisas. Podem colaborar?
Dispositivos com Symbian OS já vem com suporte nativo a Java. Sim ou não?
[/quote]
Normalmente sim…
Embora nunca tenha desenvolvido, pelos tropeços que vejo um monte de gente passando para desenvolver, vejo que não é apropriado para estes sistemas. O lugar mesmo do J2ME é no celular e ponto !
Se hoje eu fosse escolher desenvolver eu escolheria .NET.Acho que nesta parte não tem como ganhar da MS.
Não conheço.
Também tem a File Connection API.
Não, mas usando a File Connection é possível.
Se vc quer rodar a sua aplicação em múltiplos celulares, ou gera vários JARs diferentes ou trata isto no código só usando as características presentes.
Quando eu desenvolver, vai ser em C++, para aproveitar tudo que este excelente SO tem para oferecer…não vou mais ficar preso pela sandbox…
Nem tanto quanto vc mas te entendo…
Ainda bem que os “ingleses” produzem conteúdo né. “Nóis” tava ferrado se eles não fizessem isto porquê normalmente brasileiro tem preguiça de produzir e só quer chupinhar né…
Mas nossa área é assim mesmo…saber inglês é fundamental. Esperar conteúdo em português é empacar na carreira, no desenvolvimento como profissional…
Dica 1: Entre em todos os tópicos que aparecerem por aqui. Isto permitirá que vc conheça os mais variados problemas e algumas soluções. Mesmo que vc nunca passe por eles, é bom saber que as coisas estão relacionadas entre si e pode ajudar em outras áreas futuramente.
Dica 2: O botão de Busca do fórum é teu amigo. Muita coisa já foi respondida e portanto quando tiver dúvida, pergunte a ele e se não encontrar abra um post.